Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários.

A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de covid-19 e está com os cofres vazios. Sem dinheiro para pagar salários, o futuro da empresa depende de ajudas estatais ou então um maior endividamento, escreve o jornal Público.

A operadora ferroviária manteve a sua atividade com quebras de receitas que ultrapassaram em muito a redução da oferta. A CP reduziu, em média, a sua operação para 75% do habitual, mas a procura ficou abaixo dos 10%.

Ainda de acordo com o Público, a falência técnica da CP é um facto consumado e em maio teve que optar por pagar aos trabalhadores em detrimento dos fornecedores. Em abril, teve de recorrer aos resultados da conta de gerência de 2019.

Da mesma maneira que se fala de um financiamento para a TAP, administração e sindicatos pedem agora o mesmo para a CP. O Governo quer aumentar a dívida da CP, mas a empresa pretende obter ajudas estatais, que são autorizadas por Bruxelas.

O problema é que a operadora ferroviária está numa espécie de limbo. O contrato de serviço público, assinado em novembro, deveria ter entrado em vigor a 1 de janeiro. No entanto, acabou por não acontecer já que ficou parado no Tribunal de Contas devido a algumas dúvidas por esclarecer.

Assim, enquanto empresa pública, a CP não pode receber ajudas do Estado, uma vez que isso viola os princípios da livre concorrência. Todavia, o contrato, que previa que a CP recebesse cerca de 90 milhões de euros em 2020, ainda não entrou em vigor.

Face a isto, o Governo prefere o aumento da dívida da empresa, que já conta com 2,1 mil milhões de euros de endividamento. Porém, a Comissão Europeia admitiu uma excecionalidade que autoriza os estados-membros a ajudar os seus caminhos-de-ferro.

“Os Estados-Membros podem compensar as empresas por danos causados ​​pela crise do COVID-19, nomeadamente receitas perdidas, desde que notifiquem a Comissão sobre a medida de apoio prevista, fazendo prova adequada do dano sofrido, bem como da causalidade direta entre a ocorrência excecional e os danos provocados”, lê-se num documento da CE ao qual o Público teve acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …