Covid volta ao Porto Santo com surto ligado a turista (deixando Marcelo em alerta e Jorge Gabriel em quarentena)

Mário Cruz / Lusa

Quatro meses depois, a ilha de Porto Santo, na Madeira, volta a ter um surto de covid-19 que terá sido provocado por uma turista portuguesa que chegou de Lisboa. A mulher e a filha do apresentador Jorge Gabriel estão infectadas e ele está de quarentena. Marcelo Rebelo de Sousa também está em alerta.

A turista que já deu positivo para a covid-19 é uma amiga de Jorge Gabriel, apresentador da RTP1 que se encontra em quarentena em Lisboa, depois de ter regressados das férias em Porto Santo.

Ele informou os seguidores do Instagram que fez um primeiro teste que deu negativo, mas está em isolamento profiláctico.

Entretanto, a mulher e a filha de Jorge Gabriel já testaram positivo para a infecção, como apurou o Correio da Manhã (CM). Elas também estiveram de férias com o apresentador em Porto Santo.

“Estão bem e assintomáticas”, aponta Jorge Gabriel em declarações ao CM.

Durante a passagem por Porto Santo, Jorge Gabriel contactou com várias pessoas, nomeadamente com o Presidente da República. Há imagens que os mostram a conversar no dia 7 de Agosto, com Marcelo Rebelo de Sousa de máscara e o apresentador sem estar a usar este equipamento de protecção.

Marcelo informou o CM de que fez testes de diagnóstico nos dias 11 e 14 de Agosto que deram negativo. O Presidente da República refere que nesta quinta-feira vai fazer novos exames, realçando ainda que faz testes todas as semanas.

Em Porto Santo, Jorge Gabriel contactou também com o apresentador Pedro Fernandes e com a estilista Fátima Lopes, entre outras pessoas, durante um torneio de golfe.

Depois de regressar a Lisboa, esteve no programa “Jardins Históricos” da RTP1 com as apresentadoras Vanessa Oliveira e Catarina Camacho, e ainda terá feito uma “refeição num centro comercial de Lisboa”, como nota o CM.

Num vídeo partilhado no seu perfil do Instagram, Jorge Gabriel refere que está “óptimo” e “sem problema algum”.

“Estou em casa nas próximas duas semanas pelo facto de o teste não dar uma resposta 100% real aos dias anteriores que eu vivi”, aponta ainda o apresentador da RTP1.

View this post on Instagram

covid 19

A post shared by Jorge Gabriel (@jorgegabrielpt) on

Mais 3 casos positivos numa mesma família

Porto Santo estava sem casos activos desde 26 de Abril. Agora estará de novo às voltas com um surto com ligações à turista proveniente de Lisboa.

O Público refere que “pelo menos três pessoas que estiveram em contacto próximo com a turista continental tiveram esta terça-feira resultado positivo”. O jornal nota que “pertencem à mesma família” e que “estão em isolamento em casa”.

A autoridade regional de saúde adianta que “a investigação epidemiológica desta cadeia de transmissão já permitiu identificar 17 contactos no concelho do Porto Santo”.

Além dos 3 casos positivos confirmados, houve oito em que os resultados deram negativos e outros seis ainda aguardam os resultados das análises efectuadas.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que a situação “está controlada” e que “não existe nenhuma cadeia de transmissão” em Porto Santo.

“Quero acalmar as pessoas: a situação está controlada, é uma situação que pode surgir porque o período de incubação do vírus é de 12 a 14 dias”, aponta o governante, garantindo que “todos os casos detectados até agora são importados”.

Miguel Albuquerque explica ainda que a turista infectada “entrou no dia 5 de Agosto” na Madeira, tendo apresentado um teste negativo para a covid-19 aquando do desembarque.

No dia 7 de Agosto, a cidadã foi de barco para o Porto Santo, onde “esteve alguns dias” hospedada num alojamento privado, nota ainda o governante.

“A 17 de agosto [12 dias depois] teve sintomas [febre e dores no corpo] e, quando regressou a Lisboa, foi detectado que estava infectada”, revela ainda Albuquerque.

“Neste momento, as principais pessoas, 14 [com quem contactou na ilha], os serviços regionais de saúde no Porto Santo já testaram a maioria, estão com testes negativos”, assegura também o presidente do executivo insular, complementando que “estão a ser seguidas e algumas estão com medidas profiláticas de isolamento“.

Destas pessoas que estão em quarentena, três encontram-se no continente e 11 no Porto Santo.

O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) indica que a Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas e assinalou 11 recuperados, reduzindo o número de infecções ativas para 24, num total cumulativo de 142 casos positivos identificados desde Março.

Os três doentes que estavam hospitalizados, um deles nos cuidados intensivos, tiveram também alta na terça-feira.

Em Portugal, morreram 1.805 pessoas das 55.912 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …