Covid volta ao Porto Santo com surto ligado a turista (deixando Marcelo em alerta e Jorge Gabriel em quarentena)

Mário Cruz / Lusa

Quatro meses depois, a ilha de Porto Santo, na Madeira, volta a ter um surto de covid-19 que terá sido provocado por uma turista portuguesa que chegou de Lisboa. A mulher e a filha do apresentador Jorge Gabriel estão infectadas e ele está de quarentena. Marcelo Rebelo de Sousa também está em alerta.

A turista que já deu positivo para a covid-19 é uma amiga de Jorge Gabriel, apresentador da RTP1 que se encontra em quarentena em Lisboa, depois de ter regressados das férias em Porto Santo.

Ele informou os seguidores do Instagram que fez um primeiro teste que deu negativo, mas está em isolamento profiláctico.

Entretanto, a mulher e a filha de Jorge Gabriel já testaram positivo para a infecção, como apurou o Correio da Manhã (CM). Elas também estiveram de férias com o apresentador em Porto Santo.

“Estão bem e assintomáticas”, aponta Jorge Gabriel em declarações ao CM.

Durante a passagem por Porto Santo, Jorge Gabriel contactou com várias pessoas, nomeadamente com o Presidente da República. Há imagens que os mostram a conversar no dia 7 de Agosto, com Marcelo Rebelo de Sousa de máscara e o apresentador sem estar a usar este equipamento de protecção.

Marcelo informou o CM de que fez testes de diagnóstico nos dias 11 e 14 de Agosto que deram negativo. O Presidente da República refere que nesta quinta-feira vai fazer novos exames, realçando ainda que faz testes todas as semanas.

Em Porto Santo, Jorge Gabriel contactou também com o apresentador Pedro Fernandes e com a estilista Fátima Lopes, entre outras pessoas, durante um torneio de golfe.

Depois de regressar a Lisboa, esteve no programa “Jardins Históricos” da RTP1 com as apresentadoras Vanessa Oliveira e Catarina Camacho, e ainda terá feito uma “refeição num centro comercial de Lisboa”, como nota o CM.

Num vídeo partilhado no seu perfil do Instagram, Jorge Gabriel refere que está “óptimo” e “sem problema algum”.

“Estou em casa nas próximas duas semanas pelo facto de o teste não dar uma resposta 100% real aos dias anteriores que eu vivi”, aponta ainda o apresentador da RTP1.

View this post on Instagram

covid 19

A post shared by Jorge Gabriel (@jorgegabrielpt) on

Mais 3 casos positivos numa mesma família

Porto Santo estava sem casos activos desde 26 de Abril. Agora estará de novo às voltas com um surto com ligações à turista proveniente de Lisboa.

O Público refere que “pelo menos três pessoas que estiveram em contacto próximo com a turista continental tiveram esta terça-feira resultado positivo”. O jornal nota que “pertencem à mesma família” e que “estão em isolamento em casa”.

A autoridade regional de saúde adianta que “a investigação epidemiológica desta cadeia de transmissão já permitiu identificar 17 contactos no concelho do Porto Santo”.

Além dos 3 casos positivos confirmados, houve oito em que os resultados deram negativos e outros seis ainda aguardam os resultados das análises efectuadas.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que a situação “está controlada” e que “não existe nenhuma cadeia de transmissão” em Porto Santo.

“Quero acalmar as pessoas: a situação está controlada, é uma situação que pode surgir porque o período de incubação do vírus é de 12 a 14 dias”, aponta o governante, garantindo que “todos os casos detectados até agora são importados”.

Miguel Albuquerque explica ainda que a turista infectada “entrou no dia 5 de Agosto” na Madeira, tendo apresentado um teste negativo para a covid-19 aquando do desembarque.

No dia 7 de Agosto, a cidadã foi de barco para o Porto Santo, onde “esteve alguns dias” hospedada num alojamento privado, nota ainda o governante.

“A 17 de agosto [12 dias depois] teve sintomas [febre e dores no corpo] e, quando regressou a Lisboa, foi detectado que estava infectada”, revela ainda Albuquerque.

“Neste momento, as principais pessoas, 14 [com quem contactou na ilha], os serviços regionais de saúde no Porto Santo já testaram a maioria, estão com testes negativos”, assegura também o presidente do executivo insular, complementando que “estão a ser seguidas e algumas estão com medidas profiláticas de isolamento“.

Destas pessoas que estão em quarentena, três encontram-se no continente e 11 no Porto Santo.

O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) indica que a Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas e assinalou 11 recuperados, reduzindo o número de infecções ativas para 24, num total cumulativo de 142 casos positivos identificados desde Março.

Os três doentes que estavam hospitalizados, um deles nos cuidados intensivos, tiveram também alta na terça-feira.

Em Portugal, morreram 1.805 pessoas das 55.912 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …