Covid volta ao Porto Santo com surto ligado a turista (deixando Marcelo em alerta e Jorge Gabriel em quarentena)

Mário Cruz / Lusa

Quatro meses depois, a ilha de Porto Santo, na Madeira, volta a ter um surto de covid-19 que terá sido provocado por uma turista portuguesa que chegou de Lisboa. A mulher e a filha do apresentador Jorge Gabriel estão infectadas e ele está de quarentena. Marcelo Rebelo de Sousa também está em alerta.

A turista que já deu positivo para a covid-19 é uma amiga de Jorge Gabriel, apresentador da RTP1 que se encontra em quarentena em Lisboa, depois de ter regressados das férias em Porto Santo.

Ele informou os seguidores do Instagram que fez um primeiro teste que deu negativo, mas está em isolamento profiláctico.

Entretanto, a mulher e a filha de Jorge Gabriel já testaram positivo para a infecção, como apurou o Correio da Manhã (CM). Elas também estiveram de férias com o apresentador em Porto Santo.

“Estão bem e assintomáticas”, aponta Jorge Gabriel em declarações ao CM.

Durante a passagem por Porto Santo, Jorge Gabriel contactou com várias pessoas, nomeadamente com o Presidente da República. Há imagens que os mostram a conversar no dia 7 de Agosto, com Marcelo Rebelo de Sousa de máscara e o apresentador sem estar a usar este equipamento de protecção.

Marcelo informou o CM de que fez testes de diagnóstico nos dias 11 e 14 de Agosto que deram negativo. O Presidente da República refere que nesta quinta-feira vai fazer novos exames, realçando ainda que faz testes todas as semanas.

Em Porto Santo, Jorge Gabriel contactou também com o apresentador Pedro Fernandes e com a estilista Fátima Lopes, entre outras pessoas, durante um torneio de golfe.

Depois de regressar a Lisboa, esteve no programa “Jardins Históricos” da RTP1 com as apresentadoras Vanessa Oliveira e Catarina Camacho, e ainda terá feito uma “refeição num centro comercial de Lisboa”, como nota o CM.

Num vídeo partilhado no seu perfil do Instagram, Jorge Gabriel refere que está “óptimo” e “sem problema algum”.

“Estou em casa nas próximas duas semanas pelo facto de o teste não dar uma resposta 100% real aos dias anteriores que eu vivi”, aponta ainda o apresentador da RTP1.

View this post on Instagram

covid 19

A post shared by Jorge Gabriel (@jorgegabrielpt) on

Mais 3 casos positivos numa mesma família

Porto Santo estava sem casos activos desde 26 de Abril. Agora estará de novo às voltas com um surto com ligações à turista proveniente de Lisboa.

O Público refere que “pelo menos três pessoas que estiveram em contacto próximo com a turista continental tiveram esta terça-feira resultado positivo”. O jornal nota que “pertencem à mesma família” e que “estão em isolamento em casa”.

A autoridade regional de saúde adianta que “a investigação epidemiológica desta cadeia de transmissão já permitiu identificar 17 contactos no concelho do Porto Santo”.

Além dos 3 casos positivos confirmados, houve oito em que os resultados deram negativos e outros seis ainda aguardam os resultados das análises efectuadas.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que a situação “está controlada” e que “não existe nenhuma cadeia de transmissão” em Porto Santo.

“Quero acalmar as pessoas: a situação está controlada, é uma situação que pode surgir porque o período de incubação do vírus é de 12 a 14 dias”, aponta o governante, garantindo que “todos os casos detectados até agora são importados”.

Miguel Albuquerque explica ainda que a turista infectada “entrou no dia 5 de Agosto” na Madeira, tendo apresentado um teste negativo para a covid-19 aquando do desembarque.

No dia 7 de Agosto, a cidadã foi de barco para o Porto Santo, onde “esteve alguns dias” hospedada num alojamento privado, nota ainda o governante.

“A 17 de agosto [12 dias depois] teve sintomas [febre e dores no corpo] e, quando regressou a Lisboa, foi detectado que estava infectada”, revela ainda Albuquerque.

“Neste momento, as principais pessoas, 14 [com quem contactou na ilha], os serviços regionais de saúde no Porto Santo já testaram a maioria, estão com testes negativos”, assegura também o presidente do executivo insular, complementando que “estão a ser seguidas e algumas estão com medidas profiláticas de isolamento“.

Destas pessoas que estão em quarentena, três encontram-se no continente e 11 no Porto Santo.

O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) indica que a Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas e assinalou 11 recuperados, reduzindo o número de infecções ativas para 24, num total cumulativo de 142 casos positivos identificados desde Março.

Os três doentes que estavam hospitalizados, um deles nos cuidados intensivos, tiveram também alta na terça-feira.

Em Portugal, morreram 1.805 pessoas das 55.912 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …