Covid-19. Donald Trump declara estado de emergência nacional

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos Estados Unidos decretou, esta sexta-feira, emergência nacional devido à pandemia do novo coronavírus.

“Estou a declarar oficialmente uma emergência nacional, duas grandes palavras”, afirmou Donald Trump, numa conferência de imprensa, acrescentando que esta decisão permite aceder a 50 mil milhões de dólares para combater a pandemia.

De acordo com o semanário Expresso, o estado de emergência permite agilizar a resposta a esta crise. Nos 50 estados serão criados centros para lidar com o coronavírus e ativar planos de contingência.

Esta manhã, na sua conta do Twitter, o Presidente dos EUA já tinha deixado críticas ao Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e ao seu antecessor, Barack Obama.

“Durante décadas, o CDC olhou para o sistema, e estudou-o, mas não fez nada. Seria sempre inadequado e lento para uma pandemia de grande escala, mas esperavam que esta nunca viesse a acontecer. O Presidente Obama fez alterações que só complicaram as coisas.”

“A sua resposta à gripe H1N1 foi um desastre em grande escala, com milhares de mortes, e nada significativo foi feito para resolver o problema, até agora. As mudanças necessárias foram feitas e os testes em grande escala vão começar a ser feitos em breve. Toda a burocracia foi cortada e está tudo pronto para avançar.”

Neste momento, os EUA contam 2030 casos e 41 mortes. Segundo o jornal Público, Trump tem sido alvo de duras críticas pela sua resposta à pandemia. Desde janeiro, foram feitos apenas 11 mil testes, um pouco mais do que os realizados na Coreia do Sul a cada dia.

Entre as medidas anunciadas, esta sexta-feira, destaca-se a permissão para que o estado de Nova Iorque autorize os laboratórios públicos e privados a trabalharem em conjunto para desenvolverem testes.

E ainda a abertura de uma linha telefónica, a funcionar 24 horas por dia, para solucionar problemas de autorização e validação de testes enfrentados pelos laboratórios, adianta o mesmo diário.

De acordo com o Público, a resposta da Administração Trump tem andado atrás das medidas aprovadas por vários estados, nomeadamente o encerramento de escolas e cancelamentos de eventos.

O matutino dá o exemplo de o cancelamento de comícios em dois estados, que a Casa Branca salientou ter sido tomada por “excesso de cautela”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …