Covid-19. Donald Trump declara estado de emergência nacional

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos Estados Unidos decretou, esta sexta-feira, emergência nacional devido à pandemia do novo coronavírus.

“Estou a declarar oficialmente uma emergência nacional, duas grandes palavras”, afirmou Donald Trump, numa conferência de imprensa, acrescentando que esta decisão permite aceder a 50 mil milhões de dólares para combater a pandemia.

De acordo com o semanário Expresso, o estado de emergência permite agilizar a resposta a esta crise. Nos 50 estados serão criados centros para lidar com o coronavírus e ativar planos de contingência.

Esta manhã, na sua conta do Twitter, o Presidente dos EUA já tinha deixado críticas ao Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e ao seu antecessor, Barack Obama.

“Durante décadas, o CDC olhou para o sistema, e estudou-o, mas não fez nada. Seria sempre inadequado e lento para uma pandemia de grande escala, mas esperavam que esta nunca viesse a acontecer. O Presidente Obama fez alterações que só complicaram as coisas.”

“A sua resposta à gripe H1N1 foi um desastre em grande escala, com milhares de mortes, e nada significativo foi feito para resolver o problema, até agora. As mudanças necessárias foram feitas e os testes em grande escala vão começar a ser feitos em breve. Toda a burocracia foi cortada e está tudo pronto para avançar.”

Neste momento, os EUA contam 2030 casos e 41 mortes. Segundo o jornal Público, Trump tem sido alvo de duras críticas pela sua resposta à pandemia. Desde janeiro, foram feitos apenas 11 mil testes, um pouco mais do que os realizados na Coreia do Sul a cada dia.

Entre as medidas anunciadas, esta sexta-feira, destaca-se a permissão para que o estado de Nova Iorque autorize os laboratórios públicos e privados a trabalharem em conjunto para desenvolverem testes.

E ainda a abertura de uma linha telefónica, a funcionar 24 horas por dia, para solucionar problemas de autorização e validação de testes enfrentados pelos laboratórios, adianta o mesmo diário.

De acordo com o Público, a resposta da Administração Trump tem andado atrás das medidas aprovadas por vários estados, nomeadamente o encerramento de escolas e cancelamentos de eventos.

O matutino dá o exemplo de o cancelamento de comícios em dois estados, que a Casa Branca salientou ter sido tomada por “excesso de cautela”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …