Covid-19. Donald Trump declara estado de emergência nacional

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos Estados Unidos decretou, esta sexta-feira, emergência nacional devido à pandemia do novo coronavírus.

“Estou a declarar oficialmente uma emergência nacional, duas grandes palavras”, afirmou Donald Trump, numa conferência de imprensa, acrescentando que esta decisão permite aceder a 50 mil milhões de dólares para combater a pandemia.

De acordo com o semanário Expresso, o estado de emergência permite agilizar a resposta a esta crise. Nos 50 estados serão criados centros para lidar com o coronavírus e ativar planos de contingência.

Esta manhã, na sua conta do Twitter, o Presidente dos EUA já tinha deixado críticas ao Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e ao seu antecessor, Barack Obama.

“Durante décadas, o CDC olhou para o sistema, e estudou-o, mas não fez nada. Seria sempre inadequado e lento para uma pandemia de grande escala, mas esperavam que esta nunca viesse a acontecer. O Presidente Obama fez alterações que só complicaram as coisas.”

“A sua resposta à gripe H1N1 foi um desastre em grande escala, com milhares de mortes, e nada significativo foi feito para resolver o problema, até agora. As mudanças necessárias foram feitas e os testes em grande escala vão começar a ser feitos em breve. Toda a burocracia foi cortada e está tudo pronto para avançar.”

Neste momento, os EUA contam 2030 casos e 41 mortes. Segundo o jornal Público, Trump tem sido alvo de duras críticas pela sua resposta à pandemia. Desde janeiro, foram feitos apenas 11 mil testes, um pouco mais do que os realizados na Coreia do Sul a cada dia.

Entre as medidas anunciadas, esta sexta-feira, destaca-se a permissão para que o estado de Nova Iorque autorize os laboratórios públicos e privados a trabalharem em conjunto para desenvolverem testes.

E ainda a abertura de uma linha telefónica, a funcionar 24 horas por dia, para solucionar problemas de autorização e validação de testes enfrentados pelos laboratórios, adianta o mesmo diário.

De acordo com o Público, a resposta da Administração Trump tem andado atrás das medidas aprovadas por vários estados, nomeadamente o encerramento de escolas e cancelamentos de eventos.

O matutino dá o exemplo de o cancelamento de comícios em dois estados, que a Casa Branca salientou ter sido tomada por “excesso de cautela”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …