Covid-19 foi um alerta para consertar a internet em Itália

Pouco depois de o coronavírus dar os primeiros passos no território italiano, o deputado Massimiliano Capitanio recebeu um telefonema inusitado no seu gabinete em Roma: um pedido de ajuda de um hospital, no norte de Itália.

Segundo o Jornal de Negócios, os administradores do hospital precisavam de conexões à Internet e computadores mais rápidos para lidar com o fluxo de pacientes que iam chegando à unidade de saúde. O deputado, que integra o comité parlamentar de telecomunicações, convocou as companhias telefónicas para uma reunião.

Esta foi uma oportunidade para “consertar” a Internet no país. Agora, o primeiro-ministro Giuseppe Conte tem um plano para impulsionar o investimento através da fusão das duas maiores redes de telefonia fixa do país.

A infraestrutura de Internet é cheia de constragimentos, não só na Itália, como um pouco por toda a Europa. Estas dificuldades no acesso foram expostas nos últimos sete metes com o aumento das internações hospitalares, das atividades de teletrabalho e do comércio eletrónico.

De acordo com o matutino, os governantes tentam agora decidir como intervir, depois de prever que a introdução de redes mais rápidas poderia produzir um benefício anual equivalente a 113 mil milhões de euros.

Na Itália, o veículo de investimento estatal Cassa Depositi e Prestiti pode vir a obter uma fatia significativa da rede nacional unificada e dê à Telecom Italia confiança para acelerar a implementação de conexões de fibra ótica mais rápidas, ao remover a rival Open Fiber.

Este plano põe fim a um princípio do projeto europeu, que defende que mais concorrência leva a melhores serviços. No entanto, esta intenção faz parte de um novo padrão que sugere que a Europa está a diluir os princípios antimonopólio em resposta à expansão liderada pelo governo da China e à agenda America First do presidente Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …