Covid-19 chegou à Casa Branca. Funcionários obrigados a usar máscara na Ala Oeste

Oliver Contreras / POOL / EPA

A pandemia de covid-19 chegou à Casa Branca, depois de uma assessora de Mike Pence ter acusado positivo no teste à covid-19. Alguns membros do grupo de trabalho de resposta à pandemia decidiram ficar em isolamento, outros fizeram saber que continuariam a ir trabalhar.

Mike Pence, que lidera o grupo de trabalho, decidiu isolar-s após o teste positivo da sua porta-voz, Katie Miller. De acordo com a Associated Press, o vice-presidente está voluntariamente a limitar a sua exposição e a trabalhar a partir de casa. Pence foi submetido a testes à covid-19, tendo acusado negativo.

A decisão do vice-presidente acontece depois de três membros do grupo se terem colocado em quarentena após contacto com Miller. Um desses membros é Anthony Fauci, o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), que acusou negativo. Os outros dois são Robert Redfield, diretor dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), e Stephen Hahn, comissário da Food and Drug Administration, a agência federal responsável pela proteção e promoção da saúde pública nos Estados Unidos.

Por outro lado, de acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, funcionários da Casa Branca foram instruídos pelos seus supervisores a continuarem a ir trabalhar.

Além disso, os assessores que viajam com o Presidente norte-americano, Donald Trump, e Pence não irão cumprir a quarentena de 14 dias.

Apesar de Katie Miller ser casada com Stephen Miller, um dos principais conselheiros de Trump, o Presidente já garantiu não estar preocupado e continua a não usar máscara.

“Se os seus próprios funcionários usarem máscaras, isso passa a imagem de uma situação bastante pior e mais perigosa do que ele tem retratado há semanas. E se os seus apoiantes veem esse tipo de imagens, não vão gostar. Na cabeça de Trump, fazê-lo seria uma admissão de culpa. Ele estaria a admitir que esteve errado no início e este é um Presidente que nunca reconhece um erro”, explicou o gestor de relações públicas Russell Schaffer, em declarações ao semanário Expresso.

Máscaras na Ala Oeste

Apesar de Trump não usar máscara, a Casa Branca ordenou esta segunda-feira a todos os funcionários que tenham acesso à Ala Oeste que usem sempre máscaras quando saírem dos respetivos locais de trabalho, norma cuja aplicação não está pensada para o Presidente nem para o vice-presidente.

A medida foi divulgada entre os funcionários através de um documento interno, a que tiveram acesso vários meios de comunicação.

A Ala Oeste é a parte do edifício onde está a residência presidencial, incluindo a Sala Oval, que é o gabinete de trabalho do Presidente, alguma salas de reunião e a sala da imprensa, além do espaço de trabalho dos jornalistas. A maior parte dos funcionários da Casa Branca trabalha fora da Ala Oeste, num edifício cinzento, designado Eisenhower, ao lado da histórica mansão.

A diretiva permite que os funcionários retirem a máscara quando estejam sentados às suas secretárias, sempre que consigam manter uma distância de 1,8 metros em relação a outros, o que nem sempre é possível na compacta Ala Oeste.

Esta segunda-feira, Trump admitiu a possibilidade de vir a limitar os seus contactos com Pence. Interrogado durante uma conferência de imprensa sobre medidas para limitar os seus contactos de maneira preventiva, Trump respondeu: “É uma coisa sobre a qual é provável que falemos, durante este período de quarentena”. Trump assegurou que vai falar com Pence: “Podemos falar ao telefone”.

Trump discute com jornalistas e abandona briefing

O briefing diário de segunda-feira ficou também marcado pela saída tempestiva de Donald Trump após discutir com duas jornalistas, de acordo com o Observador.

O primeiro incidente foi com Weijia Jiang, da CBS, que perguntou a Trump por que motivo está fixado em comparar a capacidade norte-americana de fazer testes à covid com a de outros países. “Essa é uma pergunta que deveria fazer à China. Não me pergunte a mim, pergunte à China.”

Trump chamou Kaitlan Collins, da CNN, enquanto a jornalista americana-asiática da CBS perguntava ao presidente por que motivo lhe estava a responder, a si especificamente, aquilo. “Respondo a quem quer que me faça uma pergunta maldosa dessas”, disse Trump.

Quando a repórter da CNN ia lançar a sua pergunta, Trump interrompeu-a e passou a vez ao jornalista seguinte, argumentando que quando lhe pediu para falar, ela não o fez.

Antes de lançar a sua pergunta, Collins esperou que Jiang respondesse ao presidente. Enquanto a jornalista tentava colocar a sua questão, Trump acabou por sair do pódio, abandonando o briefing.

Os Estados Unidos já ultrapassaram os 80 mil óbitos por infeção de covid-19, sendo o país mais afetado pela doença. Em abril, mas de 20 milhões de pessoas perderam o emprego.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …