Costa tenta forçar congresso, Seguro contrapõe com defesa das primárias

António José Seguro / Flickr, FraLiss / Wikimedia (TD)

António José Seguro, António Costa, PS

António José Seguro, António Costa, PS

A Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para analisar e eventualmente decidir sobre a proposta dos apoiantes de António Costa para a realização de um congresso extraordinário e eleições diretas para o cargo de secretário-geral.

Na reunião de Ermesinde, concelho de Valongo, será também apreciado e votado um ponto proposto pela direção do partido para a realização de congressos nas federações (distritais) socialistas ainda antes das eleições primárias marcadas para 28 de setembro.

Logo na abertura da Comissão Nacional, prevista para as 10h30 horas, a presidente do PS, Maria de Belém, terá de tomar uma posição sobre a admissibilidade da proposta de realização de um congresso extraordinário, já que na semana passada a Comissão Nacional de Jurisdição emitiu um parecer considerando essa proposta contrária aos estatutos do partido.

Para a aprovação de um congresso extraordinário, os apoiantes do presidente da Câmara de Lisboa enfrentam ainda o obstáculo de os apoiantes do atual líder, António José Seguro, se encontrarem aparentemente em maioria na reunião da Comissão Nacional do PS.

Membros do Secretariado Nacional do PS, órgão de direção liderado por António José Seguro, já manifestaram a sua oposição a um congresso extraordinário eletivo, advogando que é contrário aos estatutos.

Por outro lado, os “seguristas” têm frisado que o partido tem já eleições primárias abertas a simpatizantes marcadas para 28 de setembro, tendo em vista escolher o candidato socialista ao cargo de primeiro-ministro, razão pela qual não faz sentido paralelamente a convocação de um congresso extraordinário.

Tentando contornar o parecer do órgão máximo de justiça dos socialistas, elementos ligados ao autarca de Lisboa poderão apresentar em Ermesinde uma proposta de congresso extraordinário tendo como primeiro ponto da ordem de trabalhos a revisão dos estatutos do PS.

Por essa via, os “costistas” pretendem desbloquear nos pontos seguintes desse eventual congresso extraordinário a eleição de novos órgãos nacionais do PS e convocar eleições para o cargo de secretário-geral.

Para quinta-feira, o secretário-geral do PS convocou uma reunião da Comissão Política para aprovar o regulamento das eleições primárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …