Costa tenta forçar congresso, Seguro contrapõe com defesa das primárias

António José Seguro / Flickr, FraLiss / Wikimedia (TD)

António José Seguro, António Costa, PS

António José Seguro, António Costa, PS

A Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para analisar e eventualmente decidir sobre a proposta dos apoiantes de António Costa para a realização de um congresso extraordinário e eleições diretas para o cargo de secretário-geral.

Na reunião de Ermesinde, concelho de Valongo, será também apreciado e votado um ponto proposto pela direção do partido para a realização de congressos nas federações (distritais) socialistas ainda antes das eleições primárias marcadas para 28 de setembro.

Logo na abertura da Comissão Nacional, prevista para as 10h30 horas, a presidente do PS, Maria de Belém, terá de tomar uma posição sobre a admissibilidade da proposta de realização de um congresso extraordinário, já que na semana passada a Comissão Nacional de Jurisdição emitiu um parecer considerando essa proposta contrária aos estatutos do partido.

Para a aprovação de um congresso extraordinário, os apoiantes do presidente da Câmara de Lisboa enfrentam ainda o obstáculo de os apoiantes do atual líder, António José Seguro, se encontrarem aparentemente em maioria na reunião da Comissão Nacional do PS.

Membros do Secretariado Nacional do PS, órgão de direção liderado por António José Seguro, já manifestaram a sua oposição a um congresso extraordinário eletivo, advogando que é contrário aos estatutos.

Por outro lado, os “seguristas” têm frisado que o partido tem já eleições primárias abertas a simpatizantes marcadas para 28 de setembro, tendo em vista escolher o candidato socialista ao cargo de primeiro-ministro, razão pela qual não faz sentido paralelamente a convocação de um congresso extraordinário.

Tentando contornar o parecer do órgão máximo de justiça dos socialistas, elementos ligados ao autarca de Lisboa poderão apresentar em Ermesinde uma proposta de congresso extraordinário tendo como primeiro ponto da ordem de trabalhos a revisão dos estatutos do PS.

Por essa via, os “costistas” pretendem desbloquear nos pontos seguintes desse eventual congresso extraordinário a eleição de novos órgãos nacionais do PS e convocar eleições para o cargo de secretário-geral.

Para quinta-feira, o secretário-geral do PS convocou uma reunião da Comissão Política para aprovar o regulamento das eleições primárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Loureiro já tem bilhete para regressar a Portugal

João Loureiro já tem bilhete para regressar a Portugal. A Polícia Federal brasileira reitera que, no caso do jato privado que transportava droga para Portugal, “todos são suspeitos”. O Jornal de Notícias avança, esta sexta-feira, que …

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …