Costa recusou ser presidente do Conselho Europeu

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, recusou ser presidente do Conselho Europeu durante o recente processo negocial que levou à escolha dos nomes para os principais da União Europeia. E foi  “em nome do interesse do país e do PS.

Segundo revela o jornal Público este sábado, António Costa foi mesmo convidado para um cargo de relevo na hierarquia da União Europeia, e recusou. O primeiro-ministro português terá sido convidado para presidente do Conselho Europeu, mas a proximidade das eleições legislativas terá levado Costa a rejeitar o cargo.

Na terça-feira, o primeiro-ministro assumiu ter sido convidado para um dos cargos de topo da União Europeia, tendo recusado por estar “exclusivamente” dedicado ao seu compromisso com Portugal e os portugueses. O cargo em causa, sabe-se agora, seria a presidência do Conselho Europeu, actualmente ocupada pelo polaco Donald Tusk.

“Já disse o que tinha a dizer várias vezes sobre essa matéria. Não tenciono desertar de Portugal. Estou muito empenhado em continuar a fazer aquilo que tenho vindo que a fazer, como aliás está provado”, reforçou Costa, no que é entendido como uma crítica ao antigo primeiro-ministro Durão Barroso, que se demitiu do cargo em 2004 para aceitar a presidência da Comissão Europeia.

Costa tem a noção de que a sua eventual saída do governo para aceitar um cargo europeu “afundaria o PS nas legislativas” de 6 de outubro, diz o Público, que adianta que o nome de António Costa foi também equacionado para presidir à Comissão Europeia.

O primeiro-ministro português foi um dos responsáveis, juntamente com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, pela proposta de eleição de um socialista para a presidência da Comissão Europeia – algo como uma “geringonça da UE”, depois de nas as últimas eleições europeias, o Partido Popular Europeu ter sido o mais votado, mas sem conseguir assegurar uma maioria de direita no Parlamento.

No entanto, as negociações para fazer eleger Frans Timmermans acabariam por fracassar, e Ursula von der Leyen foi o nome indicado pelos líderes dos 28 Estados-membros da União Europeia para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

    • Tem juízo pá… Estás pior do que o Trump, estilo: “Não há verdade. A verdade é o que me apetecer…”

      Ao menos admite quando um gajo que não é do teu clube de futebolismo partidário tem notoriedade internacional e competência reconhecida. Não há políticos perfeitos e costa tem muitos defeitos. Mas compará-lo com Passos Coelho por exemplo… Só rir.

      Já quando foi o Centeno a ser convidado para Presidente do Eurogrupo, lembro-me bem dos gajos como tu começarem logo: “Coitado… Deve estar a delirar… Alguma vez!.. A meter-se em bicos de pés!!..” – e depois viu-se, não foi?.. Embrulha!! Até quando foi o Guterres… Diziam que nunca seria eleito.

      A vocês o que vos custa mais a engolir é que só convidam Socialistas para postos de responsabilidade. O Passos baixou a calcinha à Troika mas nem por isso o consideram muito, pelos vistos… Um vendido que nem os que o compraram o querem. A grande diferença é que enquanto o Barroso desertou o país para ir para a CE, o Costa condignamente recusou para não abandonar o cargo pra que foi eleito. Percebes bem a diferença?

      • Pois o Costa é um verdadeiro patriota , aliás neste pais não existe outro que se preocupe tanto em lixar a maioria dos cidadãos como ele e o Centeno .
        É o SNS cada vez pior , os transportes etec.
        Mas que ele é bom em promessas lá isso é verdade .
        Sei que alguns portugas ofereceram lá na CEE um saco de notas para o levarem mas nem mesmo assim eles aceitaram .
        E o Miguel têm mais uma vez razão comparar o Costa com o Passos Coelho só mesmo para rir .

        • marilú SWAP -> arrow, o à vontade com que a megera se move mais parece que o parlamento é um anexo do ninho de abutres, brutal gaspachinho -> FMI, é tão pequenino que não comporta notas, pedro passado diabo da tasmania -> catedrático da treta, a nomeação mais ignóbil alguma vista à face da terra, o mais ridiculo e imbecil politico da republica das bananas, consegue sentar-se na cadeira mais alta desconhecendo que se pagam quotas para se ser sócio da segurança social mas não se esqueceu de viver à conta dos subsidios da cee, paulo catherine deneuve sous-marin -> facilitador pró panamá e arredores, furão MRPP burroso facilitador prás américas e bares das redondezas do parlamento europeu onde se moviemnta com a mesma facilidade com que se movimentava a carregar mobiliário da universidade prá rua da palma, frasquilho desertor do covil mais conhecido por parlamento quase em simultâneo com o fenómeno BES onde era conselheiro encontra-se actualmente a ver passar os aviões após uma sorrateira e curta passagem pela AICEP, múmia de boliqueime após várias, muitas atrocidades cometidas contra a pátria veio-se a saber que também mamou na teta do espirito santo, vá-se lá saber porque é que recomendava o bes já depois de falido. e tantos, tantos outros que um só rolo de papel de offset era curtissimo para os listar a todos, mas não posso terminar sem mencionar o mais asqueroso de todos, dias loureiro o verdadeiro gatuno da nação conseguiu passar pela chamada justiça com o silencio dos papers e tvs donde saiu incólume sem rombos na massa desviada supõe-se que estará a empregá-la nos queijos arte que pratica com grande metria e que em tempos foi muito elogiada pelo diabo da tasmania.

      • Pelos teus comentários tudo indica que és outro hipnotizado pelo ilusionista costa. Sei que muitas pessoas foram hipnotizadas por este bandido e ficam assim radicalizadas e só vêm o que lhes dão para empranhar pelos ouvidos, criado por esta imprensa comprada e de vendidos que actualmente temos. Mas tu achas que alguém que tenha o mínimo de racionalidade ia alguma vez na vida dar ouvidos aquele que era o braço direito do socrates desse mafioso???
        Eu aqui quando ouço o tipo falar aquilo mais parece aquelas cenas cómicas a Mr been.
        Vê se metes isto nessa cabeça: “QUEM AINDA ACREDITA EM PARTIDOS ESTÁ COMPLETAMENTE PERDIDO”.
        Dr. Rui Rio Já o disse e bem: ISTO É UM PROBLEMA DO SISTEMA. E ele sabe-o bem porque teve de lutar contra os instalados do sistema no partido, os de fora e a pseudo comunicação social actual que está completamente manipulada e amarrada ao sistema.
        Quanto aos tugas que foram lá para fora, já reparaste que foram aqueles que mais contribuíram para o desfalque do Pais? Guterres foi o Pai dos submarinos do Portas, Barroso um fundamentalista que cai de paraquedas no psd e sobe ao topo em 2 dias, etc, etc.
        E ficas já a saber que aqueles que mais mal fizeram ao Pais foram O Pinto Balsemão e Mário Soares, tendo por de traz os EUA e a URSS. e onde encontras aqui o clubismo???

      • Abandonar o cargo para que foi eleito…!?
        O PS foi o partido mais votado?
        O dito cujo usurpou o poder e a geringonça traiu o pais, isso sim!
        Tenho acompanhado os comentario do Miguel Queiroz que até aqui me pareciam de bom senso e com isençao politica mas agora deitou tudo a perder: Defende o aparelho que nos vai levar novamente á banca rota. Olhe para a Grecia e já sabe o que nos espera!

  1. Está bem, está. Contem como tudo se passou e vão perceber que não foi nada disso. O Costa pôs-se a jeito mas ninguém o levou a sério. Ele é que se ofereceu ainda que através de outras pessoas.

    • Falas com um conhecimento de causa que até estala!.. Não há é vaselina que chegue aos fascizoides. Só convidam Socialistas para posições de destaque internacional. Centeno, Guterres, Costa…

      O único direitolas a ser convidado foi o lobbyista do Raboso. A diferença é que o Costa não deserta o país nem os seus eleitores, como fez ignominiosamente o cherne.

        • Não, não é. Irás ver nas legislativas quantos têm a mesma “paixão” por Costa, que pode não ser perfeito, mas está a léguas do que foi feito pela oposição, que impotente para apresentar melhor serviço, se limita ao bota abaixo. A dor de corno é uma coisa muito feia…

  2. Tenho um vizinho que veio do Bangladesh que recusa pagar impostos, taxas moderadoras, propinas nas escolas, etc. Cada dia que passa mais um familiar chega para ajudar a vender maçãs e couves. Lavar escadas, trabalhar nas obras, etc. vão os outros vizinhos que tinham mercearias e não conseguem “concorrer”. Sugeri que fossem para o Bangladesh.

    • Moral da História:
      As pessoas do Bangladesh que procuram Portugal para viver, têm de começar a ser mais seletivos com os locais que escolhem para viver, a escolher melhor a vizinhança.

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …