Longe da maioria, Costa já só pensa em ter mais deputados do que toda a direita

Mário Cruz / Lusa

Longe da maioria absoluta que as primeiras sondagens vaticinaram, António Costa, secretário geral do PS e atual primeiro-ministro, já só pensa em conseguir mais deputados do que toda a direita junta, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, que avança a informação esta sexta-feira, último dia de campanha antes da legislativas do próximo domingo, conseguir arrecadar mais votos do que a soma da direita – seja esta com PSD e CDS ou incluindo Aliança, Chega! ou Iniciativa Liberal – é a fasquia traçada pelos socialistas para reclamarem uma vitória clara.

Segundo adianta o Expresso, António Costa não quer ficar dependente de entendimentos à esquerda para superar a direita no Parlamento e, por isso, esta nova “estratégia” pode ser crucial para uma futura governação.

Este cenário não é melhor do que a maioria absoluta, contudo é o segundo melhor: se o PS conseguir eleger mais deputados sozinho do que as direitas juntas, António Costa sabe que basta que a restante esquerda se abstenha para que os socialistas vençam as votações.

“Se o PS tiver mais deputados do que a direita, só é derrotado se o PCP, o BE, o PAN ou algum deles (depende da diferença PS/direita) votar com a direita”, sintetizou fonte socialista próxima de António Costa ao Expresso.

O semanário recorda que este cenário, onde esquerda se alia à direita para travar o PS, não é impossível – aliás, as maiorias negativas aconteceram durante a legislatura, apesar dos acordos escritos firmados entre PS e parceiros.

Contudo, obrigaria a esquerda a assumir as responsabilidades dessa opção. “Nesse caso, PCP e BE terão de assumir as suas responsabilidades se se aliarem à direita para derrotarem o PS”, afirmou um outro responsável socialista em declarações ao jornal.

Apurou ainda o Expresso que no núcleo duro do Governo e do PS já só se pensa pós-eleições: o PS acredita que vai crescer relativamente às eleições de 2015, embora este crescimento não seja suficiente para que governe sozinho. Teme-se ainda que uma eventual queda dos comunistas e reforço dos bloquistas possam complicar as contas do PS.

E foi esta mesma convicção que foi marcando a campanha eleitoral, onde ser verificou uma uma “maior simpatia” socialista com o PCP e alguns “sinais de sedução” ao PAN. O PS quis deixar todos os cenários em aberto, tentando travar o crescimento do Bloco, sintetiza o semanário Expresso.

Uma análise do jornal Público, publicada a semana passada sobre um cenário pós-eleições onde o PS não consegue maioria absoluta para governar dá conta dos mesmos receios agora apontados pelo Expresso: segundo o diário, o maior medo do PS é que o PCP tenha um mau resultado e que o BE cresça em demasia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ó pintarolas (Costa), chama o teu guarda costa Carlos César. Os dois, do mesmo calibre, espalhem a notícia que a culpa deste incidente foi culpa do Passos Coelho. E, também não se esqueça de mencionar que a próxima crise deveu-se do governo do Passos Coelho. Por mim, preferia que estas eleições fossem ganhas pelo PAN e que os deputados fossem constituídos por gatos, cães e crocodilos famintos.

  2. António Costa saiu hoje e mostou a sua garra a querer agredir um idoso que podia ser seu pai, como é que hoje os jovens agridem os idosos! Aqui está um exemplo de 1.º Ministro que mostrou quem é de verdade…Porque se não fosse os seguranças ele agredia.
    Agredir num idoso que podia ser seu pai é de bradar aos céus, votem nesse e verão as suas garras. Além de ser traidor, é desperado porque ele sabe o que lhe pode acontecer, esse tipo não sabe perder e é agressivo…Tanto quem faz ao seu Camarada António José Seguro, faz tudo esse tipo mete-me nojo…

    • Um idoso não mente descaradamente como fez aquele e repetiu várias vezes mesmo depois de ter sido reposta a verdade Devia ter-se informado melhor (como idoso, para não dizer mentiras)Ou então foi mesmo mandado, não pelo Passos, mas por um Rio ou uma Cristas.

  3. Viva o Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …