Longe da maioria, Costa já só pensa em ter mais deputados do que toda a direita

Mário Cruz / Lusa

Longe da maioria absoluta que as primeiras sondagens vaticinaram, António Costa, secretário geral do PS e atual primeiro-ministro, já só pensa em conseguir mais deputados do que toda a direita junta, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, que avança a informação esta sexta-feira, último dia de campanha antes da legislativas do próximo domingo, conseguir arrecadar mais votos do que a soma da direita – seja esta com PSD e CDS ou incluindo Aliança, Chega! ou Iniciativa Liberal – é a fasquia traçada pelos socialistas para reclamarem uma vitória clara.

Segundo adianta o Expresso, António Costa não quer ficar dependente de entendimentos à esquerda para superar a direita no Parlamento e, por isso, esta nova “estratégia” pode ser crucial para uma futura governação.

Este cenário não é melhor do que a maioria absoluta, contudo é o segundo melhor: se o PS conseguir eleger mais deputados sozinho do que as direitas juntas, António Costa sabe que basta que a restante esquerda se abstenha para que os socialistas vençam as votações.

“Se o PS tiver mais deputados do que a direita, só é derrotado se o PCP, o BE, o PAN ou algum deles (depende da diferença PS/direita) votar com a direita”, sintetizou fonte socialista próxima de António Costa ao Expresso.

O semanário recorda que este cenário, onde esquerda se alia à direita para travar o PS, não é impossível – aliás, as maiorias negativas aconteceram durante a legislatura, apesar dos acordos escritos firmados entre PS e parceiros.

Contudo, obrigaria a esquerda a assumir as responsabilidades dessa opção. “Nesse caso, PCP e BE terão de assumir as suas responsabilidades se se aliarem à direita para derrotarem o PS”, afirmou um outro responsável socialista em declarações ao jornal.

Apurou ainda o Expresso que no núcleo duro do Governo e do PS já só se pensa pós-eleições: o PS acredita que vai crescer relativamente às eleições de 2015, embora este crescimento não seja suficiente para que governe sozinho. Teme-se ainda que uma eventual queda dos comunistas e reforço dos bloquistas possam complicar as contas do PS.

E foi esta mesma convicção que foi marcando a campanha eleitoral, onde ser verificou uma uma “maior simpatia” socialista com o PCP e alguns “sinais de sedução” ao PAN. O PS quis deixar todos os cenários em aberto, tentando travar o crescimento do Bloco, sintetiza o semanário Expresso.

Uma análise do jornal Público, publicada a semana passada sobre um cenário pós-eleições onde o PS não consegue maioria absoluta para governar dá conta dos mesmos receios agora apontados pelo Expresso: segundo o diário, o maior medo do PS é que o PCP tenha um mau resultado e que o BE cresça em demasia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ó pintarolas (Costa), chama o teu guarda costa Carlos César. Os dois, do mesmo calibre, espalhem a notícia que a culpa deste incidente foi culpa do Passos Coelho. E, também não se esqueça de mencionar que a próxima crise deveu-se do governo do Passos Coelho. Por mim, preferia que estas eleições fossem ganhas pelo PAN e que os deputados fossem constituídos por gatos, cães e crocodilos famintos.

  2. António Costa saiu hoje e mostou a sua garra a querer agredir um idoso que podia ser seu pai, como é que hoje os jovens agridem os idosos! Aqui está um exemplo de 1.º Ministro que mostrou quem é de verdade…Porque se não fosse os seguranças ele agredia.
    Agredir num idoso que podia ser seu pai é de bradar aos céus, votem nesse e verão as suas garras. Além de ser traidor, é desperado porque ele sabe o que lhe pode acontecer, esse tipo não sabe perder e é agressivo…Tanto quem faz ao seu Camarada António José Seguro, faz tudo esse tipo mete-me nojo…

    • Um idoso não mente descaradamente como fez aquele e repetiu várias vezes mesmo depois de ter sido reposta a verdade Devia ter-se informado melhor (como idoso, para não dizer mentiras)Ou então foi mesmo mandado, não pelo Passos, mas por um Rio ou uma Cristas.

  3. Viva o Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting

RESPONDER

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …