Longe da maioria, Costa já só pensa em ter mais deputados do que toda a direita

Mário Cruz / Lusa

Longe da maioria absoluta que as primeiras sondagens vaticinaram, António Costa, secretário geral do PS e atual primeiro-ministro, já só pensa em conseguir mais deputados do que toda a direita junta, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, que avança a informação esta sexta-feira, último dia de campanha antes da legislativas do próximo domingo, conseguir arrecadar mais votos do que a soma da direita – seja esta com PSD e CDS ou incluindo Aliança, Chega! ou Iniciativa Liberal – é a fasquia traçada pelos socialistas para reclamarem uma vitória clara.

Segundo adianta o Expresso, António Costa não quer ficar dependente de entendimentos à esquerda para superar a direita no Parlamento e, por isso, esta nova “estratégia” pode ser crucial para uma futura governação.

Este cenário não é melhor do que a maioria absoluta, contudo é o segundo melhor: se o PS conseguir eleger mais deputados sozinho do que as direitas juntas, António Costa sabe que basta que a restante esquerda se abstenha para que os socialistas vençam as votações.

“Se o PS tiver mais deputados do que a direita, só é derrotado se o PCP, o BE, o PAN ou algum deles (depende da diferença PS/direita) votar com a direita”, sintetizou fonte socialista próxima de António Costa ao Expresso.

O semanário recorda que este cenário, onde esquerda se alia à direita para travar o PS, não é impossível – aliás, as maiorias negativas aconteceram durante a legislatura, apesar dos acordos escritos firmados entre PS e parceiros.

Contudo, obrigaria a esquerda a assumir as responsabilidades dessa opção. “Nesse caso, PCP e BE terão de assumir as suas responsabilidades se se aliarem à direita para derrotarem o PS”, afirmou um outro responsável socialista em declarações ao jornal.

Apurou ainda o Expresso que no núcleo duro do Governo e do PS já só se pensa pós-eleições: o PS acredita que vai crescer relativamente às eleições de 2015, embora este crescimento não seja suficiente para que governe sozinho. Teme-se ainda que uma eventual queda dos comunistas e reforço dos bloquistas possam complicar as contas do PS.

E foi esta mesma convicção que foi marcando a campanha eleitoral, onde ser verificou uma uma “maior simpatia” socialista com o PCP e alguns “sinais de sedução” ao PAN. O PS quis deixar todos os cenários em aberto, tentando travar o crescimento do Bloco, sintetiza o semanário Expresso.

Uma análise do jornal Público, publicada a semana passada sobre um cenário pós-eleições onde o PS não consegue maioria absoluta para governar dá conta dos mesmos receios agora apontados pelo Expresso: segundo o diário, o maior medo do PS é que o PCP tenha um mau resultado e que o BE cresça em demasia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ó pintarolas (Costa), chama o teu guarda costa Carlos César. Os dois, do mesmo calibre, espalhem a notícia que a culpa deste incidente foi culpa do Passos Coelho. E, também não se esqueça de mencionar que a próxima crise deveu-se do governo do Passos Coelho. Por mim, preferia que estas eleições fossem ganhas pelo PAN e que os deputados fossem constituídos por gatos, cães e crocodilos famintos.

  2. António Costa saiu hoje e mostou a sua garra a querer agredir um idoso que podia ser seu pai, como é que hoje os jovens agridem os idosos! Aqui está um exemplo de 1.º Ministro que mostrou quem é de verdade…Porque se não fosse os seguranças ele agredia.
    Agredir num idoso que podia ser seu pai é de bradar aos céus, votem nesse e verão as suas garras. Além de ser traidor, é desperado porque ele sabe o que lhe pode acontecer, esse tipo não sabe perder e é agressivo…Tanto quem faz ao seu Camarada António José Seguro, faz tudo esse tipo mete-me nojo…

    • Um idoso não mente descaradamente como fez aquele e repetiu várias vezes mesmo depois de ter sido reposta a verdade Devia ter-se informado melhor (como idoso, para não dizer mentiras)Ou então foi mesmo mandado, não pelo Passos, mas por um Rio ou uma Cristas.

  3. Viva o Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting

RESPONDER

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …