PAN ultrapassa CDS nas sondagens. PS e PSD separados por 8,5 pontos

António Cotrim / Lusa

O PAN ultrapassou os 4% de intenções de voto e chegou, pela primeira vez, aos 4,4%. O partido de Assunção Cristas está agora no 3,9%.

Na sondagem da Pitagórica para a TVI, JN e TSF, o PAN ultrapassou o CDS pela primeira vez. O partido liderado por André Silva ultrapassa os 4% de intenções de voto e chega, esta quinta-feira, aos 4,4%. Em contrapartida, o partido de Assunção Cristas está agora nos 3,9%, ou seja, a 0.5 pontos percentuais do PAN.

Já o PS, depois de uma subida de quase dois pontos percentuais, volta a descer. A nova sondagem da Pitagórica põe os socialistas a liderar com 37,3%. Ainda assim, o Partido Socialista está acima do que conseguiu nas legislativas de 2015.

O PSD recupera 0,3 pontos percentuais, subindo para 28,8% e ficando a 8,5 pontos percentuais do partido de António Costa. Apesar de melhorar face às eleições de maio, não consegue um melhor resultado que Passos (e Portas): segundo o JN, a soma de PSD e CDS daria, nesta altura, menos seis pontos do que o resultado da coligação formal de 2015.

O Bloco de Esquerda recuperou face à última sondagem, recolhendo agora 9,2% das intenções de voto. Quer consiga, ou não, ficar acima dos 10%, o partido liderado por Catarina Martins conseguirá, ao que tudo indica, um terceiro lugar com um resultado semelhante ao das europeias (9,8%) e ao das eleições de 2015 (10,2%).

Já a CDU tem 6,6% das intenções de voto, que, a confirmar-se, seria uma mau resultado para a coligação. Logo atrás aparece o PAN (4,4%) e o CDS-PP (3,9%).

Entre os partidos sem representação parlamentar, o CHEGA e o Aliança destacam-se com 1,5% das intenções de voto. O Iniciativa Liberal e o LIVRE estão agora com 0,9%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …