Lisboa e Porto voltam aos níveis de risco mais elevados. Costa pressionado a endurecer regras

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, após ter falado aos jornalistas no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministrosta

O aumento de casos e a pressão política estão a pressionar António Costa a endurecer as medidas de combate à pandemia. Portugal bateu hoje o recorde diário de novos casos.

O prolongamento do estado de emergência visava manter as mesmas regras que até agora têm vigorado durante mais uma semana. No entanto, com o aumento de casos diários verificado esta quarta-feira, o Governo vê-se pressionado a endurecer as medidas de controlo da pandemia de covid-19.

Os dados revelados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) mostram que Portugal registou o pior dia de sempre desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas registaram-se mais 10.027 casos e 91 mortes. Nunca antes Portugal tinha passado a barreira das dez mil infeções diárias.

Carlos Antunes, engenheiro, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é um dos especialistas que oferece aconselhamento científico ao Governo no combate à pandemia de covid-19. Na sua opinião, “estamos efetivamente na terceira vaga“.

“Sem medidas drásticas, os números podem chegar a valores insuportáveis. E isto, sem ainda estarmos a considerar a entrada de uma nova variante que pode ultrapassar os 50% de aumento de contágio face à atual variante dominante”, alertou o especialista num artigo publicado esta terça-feira no jornal online Observador.

A pressão política também tem acrescido. Rui Rio, por exemplo, pede o ajustamento de algumas medidas e a melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde.

“Eu acho que algumas medidas deveriam ser ajustadas. Nós temos votado a favor do estado de emergência, e continuaremos a votar por uma razão muito simples”, disse Rio, na noite de terça-feira, numa sessão online sobre os desafios de 2021, organizada pela JSD.

Uma eventual mudança nas regras, escreve o semanário Expresso, poderá acontecer já esta quinta-feira, no Conselho de Ministros. Ainda antes disso, o Governo também vai reunir com o grupo de especialistas esta tarde, depois de Marta Temido ter reunido com os responsáveis hospitalares esta manhã.

Os números do boletim epidemiológico desta quarta-feira mostram ainda que Lisboa e Porto reentraram nos níveis de risco extremamente elevado.

O Parlamento vota esta tarde o decreto presidencial do novo estado de emergência por mais uma semana, de 7 a 14 de janeiro, e depois cabe ao Governo aprovar o decreto que dá corpo às medidas que estarão em vigor neste período, esclarece o Expresso. Assim, está nas mãos de António Costa endurecer – ou não – as medidas atuais.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este governo continua com uma postura inaceitável face aos grupos privados de saúde. Não vacinou os seus profissionais como fez com os profissionais do SNS logo de início. Teima em não recorrer ao privado para assegurar uma resposta cabal e articulada de todos os agentes do VERDADEIRO SNS (PÚBLICO + PRIVADO). Este ano houve muitas mortes que poderiam ter sido evitadas se o Estado, por uma questão de preconceito ideológico, encarasse o SNS como a totalidade da resposta instalada em Portugal no domínio da saúde. É uma vergonha!

  2. 6 jan 2021: reportados + 1.000 (mil) e tantos casos infeção dia anterior OU 10.000 (DEZ MIL) e tantos !? !!!?
    AGRADEÇO ESCLARECIMENTO.

    J. L. O.

RESPONDER

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …