Trabalhos de escavação em Olimpo, na Turquia, mostram mosaicos e inscrições num espaço conhecido como Igreja n.º 1.
São mosaicos antigos que foram descobertos em Olimpo, na Turquia, que revelam novas perspetivas sobre os primeiros cristãos.
Arqueólogos descobriram impressionantes mosaicos e inscrições naquele distrito de Kumluca, em Antalya, oferecendo pistas valiosas sobre as práticas nos primeiros séculos da era cristã.
As descobertas mais recentes decorreram num local conhecido como Igreja n.º 1, uma estrutura cristã do século V localizada naquela cidade.
À entrada da igreja, os arqueólogos revelaram uma inscrição em mosaico que seria para os primeiros cristãos.
Lê-se: “Só aqueles que seguem o caminho certo podem entrar”.
Seria, provavelmente, uma mensagem para orientar o comportamento moral dos fiéis, indica o Türkiye Today.
Outros mosaicos, com motivos geométricos e botânicos, bem como inscrições com os nomes dos patronos que financiaram a construção da igreja, foram também encontrados nas secções principal e anexa do edifício.
Outras descobertas semelhantes, em anos anteriores, reforçam a importância religiosa e artística de Olimpo durante o período bizantino.
Para além da igreja, a equipa identificou os restos de um complexo residencial civil construído sobre uma antiga necrópole romana.
Esta área, que era usada para funerais, foi reaproveitada durante a era bizantina, possivelmente devido ao crescimento populacional. Datado do século V e reconstruído após um incêndio no século VI, o edifício apresentava pisos em pedra e várias divisões, mantendo em grande parte o traçado original.
Entre os artefactos encontrados nesta zona destaca-se um pithos – um grande recipiente de armazenamento em barro, atualmente integrado na coleção do Museu de Arqueologia de Antália.
E esta equipa de arqueólogos ainda quer investigar mais: espera encontrar um templo no centro da cidade. Já encontraram elementos arquitetónicos e paredes em pedra que sugerem a presença de um edifício religioso monumental.