Costa pode querer suceder a Marcelo (e isso definirá o próximo Governo)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Os planos de António Costa para o futuro vão determinar os seus próximos passos no Governo. A certeza é de Marques Mendes que, no seu habitual espaço de comentário na SIC, admite que o primeiro-ministro pode querer suceder a Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

E se o objectivo de António Costa for candidatar-se à Presidência da República, no fim de um provável segundo mandato de Marcelo, em 2026, é certo que o primeiro-ministro não vai querer “hostilizar Bloco de Esquerda e PCP”, de modo a poder ser o candidato da Esquerda, salienta Marques Mendes.

Por outro lado, se a Presidência não passar pelos planos de Costa, o primeiro-ministro poderá “estar mais desperto para um Governo de tipo bloco central“, aproximando-se do PSD, afiança o comentador da SIC.

Já sobre o possível objectivo de alcançar uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, Marques Mendes diz que é uma ideia “incendiária” para a geringonça, uma vez que levará Bloco e PCP a sentirem-se como “mulheres ou maridos enganados”.

Depois de na semana passada ter criticado Rui Rio, acusando-o de ser uma “muleta do Governo”, agora Marques Mendes elogia o presidente do PSD, no âmbito das propostas que apresentou para apoiar a natalidade. “Uma boa iniciativa política”, diz o comentador, realçando que é uma proposta “com cabeça, tronco e membros, muito social-democrata”.

Críticas deixa Marques Mendes para o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no âmbito do braço-de-ferro com os professores. “É um erro de casting“, entende o comentador, salientando que “não acerta uma”.

Mas Marques Mendes deixa também críticas aos sindicatos dos professores, considerando que é “imoral” exigirem a contagem integral do tempo de serviço. O comentador fala de “algum exagero” e nota que é “difícil de compreender” a postura dos representantes dos professores.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Marques Mendes não acertou uma.
    Costa a PR? Acho que nem o próprio pensou algum dia nessa possibilidade. O homem presidente só se for de Câmara Municipal e isso já foi. E quanto à contagem integral do tempo de serviço, dos professores ou de outros grupos profissionais, essa dá vontade de rir. Então, as pessoas não trabalharam nesses anos de austeridade?
    O problema pode ser outro: a negociação irresponsável de progressões nas carreiras da função pública que o Estado não pode mais tarde assegurar, sob pena de agravar uma dívida pública já enorme e que poderá ficar incontrolável.

  2. Eu gostava de perceber porque é que dia sim dia também, os comentários de Marques Mendes são notícia. Um anão físico e intelectual que quando foi ministro de Cavaco Silva só fez borrada, vem agora para a SIC (onde mais?) arrotar postas de pescada à Terça e ao Domingo num esforço de propaganda ideológica de oposição. E depois, pasme-se… As suas bujardas são notícia diária, num esforço de promover a sua imagem. Naturalmente que ele sim, deve estar a ver se se promove para concorrer à Presidência da República. Tipo Marcelo, mas em ponto pequeno, em todos os sentidos.

    As únicas coisas positivas que ele aqui diz, são o elogio a Rui Rio, pois a medida pró Natalidade é de facto boa e muito social-democrata (no bom sentido do termo) e a crítica ao Ministro da Educação, que também tem alguma razão de ser.

  3. Os anteriores comentadores ainda não perceberam porque é que o MM diz o que diz e quando diz. Andam mesmo muito distraídos. Abram os olhos e os ouvidos e far-se-á luz. E se as suas profecias não se concretizam é porque em muitos casos o assunto vem nos seus comentários à baila… precisamente para não se concretizarem.

    • Epá, na sua boca o homem está sempre safo. Acerte ou erre no que diz, estava sempre tudo previsto. De comentador político a vidente das estrelas, sem saber ler nem escrever.

      • O senhor não percebe que o objetivo dele em muitas matérias não é prever mas antes condicionar?! E isso porque é a voz de outro… que não pode falar.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …