Costa pode querer suceder a Marcelo (e isso definirá o próximo Governo)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Os planos de António Costa para o futuro vão determinar os seus próximos passos no Governo. A certeza é de Marques Mendes que, no seu habitual espaço de comentário na SIC, admite que o primeiro-ministro pode querer suceder a Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

E se o objectivo de António Costa for candidatar-se à Presidência da República, no fim de um provável segundo mandato de Marcelo, em 2026, é certo que o primeiro-ministro não vai querer “hostilizar Bloco de Esquerda e PCP”, de modo a poder ser o candidato da Esquerda, salienta Marques Mendes.

Por outro lado, se a Presidência não passar pelos planos de Costa, o primeiro-ministro poderá “estar mais desperto para um Governo de tipo bloco central“, aproximando-se do PSD, afiança o comentador da SIC.

Já sobre o possível objectivo de alcançar uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, Marques Mendes diz que é uma ideia “incendiária” para a geringonça, uma vez que levará Bloco e PCP a sentirem-se como “mulheres ou maridos enganados”.

Depois de na semana passada ter criticado Rui Rio, acusando-o de ser uma “muleta do Governo”, agora Marques Mendes elogia o presidente do PSD, no âmbito das propostas que apresentou para apoiar a natalidade. “Uma boa iniciativa política”, diz o comentador, realçando que é uma proposta “com cabeça, tronco e membros, muito social-democrata”.

Críticas deixa Marques Mendes para o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no âmbito do braço-de-ferro com os professores. “É um erro de casting“, entende o comentador, salientando que “não acerta uma”.

Mas Marques Mendes deixa também críticas aos sindicatos dos professores, considerando que é “imoral” exigirem a contagem integral do tempo de serviço. O comentador fala de “algum exagero” e nota que é “difícil de compreender” a postura dos representantes dos professores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Marques Mendes não acertou uma.
    Costa a PR? Acho que nem o próprio pensou algum dia nessa possibilidade. O homem presidente só se for de Câmara Municipal e isso já foi. E quanto à contagem integral do tempo de serviço, dos professores ou de outros grupos profissionais, essa dá vontade de rir. Então, as pessoas não trabalharam nesses anos de austeridade?
    O problema pode ser outro: a negociação irresponsável de progressões nas carreiras da função pública que o Estado não pode mais tarde assegurar, sob pena de agravar uma dívida pública já enorme e que poderá ficar incontrolável.

  2. Eu gostava de perceber porque é que dia sim dia também, os comentários de Marques Mendes são notícia. Um anão físico e intelectual que quando foi ministro de Cavaco Silva só fez borrada, vem agora para a SIC (onde mais?) arrotar postas de pescada à Terça e ao Domingo num esforço de propaganda ideológica de oposição. E depois, pasme-se… As suas bujardas são notícia diária, num esforço de promover a sua imagem. Naturalmente que ele sim, deve estar a ver se se promove para concorrer à Presidência da República. Tipo Marcelo, mas em ponto pequeno, em todos os sentidos.

    As únicas coisas positivas que ele aqui diz, são o elogio a Rui Rio, pois a medida pró Natalidade é de facto boa e muito social-democrata (no bom sentido do termo) e a crítica ao Ministro da Educação, que também tem alguma razão de ser.

  3. Os anteriores comentadores ainda não perceberam porque é que o MM diz o que diz e quando diz. Andam mesmo muito distraídos. Abram os olhos e os ouvidos e far-se-á luz. E se as suas profecias não se concretizam é porque em muitos casos o assunto vem nos seus comentários à baila… precisamente para não se concretizarem.

    • Epá, na sua boca o homem está sempre safo. Acerte ou erre no que diz, estava sempre tudo previsto. De comentador político a vidente das estrelas, sem saber ler nem escrever.

      • O senhor não percebe que o objetivo dele em muitas matérias não é prever mas antes condicionar?! E isso porque é a voz de outro… que não pode falar.

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …