Costa pode querer suceder a Marcelo (e isso definirá o próximo Governo)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Os planos de António Costa para o futuro vão determinar os seus próximos passos no Governo. A certeza é de Marques Mendes que, no seu habitual espaço de comentário na SIC, admite que o primeiro-ministro pode querer suceder a Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

E se o objectivo de António Costa for candidatar-se à Presidência da República, no fim de um provável segundo mandato de Marcelo, em 2026, é certo que o primeiro-ministro não vai querer “hostilizar Bloco de Esquerda e PCP”, de modo a poder ser o candidato da Esquerda, salienta Marques Mendes.

Por outro lado, se a Presidência não passar pelos planos de Costa, o primeiro-ministro poderá “estar mais desperto para um Governo de tipo bloco central“, aproximando-se do PSD, afiança o comentador da SIC.

Já sobre o possível objectivo de alcançar uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, Marques Mendes diz que é uma ideia “incendiária” para a geringonça, uma vez que levará Bloco e PCP a sentirem-se como “mulheres ou maridos enganados”.

Depois de na semana passada ter criticado Rui Rio, acusando-o de ser uma “muleta do Governo”, agora Marques Mendes elogia o presidente do PSD, no âmbito das propostas que apresentou para apoiar a natalidade. “Uma boa iniciativa política”, diz o comentador, realçando que é uma proposta “com cabeça, tronco e membros, muito social-democrata”.

Críticas deixa Marques Mendes para o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no âmbito do braço-de-ferro com os professores. “É um erro de casting“, entende o comentador, salientando que “não acerta uma”.

Mas Marques Mendes deixa também críticas aos sindicatos dos professores, considerando que é “imoral” exigirem a contagem integral do tempo de serviço. O comentador fala de “algum exagero” e nota que é “difícil de compreender” a postura dos representantes dos professores.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Marques Mendes não acertou uma.
    Costa a PR? Acho que nem o próprio pensou algum dia nessa possibilidade. O homem presidente só se for de Câmara Municipal e isso já foi. E quanto à contagem integral do tempo de serviço, dos professores ou de outros grupos profissionais, essa dá vontade de rir. Então, as pessoas não trabalharam nesses anos de austeridade?
    O problema pode ser outro: a negociação irresponsável de progressões nas carreiras da função pública que o Estado não pode mais tarde assegurar, sob pena de agravar uma dívida pública já enorme e que poderá ficar incontrolável.

  2. Eu gostava de perceber porque é que dia sim dia também, os comentários de Marques Mendes são notícia. Um anão físico e intelectual que quando foi ministro de Cavaco Silva só fez borrada, vem agora para a SIC (onde mais?) arrotar postas de pescada à Terça e ao Domingo num esforço de propaganda ideológica de oposição. E depois, pasme-se… As suas bujardas são notícia diária, num esforço de promover a sua imagem. Naturalmente que ele sim, deve estar a ver se se promove para concorrer à Presidência da República. Tipo Marcelo, mas em ponto pequeno, em todos os sentidos.

    As únicas coisas positivas que ele aqui diz, são o elogio a Rui Rio, pois a medida pró Natalidade é de facto boa e muito social-democrata (no bom sentido do termo) e a crítica ao Ministro da Educação, que também tem alguma razão de ser.

  3. Os anteriores comentadores ainda não perceberam porque é que o MM diz o que diz e quando diz. Andam mesmo muito distraídos. Abram os olhos e os ouvidos e far-se-á luz. E se as suas profecias não se concretizam é porque em muitos casos o assunto vem nos seus comentários à baila… precisamente para não se concretizarem.

    • Epá, na sua boca o homem está sempre safo. Acerte ou erre no que diz, estava sempre tudo previsto. De comentador político a vidente das estrelas, sem saber ler nem escrever.

      • O senhor não percebe que o objetivo dele em muitas matérias não é prever mas antes condicionar?! E isso porque é a voz de outro… que não pode falar.

RESPONDER

Terminou "possível sequestro" de petroleiro na costa dos Emirados Árabes Unidos

O grupo que terá entrado no petroleiro Asphalt Princess sem autorização abandonou esta quarta-feira a embarcação, informou a marinha britânica. "A embarcação está segura", disse aquela autoridade, citada pela EuroNews. Na terça-feira, fonte do ministério da Defesa …

Adeptos voltaram aos estádios (racismo e violência também)

Jogo da Liga dos Campeões foi interrompido e adeptos entraram mesmo no relvado, na Colômbia. A nova temporada começa e os estádios de futebol vão abrindo as portas aos adeptos em muitos países, incluindo Portugal. A …

Maiores bancos portugueses recusaram apoio à Dielmar

Os quatro maiores bancos nacionais fecharam a porta ao pedido de ajuda da empresa de vestuário, uma vez que não tinha garantias públicas. A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, pediu a …

Jesus: "Quem se vai defrontar são duas equipas e não dois treinadores"

O treinador do Benfica relativizou o conhecimento que Rui Vitória tem dos encarnados e recordou que quem se vai defrontar, esta quarta-feira, "são duas equipas e não dois treinadores". "Obviamente que os treinadores portugueses conhecem …

Supremo manda refazer normas de declarações de rendimentos dos juízes. Tudo para evitar vinganças

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que o Conselho Superior da Magistratura (CSM) deve refazer as normas que regulam a apresentação de declarações de rendimentos de juízes. O jornal Público avança, esta quarta-feira, que o Supremo …

Profissionais de saúde já realizaram 11,5 milhões de horas extras em 2021. Estão prestes a bater novo recorde

Em apenas seis meses, os profissionais de saúde do SNS realizaram dois terços de todas as horas extraordinárias prestadas em 2020. Segundo noticia o jornal i, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deverá, este ano, bater …

Portugal vai reconhecer AstraZeneca de fabrico indiano e chinesa Sinovac

Portugal prepara-se para reconhecer as vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca de fabrico indiano e a chinesa Sinovac, que são usadas noutros países. A SIC Notícias avança, esta quarta-feira, que a decisão da Autoridade Nacional do …

Cuidadores informais receberam apenas 8% dos subsídios previstos

Dos 635 pedidos submetidos, provenientes dos 30 concelhos que integram o projeto-piloto, apenas 383 foram aceites, com os beneficiários a receberem ma média de 281,96 euros por mês. A implementação do Estatuto do Cuidador Informal — …

Choque entre dois comboios faz pelo menos dois mortos e dezenas de feridos na República Checa

Uma colisão entre comboios, na manhã desta quarta-feira, fez pelo menos dois mortos e dezenas de feridos perto de Milavce, na República Checa. Dois comboios de transporte de passageiros colidiram no sudoeste da República Checa esta …

Milhares de ossos de várias espécies encontrados numa caverna na Arábia (e já se sabe quem foi o culpado)

Um equipa de cientistas encontrou uma enorme coleção de ossos pertencentes a várias espécies no fundo de um antigo tubo de lava no noroeste da Arábia Saudita. Ao analisar os ossos, os investigadores perceberam que centenas …