Costa pode querer suceder a Marcelo (e isso definirá o próximo Governo)

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Os planos de António Costa para o futuro vão determinar os seus próximos passos no Governo. A certeza é de Marques Mendes que, no seu habitual espaço de comentário na SIC, admite que o primeiro-ministro pode querer suceder a Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

E se o objectivo de António Costa for candidatar-se à Presidência da República, no fim de um provável segundo mandato de Marcelo, em 2026, é certo que o primeiro-ministro não vai querer “hostilizar Bloco de Esquerda e PCP”, de modo a poder ser o candidato da Esquerda, salienta Marques Mendes.

Por outro lado, se a Presidência não passar pelos planos de Costa, o primeiro-ministro poderá “estar mais desperto para um Governo de tipo bloco central“, aproximando-se do PSD, afiança o comentador da SIC.

Já sobre o possível objectivo de alcançar uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, Marques Mendes diz que é uma ideia “incendiária” para a geringonça, uma vez que levará Bloco e PCP a sentirem-se como “mulheres ou maridos enganados”.

Depois de na semana passada ter criticado Rui Rio, acusando-o de ser uma “muleta do Governo”, agora Marques Mendes elogia o presidente do PSD, no âmbito das propostas que apresentou para apoiar a natalidade. “Uma boa iniciativa política”, diz o comentador, realçando que é uma proposta “com cabeça, tronco e membros, muito social-democrata”.

Críticas deixa Marques Mendes para o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no âmbito do braço-de-ferro com os professores. “É um erro de casting“, entende o comentador, salientando que “não acerta uma”.

Mas Marques Mendes deixa também críticas aos sindicatos dos professores, considerando que é “imoral” exigirem a contagem integral do tempo de serviço. O comentador fala de “algum exagero” e nota que é “difícil de compreender” a postura dos representantes dos professores.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Marques Mendes não acertou uma.
    Costa a PR? Acho que nem o próprio pensou algum dia nessa possibilidade. O homem presidente só se for de Câmara Municipal e isso já foi. E quanto à contagem integral do tempo de serviço, dos professores ou de outros grupos profissionais, essa dá vontade de rir. Então, as pessoas não trabalharam nesses anos de austeridade?
    O problema pode ser outro: a negociação irresponsável de progressões nas carreiras da função pública que o Estado não pode mais tarde assegurar, sob pena de agravar uma dívida pública já enorme e que poderá ficar incontrolável.

  2. Eu gostava de perceber porque é que dia sim dia também, os comentários de Marques Mendes são notícia. Um anão físico e intelectual que quando foi ministro de Cavaco Silva só fez borrada, vem agora para a SIC (onde mais?) arrotar postas de pescada à Terça e ao Domingo num esforço de propaganda ideológica de oposição. E depois, pasme-se… As suas bujardas são notícia diária, num esforço de promover a sua imagem. Naturalmente que ele sim, deve estar a ver se se promove para concorrer à Presidência da República. Tipo Marcelo, mas em ponto pequeno, em todos os sentidos.

    As únicas coisas positivas que ele aqui diz, são o elogio a Rui Rio, pois a medida pró Natalidade é de facto boa e muito social-democrata (no bom sentido do termo) e a crítica ao Ministro da Educação, que também tem alguma razão de ser.

  3. Os anteriores comentadores ainda não perceberam porque é que o MM diz o que diz e quando diz. Andam mesmo muito distraídos. Abram os olhos e os ouvidos e far-se-á luz. E se as suas profecias não se concretizam é porque em muitos casos o assunto vem nos seus comentários à baila… precisamente para não se concretizarem.

    • Epá, na sua boca o homem está sempre safo. Acerte ou erre no que diz, estava sempre tudo previsto. De comentador político a vidente das estrelas, sem saber ler nem escrever.

      • O senhor não percebe que o objetivo dele em muitas matérias não é prever mas antes condicionar?! E isso porque é a voz de outro… que não pode falar.

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …