Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

José Sena Goulão / Lusa

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está “a ler e a apreciar” o parecer.

Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e familiares que mantenham negócios com o Estado. “Amanhã falamos sobre esse assunto“, disse António Costa, citado pelo Expresso.

As poucas declarações de Costa sobre o assunto foram proferidas à chegada a um comício do Partido Socialista (PS), no Mercado de Leiria, onde os socialistas marcaram uma espécie de pré-arranque da campanha eleitoral. “Estamos a ler, a apreciar, depois falamos sobre isso”, explicou o líder socialista, perante a insistência da comunicação social.

De acordo com fontes governamentais, o parecer do Conselho Consultivo da PGR, elaborado a pedido do Executivo, é longo e denso, pelo que precisa de análise cuidada, avança o semanário.

O parecer – que, segundo o Público foi aprovado por unanimidade – tinha sido pedido pelo primeiro-ministro depois da polémica sobre negócios de familiares de governantes com entidades públicas, mesmo que não relacionadas com o titular do cargo político. António Costa irá agora decidir se concorda com o parecer e se o divulga, a dias do início da campanha eleitoral.

“O parecer foi transmitido à entidade consulente, o gabinete do Primeiro-Ministro. A entidade competente para decidir sobre a divulgação é a que solicitou o parecer, sendo que a Procuradoria-Geral da República nada tem a opor a essa divulgação”, disse a PGR em resposta ao Público.

A aprovação do parecer acontece um dia depois da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, que iniciou a onda de notícias sobre negócios de familiares de políticos com entidades públicas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “António Costa irá agora decidir se concorda com o parecer e se o divulga.”.
    Mas este país é mesmo uma republica das bananas e o PS manda e desmanda a seu “bel-prazer”.
    Votem nisto, votem…

  2. VERGONHOSO, SÓ SE APROVEITAREM DOS TACHOS FAMILIARES, TENHO NOJO DESSA GENTE….
    INFELIZMENTE OS MAÇÕNS ESTÃO ESPALHADOS POR TODOS MINISTÉRIOS E NA RTP 1 POR ISSO MAIS UM FAMILIAR DE COSTA BEM COLOCADA ESTAVA A MODERAR O DEBATE A FAVOR DE COSTA.
    É ASSIM QUE COMEÇA UMA DITADURA, HÁ CENSURA NOS CANAIS DE TELEVISÃO E DESPEDIMENTOS!!!!
    É VERGONHOSO A APROVAREM A ASSEMBLEIA FAMILIAR DO PS DESDE O CONTINENTE Á MADEIRA E AÇÔRES…VERGONHOSO.
    E OS BOYS ENTRAM ÁS DEZENAS E ASSIM DOS QUE LÁ ESTAVAM E DEPOIS OS QUE ENTRARAM JÁ VAI PARA MAIS DE UMA CENTENA!!!!
    MAS AINDA REPITO LIBERTEM RUI PINTO, QUE ELE DIZ QUEM SÃO OS CORRUPTOS E LADRÕES DO POVO, POIS HÁ MUITA BOA GENTE QUE NÃO QUER PORQUE DESCOBRE, OS ABUTRES QUE DESTROEM PORTUGAL E ASSIM NOUTROS PAÍSES APOIAM RUI PINTO E PEDEM A LIBERTAÇÃO.
    POIS PORTUGAL É O 3.º PAÍS DA EUROPA MAIS CORRUPTO E LADRÕES DO POVO….
    MAS ASSIM É MELHOR ESTAR PRESO, PELA CONVENIÊNCIA DOS CORRUPTOS, LADRÕES DO POVO E MAÇONARIAS…
    O POVO TEM DE ACORDAR, COM TANTA CORRUPÇÃO E LADRÕES DO POVO HÁ MAIS MISÉRIA A CAMINHO E OS RICOS CADA VEZ MAIS RICOS 35%….PORTUGAL PODIA SER UM PARAISO PARA TODOS É UM PAÍS QUE PODIA SER O MAIS RICO DA EUROPA, MAS TANTOS A ROUBAR, VAMOS CAIR NO ABISMO, POVO ABRAM OS OLHOS…
    VIVA PORTUGAL SEM ESTES ABUTRES

  3. Costa tem os juízes PS que o aconselharam a pedir esse parecer, prometendo-lhe, quase de certeza, que o iriam dar favorável ao governo. A justiça está completamente politizada e presta-se a este tipo de decisões descaradas e ridículas. Como pode a justiça dizer que não são ilegais as negociatas entre membros de governo e seus familiares ? Só falta a justiça dizer: façam todas as negociatas que quiserem, que não há problemas. Isto é tudo uma vigarice pegada. Portugal está a saque, com estas corjas. Cabe ao povo repudiar estes comportamentos estranhos que assolam o pais.

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …