Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

José Sena Goulão / Lusa

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está “a ler e a apreciar” o parecer.

Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e familiares que mantenham negócios com o Estado. “Amanhã falamos sobre esse assunto“, disse António Costa, citado pelo Expresso.

As poucas declarações de Costa sobre o assunto foram proferidas à chegada a um comício do Partido Socialista (PS), no Mercado de Leiria, onde os socialistas marcaram uma espécie de pré-arranque da campanha eleitoral. “Estamos a ler, a apreciar, depois falamos sobre isso”, explicou o líder socialista, perante a insistência da comunicação social.

De acordo com fontes governamentais, o parecer do Conselho Consultivo da PGR, elaborado a pedido do Executivo, é longo e denso, pelo que precisa de análise cuidada, avança o semanário.

O parecer – que, segundo o Público foi aprovado por unanimidade – tinha sido pedido pelo primeiro-ministro depois da polémica sobre negócios de familiares de governantes com entidades públicas, mesmo que não relacionadas com o titular do cargo político. António Costa irá agora decidir se concorda com o parecer e se o divulga, a dias do início da campanha eleitoral.

“O parecer foi transmitido à entidade consulente, o gabinete do Primeiro-Ministro. A entidade competente para decidir sobre a divulgação é a que solicitou o parecer, sendo que a Procuradoria-Geral da República nada tem a opor a essa divulgação”, disse a PGR em resposta ao Público.

A aprovação do parecer acontece um dia depois da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, que iniciou a onda de notícias sobre negócios de familiares de políticos com entidades públicas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “António Costa irá agora decidir se concorda com o parecer e se o divulga.”.
    Mas este país é mesmo uma republica das bananas e o PS manda e desmanda a seu “bel-prazer”.
    Votem nisto, votem…

  2. VERGONHOSO, SÓ SE APROVEITAREM DOS TACHOS FAMILIARES, TENHO NOJO DESSA GENTE….
    INFELIZMENTE OS MAÇÕNS ESTÃO ESPALHADOS POR TODOS MINISTÉRIOS E NA RTP 1 POR ISSO MAIS UM FAMILIAR DE COSTA BEM COLOCADA ESTAVA A MODERAR O DEBATE A FAVOR DE COSTA.
    É ASSIM QUE COMEÇA UMA DITADURA, HÁ CENSURA NOS CANAIS DE TELEVISÃO E DESPEDIMENTOS!!!!
    É VERGONHOSO A APROVAREM A ASSEMBLEIA FAMILIAR DO PS DESDE O CONTINENTE Á MADEIRA E AÇÔRES…VERGONHOSO.
    E OS BOYS ENTRAM ÁS DEZENAS E ASSIM DOS QUE LÁ ESTAVAM E DEPOIS OS QUE ENTRARAM JÁ VAI PARA MAIS DE UMA CENTENA!!!!
    MAS AINDA REPITO LIBERTEM RUI PINTO, QUE ELE DIZ QUEM SÃO OS CORRUPTOS E LADRÕES DO POVO, POIS HÁ MUITA BOA GENTE QUE NÃO QUER PORQUE DESCOBRE, OS ABUTRES QUE DESTROEM PORTUGAL E ASSIM NOUTROS PAÍSES APOIAM RUI PINTO E PEDEM A LIBERTAÇÃO.
    POIS PORTUGAL É O 3.º PAÍS DA EUROPA MAIS CORRUPTO E LADRÕES DO POVO….
    MAS ASSIM É MELHOR ESTAR PRESO, PELA CONVENIÊNCIA DOS CORRUPTOS, LADRÕES DO POVO E MAÇONARIAS…
    O POVO TEM DE ACORDAR, COM TANTA CORRUPÇÃO E LADRÕES DO POVO HÁ MAIS MISÉRIA A CAMINHO E OS RICOS CADA VEZ MAIS RICOS 35%….PORTUGAL PODIA SER UM PARAISO PARA TODOS É UM PAÍS QUE PODIA SER O MAIS RICO DA EUROPA, MAS TANTOS A ROUBAR, VAMOS CAIR NO ABISMO, POVO ABRAM OS OLHOS…
    VIVA PORTUGAL SEM ESTES ABUTRES

  3. Costa tem os juízes PS que o aconselharam a pedir esse parecer, prometendo-lhe, quase de certeza, que o iriam dar favorável ao governo. A justiça está completamente politizada e presta-se a este tipo de decisões descaradas e ridículas. Como pode a justiça dizer que não são ilegais as negociatas entre membros de governo e seus familiares ? Só falta a justiça dizer: façam todas as negociatas que quiserem, que não há problemas. Isto é tudo uma vigarice pegada. Portugal está a saque, com estas corjas. Cabe ao povo repudiar estes comportamentos estranhos que assolam o pais.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …