Costa obriga Assis a cancelar almoço da “rebelião”

(dr) PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O eurodeputado Francisco Assis viu-se forçado a cancelar o almoço que tinha marcado para sábado, na Mealhada, com as vozes críticas que, como ele, estão descontentes com a actual liderança do PS.

O cancelamento é motivado pelo facto de António Costa ter marcado para o mesmo dia e para a mesma hora um encontro da Comissão Nacional do PS.

O Expresso apurou que António Costa convocou este que é o principal órgão do partido para um encontro às 15:30 horas de sábado.

A essa hora, Assis pretendia reunir-se com os militantes socialistas que estão ao seu lado nas críticas ao actual líder socialista, no que seria o primeiro passo rumo à “rebelião” que anunciou contra Costa.

No entanto, como alguns desses críticos fazem parte da Comissão Nacional, o almoço de sábado foi desmarcado, revela o Expresso.

O semanário acrescenta que “ainda não está prevista nova data para o encontro”.

Nos últimos dias, surgiram várias figuras socialistas a criticarem o timing de Assis para a realização desta reunião de vozes críticas contra Costa.

A reunião da Comissão Nacional do PS vai desenrolar-se depois de uma semana que fica marcada pelo acordo entre socialistas e bloquistas e, possivelmente, por um entendimento com os comunistas.

PCP e PS procuram ultrapassar divergências, rumo à consagração definitiva da aliança de esquerda. E, como hipótese para contornar eventuais impasses, surge a ideia de poder haver acordos separados do PS com o PCP e com o BE.

Certo é que o PS quer firmar um pacto de esquerda antes da discussão do programa do governo da coligação PSD-CDS, que decorrerá no Parlamento, nos próximos dias 9 e 10 de Novembro.

Carlos César, o líder parlamentar socialista, já avisou que, não havendo esse entendimento, o PS viabilizará o programa do governo.

É em torno destes dados que a Comissão Política Socialista vai decorrer, no próximo sábado, esperando-se que do encontro saia uma posição definitiva do PS de António Costa.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não sei para quê tanto trabalho, com entendimentos/desentendimentos. uma vez que o PR vai indigitar um Governo de Gestão…

  2. São mais os pontos que aproximam o PS ao programa da coligação do que os que o afastam da extrema esqª e apesar disso desenha-se uma subalternidade sem honra nem glória para a história do PS de Portugal.
    A. Costa campeão da “consertação” ou da ambição desmedida pelo poder?

RESPONDER

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …

Bombeiros acusam autarca de Paços de Ferreira de desrespeitar confinamento após teste positivo

Bombeiros da corporação de Paços de Ferreira dizem ter comunicado à GNR que o presidente da Câmara local, Humberto Brito, "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado que …

Preferimos irracionalmente os números redondos (mesmo quando os exatos nos favorecem mais)

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos concluiu que o Homem tem uma preferência irracional por números arredondados, optando por estes mesmo em situações em que os números exatos o favorecem mais. Prefere …

RTP gasta anualmente 200 mil euros na manutenção de terrenos não utilizados

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou que a empresa gasta anualmente 200 mil euros em manutenção de terrenos não utilizados, sendo que nos últimos cinco anos gastou um milhão de euros nesta …