Costa pode assinar acordos separados com Catarina e Jerónimo

PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O PS ameaça o PCP com a possibilidade de aprovar o programa do governo da coligação, caso não haja um acordo à esquerda antes da discussão do mesmo, mas os socialistas estarão dispostos a contornar eventual impasse nas negociações com os comunistas com acordos feitos à medida.

O entendimento entre o PS e o Bloco de Esquerda é já uma certeza, embora haja ainda vértices a limar. E hoje, socialistas e comunistas vão tentar dar um passo em frente rumo a uma aliança de Esquerda que derrube o governo da coligação PSD-CDS.

A reunião entre PS e PCP, agendada para esta quarta-feira, não deverá ainda ser definitiva, mas já deverá dar uma ideia bastante clara dos aspectos que poderão ser mais difíceis de contornar.

Se houver impasses inultrapassáveis, o PS poderá optar por assinar acordos “autónomos” com o BE, com o PCP e com o PEV – Partido Ecologista Os Verdes.

O cenário é avançado pelo Diário de Notícias, que sustenta que, embora o cenário ideal seja uma aliança a três, os acordos separados poderão ser a única solução viável para “ultrapassar divergências”.

Aquilo que é certo é que os socialistas querem apressar um entendimento.

Carlos César, o líder parlamentar do PS, já avisou o PCP e o BE de que é preciso que haja um acordo “aclarado” até à discussão do programa do governo da coligação que vai decorrer no Parlamento nas próximas segunda-feira e terça-feira, 9 e 10 de Novembro.

Caso não surja essa aliança de Esquerda, o PS ameaça aprovar o programa de governo da coligação.

Acordo à esquerda também prevê alterações ao IRC

Entretanto, continuam a ser divulgadas algumas das medidas que constam do entendimento firmado entre PS e BE.

Além do regresso do IVA da restauração aos 13%, do descongelamento das pensões e do aumento das que têm valores mais baixos, da eliminação em dois anos da sobretaxa de IRS, este acordo prevê ainda uma nova descida na taxa nominal do IRC.

Jornal de Negócios nota que também está definida a redução do período de reporte de prejuízos das empresas.

Deste modo, o prejuízo fiscal de um exercício poderá ser abatido em metade dos 12 exercícios seguintes, como está estipulado neste momento.

Previsto está também que “o regime de eliminação de dupla tributação sobre os lucros em IRC só se aplique a participações mínimas de 10% em diante”, conforme sustenta o mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Está o AC (PS) no seu melhor. Portugueses entregues á bicharada de politicos deste natureza… Agora dá-se ao luxo de fazer chantagem c/ a esquerda.. CUIDADO PORTUGUESES c/ este tipo de gente, quando chegam a este ponto são capazes de tudo, este AC é outro JS.

  2. Costa a fazer chantagem com o PCP, não me façam rir. O Costa está mais entalado que a a Erica Fontes, terá de ceder a tudo e mais alguma coisa, pois a sua única opção é ser 1.º ministro, se não for leva um pontapé no cu dos socialistas ( de todos, tanto os que querem ser poder, como os que acham tudo isto uma loucura ) COSTA APRENDE : SÓ SE PODE FAZER CHANTAGEM SE TIVERES ALGUMA VANTAGEM, E NESTE MOMENTO QUEM PRECISA DELES ÉS TU, A TUA CHANTAGEM VALE TANTO COMO NADA.

  3. O “Ghandi do lgº do Rato” no seu melhor…
    Afinal o tal acordo alargado não passa de meia dúzia de combinações para que não seja apeado da liderança do PS.
    Se tivesse um pingo de vergonha já se teria posto a andar, mas não!
    Há muito tacho e favor a distribuir.
    Pobre país este com tanta gente reles por aí… e pelos vistos com algum poder.

  4. Ainda bem que o Costa decidiu suicidar-se!!!
    Assim ficamos a saber qual o verdadeiro objectivo do PC – CDU = NENHUM, 0 (ZERO), nickles, NADA, NIENTE, NOTHING, RIEN DU TOUT.
    São uma fraude completa, uma inutilidade partidária e institucional que só serve para albergar e aburguesar uns tantos pseudo e bafientos proletários de carteira recheada e reforma choruda.

  5. O A.C. já viu que não tem saída possível, a não ser ir a novas eleições dentro do próprio partido, onde já tem oposição suficiente para o derrubar. Com chantagem e cedência ou não por parte do P.C. que muito está a custar a G. Sousa, embarcar nesta aventura e que só vai fazer com que o P.C. perca mais lugares na A.R…de qualquer maneira, ainda vão ter que aceitar a decisão do P.R., que passará por indigitar um Gov. de Gest., que será bem melhor do que ter estes trapalhões a desgovernar, distribuindo o que Portugal não tem.

  6. Nas próximas 24 horas PS sob direcção de uma nova troica de lementos saídos do conselho nacional reabre negociações com a coligação por imperativo nacional e dos credores que cá aplicaram guito.
    NB.- MEALHADA no epicentro do terramoto político

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …