“Momento crítico.” António Costa diz que “não podemos voltar a paralisar o país todo”

António Pedro Santos / Lusa

À entrada para a reunião do Infarmed, António Costa referiu que esta é uma reunião “muito importante porque estamos a entrar numa altura crucial” de retoma da atividade coletiva.

Ao jornalistas, o primeiro-ministro adiantou que serão ouvidos especialistas sobre o motivo pelo qual a Europa verifica, “mais cedo do que esperávamos, um aumento dos casos e o que podemos fazer” para evitar que o mesmo aconteça em Portugal.

À entrada da reunião, António Costa repetiu que é necessário manter os cuidados de higiene e afastamento social porque vão continuar a ser medidas essenciais até que haja uma vacina. “O que aprendemos todos desde março é que se todos cumprirmos as regras podemos controlar o aumento exponencial da pandemia e isso é fundamental para que não haja uma carga excessiva sobre os serviços de saúde”, disse, citado pelo Observador.

Ao contrário do que aconteceu noutros países, “nunca estivemos em situação crítica no SNS”, sublinhou, destacando que nunca houve uma ocupação superior a 63% nas camas de cuidados continuados, uma capacidade que entretanto foi reforçada.

“Nós temos de evitar a todo o custo que tivemos as soluções que tomámos em março e abril porque do ponto de vista social e económico não são, obviamente, sustentáveis. Não podemos voltar a uma paralisação global da economia“, acrescentou ainda.

Apesar de admitir que Portugal se encontra num momento crítico, Costa afastou que o estado de contingência que passará a vigorar em todo o território a partir de 15 de setembro traga medidas “excessivas”.

Depois de as primeiras dez reuniões terem decorrido no auditório do Infarmed, em Lisboa, o encontro desta segunda-feira realiza-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O governante justificou o retomar da “audição dos especialistas”, interrompida durante o verão, não só para fazer um ponto de situação, mas para “perceber bem o que é que se está a passar no conjunto da Europa e porque razão é que há um aumento significativo de casos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …