Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

José Coelho / Lusa

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da oposição.

De acordo com a sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF, apesar do descontrolo da pandemia no mês de janeiro, uma maioria de 56% faz uma avaliação positiva do trabalho do primeiro-ministro. Esta avaliação não varia muito dos resultados do barómetro de dezembro passado, tendo subido um ponto percentual.

29% consideraram que a atuação de António Costa foi negativa. Fazendo a diferença entre as avaliações positivas e negativas, o líder do Governo regista um saldo positivo de 27 pontos, valor praticamente igual ao que tinha em dezembro.

Relativamente ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, regista-se um novo pico de popularidade (68% de avaliações positivas), mais seis pontos percentuais do que na última sondagem, quando essa popularidade estava em queda.

Apenas 18% fizeram uma avaliação negativa do chefe de Estado, o que faz com que alcance um saldo positivo de 50 pontos (mais 10 do que no barómetro de dezembro).

A sondagem mostra também que Marcelo tem carta branca para ser mais exigente com o Governo. 70% defendem um maior grau de exigência, enquanto 24% respondem que não é necessário.

O inquérito da Aximage revela que o Executivo também se encontra estabilizado, sendo que 50% dos inquiridos fazem uma avaliação positiva e 33% negativa. No caso da oposição, 41% tem uma opinião negativa, contra 28% que considera que estes partidos têm tido uma atuação positiva.

Quando se questiona quem é a principal figura da oposição, o líder do PSD, Rui Rio, e o presidente do Chega, André Ventura, surgem empatados com 33%. Em terceiro lugar fica a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, com 10%.

Questionados sobre quais são as prioridades, os inquiridos desta sondagem apontaram o combate à pandemia (85%) e o investimento no Serviço Nacional de Saúde (84%) como sendo as principais.

Seguem-se o combate à pobreza (79%), o fortalecimento da economia (69%) e, bem mais abaixo, a redução do défice (38%).

Segundo o DN, a sondagem foi conduzida nos últimos quatro dias da semana passada, período em que os números da pandemia já mostravam uma clara melhoria, o que pode explicar os resultados positivos do primeiro-ministro e do Presidente.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O António Costa é imune a todas as gripes, a todos os tumultos e motins. Aliado ao papagaio, alimenta o bicho vigarista geral. Cambada de corruptos e ladrões.

RESPONDER

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …