Costa formaliza proposta de moção de rejeição ao Governo

José Coelho / Lusa

-

O secretário-geral do PS, António Costa, formalizou este domingo, perante a Comissão Política do seu partido, a apresentação de uma moção de rejeição ao Governo PSD/CDS, que deverá ser votada na terça-feira na Assembleia da República.

A proposta de avançar com a apresentação de uma moção de rejeição ao XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, foi transmitida por António Costa no início da reunião da Comissão Política Nacional do PS.

Segundo fonte da direção socialista, na sua intervenção, António Costa fez o ponto da situação das negociações com o PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes para a formação de um executivo alternativo socialista, concluindo que “estão garantidas as condições de estabilidade para uma governação de legislatura”.

“Estão preenchidas condições para uma alternativa real e credível, duradoura para uma legislatura”, declarou o secretário-geral do PS.

Assis critica a “falta de solidez” no apoio da esquerda

O eurodeputado socialista Francisco Assis considerou que o acordo entre PS, Bloco e PCP carece de solidez face aos imponderáveis de uma governação, sobretudo no plano europeu, e que há divergências “de fundo” entre estas forças.

“Entendo que as nossas divergências de fundo com o PCP e Bloco de Esquerda são de tal ordem em matérias fundamentais que não dão garantias de termos um Governo com uma verdadeira capacidade reformista”, declarou o ex-líder parlamentar do PS, apontando como exemplos de divergências de fundo as áreas da economia, das finanças, a União Europeia e “o próprio modelo de sociedade”.

Questionado sobre a aprovação no sábado, pela Comissão Nacional do PS, por ampla maioria, de um programa de Governo já acordado com o PCP e Bloco de Esquerda, Assis contrapôs que um programa de Governo “não é apenas uma lista de medidas“.

“Um compromisso de Governo é a possibilidade de compartilhar algumas ideias de fundo numa altura tão decisiva da vida europeia. A minha divergência com este caminho da direção do PS é de fundo, além de que fiz uma interpretação dos resultados das eleições legislativas que levanta um problema: O PS, face aos resultados que teve, deveria assumir no parlamento a liderança da oposição. Esse seria o caminho mais adequado”, completou.

Mas Francisco Assis levantou também dúvidas sobre a solidez desse futuro executivo de esquerda, advertindo que governar “não é só ter um conjunto de medidas pré-estabelecidas, mas, sobretudo, enfrentar situações imponderáveis ou desconhecidas”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não basta uma lista de medidas “concretas”… Como será com os “imponderáveis” no decorrer da governação? Deveras inconsistente o que resulta de bicos de pés de um e de outros amorfos da política partidária nacional. Nem sequer perceberam o golpe de rins do TSipras e quase implosão do Syriza… Em Portugal tudo funciona desde que alguém queira e outros se calem.

  2. A culpa é do Centeno porque o Costa não percebe de economia como se provou nos debates da campanha. Assim sendo, esperemos pela responsabilidade civil ((ou criminal) de cada um deles porque a responsabilidade política é uma autêntica treta.

RESPONDER

Número de mortos por coronavírus continua a aumentar. Pico do surto deverá acontecer em 10 dias

O mais recente balanço de infetados com coronavírus na China continental aproxima-se dos seis mil, enquanto o vírus SARS infetou 5.237 pessoas. Número de mortos continua a subir e está nos 132. Só na China continental, …

Polícia Marítima intercetou embarcação com 11 imigrantes ilegais em Olhão

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. Segundo …

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …