Costa responde a autarcas: são os “primeiros responsáveis pela proteção civil” nos concelhos

Manuel Almeida / Lusa

O primeiro-ministro sublinhou esta segunda-feira que os autarcas são os “primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho”, ao responder a críticas como a do vice-presidente da Câmara de Vila de Rei.

“Eu não faço comentário enquanto os incêndios e as operações estão a decorrer e, sobretudo, não digo aos que são os primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho, que são os autarcas, o que é que devem fazer para prevenir, através da boa gestão do seu território, os riscos de incêndio”, disse o primeiro-ministro aos jornalistas.

Costa inaugurou cinco unidades de saúde nos concelhos de Sintra e Amadora, no distrito de Lisboa. À margem, o governante foi questionado sobre o incêndio que deflagrou no sábado em Vila Rei e alastrou ao concelho vizinho de Mação, mas também sobre as críticas dos autarcas da zona, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César, que disse esta segunda-feira que este concelho “está farto” de enfrentar chamas ano após ano e garantiu que o “Estado voltou a falhar” na prevenção do incêndio.

“O concelho está farto, como diz o nosso presidente da Câmara [Ricardo Aires]. Está farto destes sucessivos incêndios com origem criminosa e está farto de ver o Estado voltar a falhar às populações”, referiu, em declarações à agência Lusa.

O chefe do executivo referiu que “o Governo tem estado, desde a primeira hora, a acompanhar a situação desde sábado”, tanto ele próprio como o ministro da Administração Interna, o secretário de Estado da Proteção Civil, ou “as instituições do Estado sob a liderança da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

“Neste momento, é um momento deixar os profissionais fazerem o seu trabalho, com a grande dedicação com que estão a fazer, darem tudo por tudo para protegerem as pessoas, para salvarem os bens das pessoas, para protegerem a nossa floresta e, no final, falaremos”, advogou.

António Costa disse ter “uma grande confiança em todos os profissionais e voluntários que estão a trabalhar”, sejam bombeiros voluntários, sejam os bombeiros da força especial de bombeiros, militares da Guarda Nacional Republicana ou das Forças Armadas. “Todos estão a dar o seu melhor para que esta situação se possa controlar o mais rapidamente possível”.

O primeiro-ministro assinalou também que “durante a manhã [o fogo] esteve praticamente dominado”, mas “infelizmente as condições atmosféricas não permitiram uma consolidação atempada da situação”. “Mas vamos deixá-los trabalhar, acho que é isso que é necessário”, sublinhou.

É de “mau tom” fazer críticas com o fogo ainda ativo

Também o líder do PSD, Rui Rio, considerou esta segunda-feira que é de “mau tom” fazer críticas e avaliar responsabilidades quando os incêndios ainda estão a ser combatidos.

Questionado pelos jornalistas sobre o incêndio que deflagrou em Vila de Rei, Rio salientou que esta “não é a altura” para se estarem a fazer críticas ou a apurar responsabilidades, considerando de “mau tom” que isso aconteça enquanto o fogo está a ser combatido.

“Quando estão os incêndios a decorrer e em que todos nós devemos ajudar a que se apague o incêndio não é o momento de se estar a fazer visitas. Fui criticado por isso [por não fazer visitas] e hoje mesmo aqueles que fizeram visitas agora já não fazem porque percebem que não devem ser feitas”, acrescentou o líder do PSD, que falava aos jornalistas durante uma reunião preparatória da campanha social-democrata para as legislativas de outubro, que decorre em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

Nesta altura, defendeu, todas as pessoas devem estar solidárias “com todos os que estão a combater os incêndios, a começar pelos bombeiros e depois, naturalmente, as próprias vítimas”. Para Rui Rio, enquanto o combate decorre não se deve “criar qualquer perturbação, antes pelo contrário”.

“Depois de tudo terminado, aí sim devemos tirar conclusões, ver que erros possam ter havido para que sejam corrigidos e apontar, naturalmente, os responsáveis”, disse.

Quanto ao fogo que deflagrou no sábado, o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul (CADIS), Luís Belo Costa, informou esta terça-feira que o incêndio em Mação e Vila de Rei está 90% em fase de resolução.

No balanço da manhã desta terça-feira, a Proteção Civil dá conta de uma situação “consideravelmente mais favorável” no que diz respeito aos incêndios em Mação e Vila de Rei, com “90% do incêndio em resolução e uma grande percentagem deste já em consolidação”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

40 COMENTÁRIOS

  1. Os verdadeiros “RESPONSÁVEIS”, são os que (brincam) com isqueiros, mandatados por entidades X !!!!………. Penas pesadas por os pirómanos e seus mandatários, é o que falta. Não sei porque razão não são aplicadas ?????. Alguém me pode esclarecer ?????

  2. A preversao:
    Nao senhor… os primeiros responsaveis sao os empregados das juntas de freguesia e a seguir os respectivos presidentes. Depois os vereadores municipais e a seguir é que vem o presidente da camara. Logo de seguida sao os autarcas distritais.
    Só no fim desta cadeia é que a geringonça tem alguma responsabilidade, mas se formos subindo tambem toca ao presidente da republica.
    O Povo é a cereja no topo do bolo.
    A verdade:
    Os incendiarios ou representantes deles, estao na assembleia da republica.

    • Muito bem. Costa quase que não tem responsabilidade nenhuma, porque só atrás dele está o presidente da AR e o presidente da república. Logo, o governo não tem responsabilidade nos incêndios, mas sim todos nós, o povo. Cada 10 portugueses façam favor de comprar um carro de bombeiros.

  3. Este palhaço nunca foi culpado de nada. Já nos idos 2005 ou 2006, quando o 44 andava a tombar leões no Quénia esta aventesma era ministro da A.I. Estava tudo a arder mas estava tudo bem. O 44 ainda de lá telefonou mais de 2 vezes, mas ele respondia que não se preocupasse. Mas nunca foi culpado de nada. Aprendeu com o seu padrinho soares. Todos os anos se ouve falar de prevenção mais prevenção, todos os anos se fala em matas que não são limpas e até inventaram umas multas para quem não limpasse. Mas todos os anos se repete a mesma praga. O eucalipto tem sido excomungado por causa dos incêndios. Na minha terra, bastante mais abaixo, há lá muito pinheiro e muito eucalipto. Também deve haver pessoas descuidadas. Porque é que aquilo não arde?

    • “Porque é que aquilo não arde?”
      Por curiosidade minha, qual a resposta a esta sua pergunta?
      Acho importante saber, ate para aplicar nos outros lugares (digo eu), mas como referi é apenas curiosidade minha

      • A resposta que eu tenho é porque não lhe deitam fogo. Pasto e pinhal há por la muito. Mas não são extensões de muitos hectares. Talvez não interesse a ninguém que aquilo arda.

  4. Não deixa o Dr. Costa de ter alguma razão. Há muitos autarcas (assim como as autoridades competentes) que primam pela negligência. Sei do que falo na medida em que já denunciei duas ou três situações de mato e sei qual foi a (não) resposta dos (ir)responsáveis.

    Mas é também bom não esquecer que, tudo aquilo que é domínio público continua por limpar (as multas só se aplicam a alguns privados) porque o Estado e algumas grandes empresas continuam a ter tratamento diferenciado. Pergunto eu: para quando os reclusos limparem a floresta do Estado? Não é só cometerem crimes e comerem à nossa conta…

    Por outro lado, também todos sabemos que, sacudir a “água do capote” é a especialidade do Dr. Costa. Talvez não fosse má ideia pedir-lhe que ajude a apagar os incêndios através da acção de sacudir a água do capote… Muita a água e grande o capote…

    • O seu comentário omitiu os do isqueiro, os da caixa de fósforos, os dos artefactos pirotécnicos etc…esses para si não são os culpados, os culpados são os donos dos pinhais, os que vão construir junto de um pinhal (que já lá estava) também não são culpados.
      Pelos vistos se você tivesse pegado numa enxada e tivesse roçado o mato é algo que não está no seu ADN, mas pegar no telefone e denunciar para irem fazer o trabalho que você não quer fazer, você é um campião.

      • O Sr. mistura alhos com bugalhos. Vamos por partes:

        1 – onde é que eu escrevi que a culpa é dos donos dos pinhais – esses têm culpa se não cumprirem a Lei que os manda limpar (coisa que o Estado não faz);

        2 – Claro que os autores materiais – os pirómanos (e mais ainda os autores morais – os mandantes), são os principais culpados. Não omiti isso. Mas os “representantes” (leia-se, os políticos) são eleitos e pagos (nalguns casos principescamente) para nos representarem e fazerem cumprir o interesse público. Se se demitem de tal, não servem para nada, certo? Um exemplo: os que vão construir casas junto a pinhais (em terrenos seus) são culpados sim. Mas o verdadeiro culpado é quem autoriza, ou não autorizando, fecha os olhos e assobia para o lado. Esses são os tais representantes. Se as leis fossem cumpridas e quem as faz tão diligentemente fosse igualmente diligente a assegurar o seu cumprimento, maior parte dos problemas não se colocariam.

        3 – Efectivamente nunca rocei mato. O meu papel é outro. Mas decerto não me caíriam os parentes na lama se o fizesse. A questão aqui é que também não tenho terreno para o fazer (e não pretendo vir a ter). Como referi o meu papel/profissão é outro e não envolve enxadas (com todo o respeito por quem as usa).

        4 – Por último: não sou “campião” do que quer que seja. Mas penso pela minha cabeça e não me abstenho de exercer um direito que tenho: o da liberdade de expressão. Não gosta? Paciência…

        • Aparentemente também não gostou do meu direito de expressão ou só têm direito quando a opinião dos outros tem que ser igual à sua?
          Vivi no meio dos pinhais, fui resineiro, percorri mais quilômetros nos pinhais que qualquer idiota pseudo técnico em fogos e quando falo sobre pinhais é algo que sei do que estou a falar não como certos idiotas do governo que foram para o pinhal a fazer que faziam só porque lá estava a TV.
          Portanto pelo que li do seu comentário é um excelente treinador de sofá, apesar em algumas coisas ter razão.

          • Estimado Carlos,
            Não vale a pena chatearmo-nos por coisa tão pouca. Todos têm direito à opinião. O problema é que no seu primeiro comentário foi ofensivo sem necessidade. Pelo facto de não ter roçado mato, não tenho direito a ter opinião?
            Quanto àquilo que já fez e ao seu conhecimento em relação aos pinhais, respeito muito. Não apenas pelo que fez, mas porque a forma como escreve deixa bem patente que não se acomodou com essa vida (e volto a dizer, com todo o respeito que me merece qualquer actividade para lá da minha).
            De facto, neste caso, sou treinador de sofá e não tenho quaisquer problemas em ouvir quem sabe mais do que eu sobre o assunto. E, esse é o problema de muito boa gente: pelo facto de terem um canudo (qualquer que seja) perdem a capacidade de ouvir.

            Em todo o caso, o que estava aqui em questão é que:
            1 – O Dr. Costa veio sacudir a água do capote, como se o governo que encabeça não tivesse culpas no cartório. Ora, além de que lhe fica mal fazê-lo, o governo tem responsabilidades, sim. Desde logo porque não limpa o que é seu;

            2 – Os Srs. do poder local também têm culpas. Muitas das vezes não actuam quando deviam, apenas porque o dono do terreno é amigo ou parente. Doa a quem doer, têm de agir e fazer respeitar a lei. É para isso que ocupam esses cargos.

            3 – Os donos dos terrenos têm de os limpar, como é óbvio, e quanto mais não seja para protegerem o que é seu.

            4 – Claro que, casas ao lado de pinhais e/ou eucaliptais, tem de dar asneira. Mas, mais uma vez, quem o permite, é o primeiro culpado.

            Em todo o caso, obrigado pela sua partilha. Não precisa é ofender.
            Um abraço!

      • E o maniento (para não dizer sonso) ministro da AI, diz que fizeram tudo o que tinham a fazer. Então tudo o que ele tinha para oferecer eram 5 dias a arder a floresta. Aonde chega a infelicidade desta corja, feita governação do país.

  5. Ele nunca é culpado, para ele são as Câmaras, os donos dos pinhais ( por isso no inverno não deixei nenhum pinheiro de pé), se há filas nos serviços público a culpa é das pessoas, se não há consultas a culpa é do…ca ra xxo. Dele nunca é.
    Os fogos a culpa é dum raio (que o parta), quando todo o mundo sabe que 40% são efectuados por pseudo bombeiros, 50% por criminosos organizados e com técnicas avançadas.
    Agora é que ele e o martelinho podia ir para os pinhais fazer o que andaram a fazer só para povo idiota digerir no inverno.
    Entretanto os incendiários estão em frente da TV a terem orgasmos só de verem os efeitos do fogo.

  6. Eu só me admiro de como é que alguém ainda ouve este sujeito e lhe dá importância.
    Os políticos, como ele, que vão aproveitando a teta, porque ainda têm 32% de papalvos que votam neles.

  7. Comentários que metem nojo. O desiludido espuma raiva por todos os poros contra o Dr. A. Costa e o governo, deve ter perdido o taxo que tinha e agora não se controla, diga lá onde é que o governo atual lhe pegou e o senhor perdeu a mama. Grande aventesma que todos os dias aqui está a mandar palpites do mais ordinário possível. Imigre homem e deixe-nos a todos livres dos seus ódios doentios.
    E você Leão dos Campos vá dar uma volta à selva e deixe os papalvos terem opinião, porque são eles o garante da democracia em que pelos vistos o Sr. não sabe viver. Eu agora vou votar PS e ainda tenho fé em que apesar de tudo havemos de chegar à maioria absoluta (44%).

    • O colega deve andar a mamar forte e feio na coisa pública. Então um governo que nos atira para praticamente o último lugar da União Europeia e o colega ainda fica contente?! É palerma ou anda distraído?

        • Mas estes atiraram-nos para baixo, aumentaram a dívida pública em valor absoluto e aplicaram a maior carga fiscal de sempre em Portugal. É caso para perguntar: para onde é que foi o dinheiro? É que entretanto aumentaram a dívida de Portugal!!!!

  8. É claro que as responsabilidades de alguma coisa má é sempre dos outros, seja o primeiro ministro o presidente da república, o presidente da camara, etc, etc, qualquer um serve para apontar o dedo, cada um de nós é que nunca tem culpa de coisa nenhuma.
    Se calhar aqueles incêndios na California que mataram não sei quantas pessoas e destruiu não sei quantas habitações também foi culpa do Costa, ou do Socrates, talvez até do Soares.
    Por muitos aviões que se usem, por muitos meios materiais e humanos que se tenha, por muito limpas que estejam as matas, só um idiota de grande calibre é que pode pensar que estes incêndios nunca mais acontecem, é que a partir de um determinado nivel de fogo e com as condições adequadas não há nada que os apague, excpeto uma grande chuvada

  9. Comentários que metem nojo. O desiludido espuma raiva por todos os poros contra o Dr. A. Costa e o governo, deve ter perdido o taxo que tinha e agora não se controla, diga lá onde é que o governo atual lhe pegou e o senhor perdeu a mama. Grande aventesma que todos os dias aqui está a mandar palpites do mais ordinário possível. Imigre homem e deixe-nos a todos livres dos seus ódios doentios.
    E você Leão dos Campos vá dar uma volta à selva e deixe os papalvos terem opinião, porque são eles o garante da democracia em que pelos vistos o Sr. não sabe viver. Eu agora vou votar PS e ainda tenho fé em que apesar de tudo havemos de chegar à maioria absoluta (44%).

    • Pelos visto eu estou a deixar os papalvos terem opinião. O seu comentário é a prova disso. Eu não perdi tacho nenhum porque já sou aposentado há muito tempo. E nunca andei metido na porca da política. O senhor é que poderá ter perdido algum tacho e está à espera que essa corja tenha a maioria absoluta. Quanto à “democrácia” que refere não se esqueça que quase metade do eleitorado não vota. Mas o casarão da A. R. fica sempre cheio de papistas a sugar o suor dos pobres que estão esmifrados até ao tutano, com impostos. Mas o ódio já vem de mais longe. Trabalhei numa empresa pública e os “grandalhões” eram todos “socialistas”. E as carreiras eram só para quem fosse do partido. Quer fosse bom empregado ou não valesse um caracol. Fiquei-lhes com um ódio do caraças. O senhor comente como entender e não precisa de me responder porque eu também não lhe respondo..

      • Pois, por isso é que este governo volta a meter mais gente na função pública. Esta foi sempre a grande intenção xuxalheira: enquanto governo, meter o máximo de gente lá para dentro para garantir os seus votos e muitos dos respetivos familiares. Gostava que fizessem uma sondagem na função pública, para sabermos a percentagem de funcionários xuxalheiros. A grande maioria do povo português ficaria espantada.

        • Têm a família toda entachada, seja no continente, seja nas êlhas, e ainda querem lá meter mais… Agora só se forem parentes muito afastados, porque os mais próximos estão lá todos. No tempo do Salazar também se usavam cunhas, mas hoje usa-se e abusa-se.

  10. O Costa disse uma verdade irrefutável, mas há quem precise de um desenho para entender. O 1º Ministro é o chefe máximo da Proteção Civil, seja lá o que isso for (no tempo dos Bombeiros, não havia tanta gente a querer mandar e as coisas funcionavam), mas os presidentes das autarquias, hieràrquicamente, são os responsáveis na sua autarquia, na gestão e planeamento da proteção civil (mais uma vez, seja lá o que isso for).

    • Por isso é que houve tantos mortos em 2017. As responsabilidades foram dos presidentes de Câmara, não da ministra da AI, nem dos comandantes máximos, nem do 1º ministro ! Ó Sousa, a sua ordem de ideias até faz rir.

      • Como referi no meu post, V. Exª deve ser também dos que precisa de desenhos para entender o que lê. Qual foi a parte do meu comentário em que se baseou para concluir que apenas um dos intervenientes da cadeia de competências tem responsabilidade? Aqui vai o desenho: O facto de os autarcas terem a SUA responsabilidade, não significa que todos os outros se possam demitir das suas próprias. Mas enfim, já percebi onde quer chegar. O Costa é o culpado, não é? A bicicleta é para entregar onde? Tem preferência pela cor? Lajanja? Desculpe, essas estão esgotadas.

        • Lajanja ? Que cor é essa ? Já estou a ver que essa das bicicletas é apenas uma sua paródia mental, porque bicicletas lajanja não existem nem nunca existiram.

  11. As culpas vão sem dúvida alguma desde a governo central passando por autarcas e proprietários, era ver nas imagens terrenos repletos de mato e erva por tudo o que é sítio.
    Com o envelhecimento da população e abandono dos terrenos só haverá quanto a mim uma solução a tomar que é ordenamento do território dividido em grandes parcelas e estas divididas em várias espécies arborícolas entregues a empresas obrigadas a cumprir regras de limpeza e manutenção, nada de meter o Estado em tal assunto pois é pior ainda que os outros, exigir-lhe apenas vigilância sobretudo nos meses quentes e tudo isto será uma pechincha comparado aos milhões gastos e perdidos com a situação actual. Enquanto esta ou outra medida de fundo não for tomada o país vai-se tornando num deserto.

  12. O sonso ministro da Administração Interna disse hoje, relativamente aos incêndios de 4 dias no pinhal interior: “fizemos tudo o que tínhamos previsto”.
    Portanto pode-se inferir que o que ele disse é que tinha previsto que ardesse quase todo aquele território dos municípios de Vila de Rei e de Mação, o que é de grande gravidade e irresponsabilidade. Como é que metem um gajo destes, meio caduco, a tomar conta da prevenção e gestão dos incêndios ? Quando é que este governo começa a mostrar alguma coisa que se veja quanto a esta matéria ? Será que o povo português tem que se conformar com estes enormes desastres, a cada ano que passa ?

  13. Não há hipótese. Este governo é a desgraça total em termos de ataque a incêndios. Gabam-se que têm meios de ataque como nunca e o resultado é sempre a mesma merda. Uma desgraça por todo o país. Um Portugal onde o verde proliferava é agora um deserto negro. Um Portugal terrivelmente mais pobre, onde o tecido económico de tantas e tantas populações do interior, fica destruído a cada ano que passa. Só agora em menos de 4 dias foram mais de 8500 hectares que o país perdeu. Esta gente não deveria ser criminalmente responsabilizada ? Em Outubro, os portugueses dirão de sua justiça.

  14. São todos uns excelentes comentadores de taverna, só vos falta o copo de vinho do Camilo Alves, um baralho de cartas já gasto ou as pedras de dominó alinhadas na mesa que quando batidas com força acordam o bêbado da mesa ao lado que sarapantado volta a cair naquele sono embriagado no meio de meia dúzia de asneiras.

    • Camilo Alves, porque estás a comentar, então também te consideras um dos da tasca com o copo de vinho cheinho em cima da mesa!

    • Nunca meça os outros pela sua bitola. Se não passa de um labrego e alcoólico então reserve-se nos seus urros e nos seus impropérios estomacais somente para si.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …