António Costa “apanhado” nas escutas à máfia do sangue

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

As escutas telefónicas efectuadas no âmbito das investigações ao chamado caso da “máfia do sangue”, que envolve a Octapharma e suspeitas no negócio da venda de plasma humano, “apanharam” conversas do primeiro-ministro, mas sem relevância criminal.

A notícia é avançada, esta quinta-feira, pela revista Sábado que refere que a Polícia Judiciária interceptou 122 escutas telefónicas envolvendo António Costa. Circunstância que terá sido acidental.

Nestas conversas, o primeiro-ministro surgirá a falar com Manuel Pizarro, antigo secretário de Estado da Saúde e vereador do PS na Câmara Municipal do Porto, que é um dos elementos investigados no âmbito deste caso da “máfia do sangue”.

O primeiro-ministro não está directamente a ser investigado, nem as conversas revelarão qualquer dado comprometedor para António Costa, segundo a publicação.

No âmbito das escutas telefónicas, também é possível detectar uma jornalista da TVI a avisar um dos suspeitos do caso, Luís Cunha Ribeiro, o ex-presidente do INEM, de que estava sob investigação, avança a revista.

O ex-administrador da Octapharma, Paulo Lalanda e Castro, é outro dos arguidos do caso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Se me é permitido, cuidado com os títulos sensacionalistas. Ainda vos acusam de difamação… E Isso vindo do Primeiro Ministro é capaz de não ter muita graça. Digo eu…

    O “Sem relevância Criminal” talvez devesse estar no título.

    • Caro MMQ,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Note no entanto, antes de mais, que “apanhado” foi colocado entre aspas.
      Mas, e mais importante, o titulo está literalmente correcto. Não diz que o primeiro-ministro foi “apanhado” a cometer um crime. Diz que foi “apanhado” (por acaso) numa gravação. Foi, literalmente, o que aconteceu, e nada mais.

  2. Isto é o que se chama de não notícia. Não tem relevância criminal… Então porquê “anunciar”? Porque não anunciam então a empregada de limpeza “apanhada” em conversas sem relevância criminal? O título está realmente “literalmente correcto”, mas não deixa de ser malicioso por causa das conclusões de que daí se podem tomar (e já foram, como se vê pelos comentários do Desiludido).

  3. Estranho! Apanharam-no em 122 escutas e sem alguma relevância criminal? Seriam frases de apoio, ou de simples cortesia? Esclareçam-nos…

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …