António Costa “apanhado” nas escutas à máfia do sangue

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

As escutas telefónicas efectuadas no âmbito das investigações ao chamado caso da “máfia do sangue”, que envolve a Octapharma e suspeitas no negócio da venda de plasma humano, “apanharam” conversas do primeiro-ministro, mas sem relevância criminal.

A notícia é avançada, esta quinta-feira, pela revista Sábado que refere que a Polícia Judiciária interceptou 122 escutas telefónicas envolvendo António Costa. Circunstância que terá sido acidental.

Nestas conversas, o primeiro-ministro surgirá a falar com Manuel Pizarro, antigo secretário de Estado da Saúde e vereador do PS na Câmara Municipal do Porto, que é um dos elementos investigados no âmbito deste caso da “máfia do sangue”.

O primeiro-ministro não está directamente a ser investigado, nem as conversas revelarão qualquer dado comprometedor para António Costa, segundo a publicação.

No âmbito das escutas telefónicas, também é possível detectar uma jornalista da TVI a avisar um dos suspeitos do caso, Luís Cunha Ribeiro, o ex-presidente do INEM, de que estava sob investigação, avança a revista.

O ex-administrador da Octapharma, Paulo Lalanda e Castro, é outro dos arguidos do caso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Se me é permitido, cuidado com os títulos sensacionalistas. Ainda vos acusam de difamação… E Isso vindo do Primeiro Ministro é capaz de não ter muita graça. Digo eu…

    O “Sem relevância Criminal” talvez devesse estar no título.

    • Caro MMQ,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Note no entanto, antes de mais, que “apanhado” foi colocado entre aspas.
      Mas, e mais importante, o titulo está literalmente correcto. Não diz que o primeiro-ministro foi “apanhado” a cometer um crime. Diz que foi “apanhado” (por acaso) numa gravação. Foi, literalmente, o que aconteceu, e nada mais.

  2. Isto é o que se chama de não notícia. Não tem relevância criminal… Então porquê “anunciar”? Porque não anunciam então a empregada de limpeza “apanhada” em conversas sem relevância criminal? O título está realmente “literalmente correcto”, mas não deixa de ser malicioso por causa das conclusões de que daí se podem tomar (e já foram, como se vê pelos comentários do Desiludido).

  3. Estranho! Apanharam-no em 122 escutas e sem alguma relevância criminal? Seriam frases de apoio, ou de simples cortesia? Esclareçam-nos…

RESPONDER

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …