Costa aconselhado a usar duas máscaras em sítios fechados e lotados. Novas regras de isolamento para vacinados em breve

1

Hugo Delgado / Lusa

Depois de sair do isolamento, o primeiro-ministro foi aconselhado pelas autoridades de saúde a manter alguns cuidados. Novas regras de isolamento para pessoas vacinadas vão ser publicadas em breve.

O isolamento do primeiro-ministro na semana passada, depois de um membro do seu gabinete ter testado positivo à covid-19, levantou algumas dúvidas, inclusive do próprio Presidente da República, uma vez que já tem a vacinação completa.

António Costa já saiu do isolamento, porém, segundo o jornal online Observador, foi aconselhado pelas autoridades de saúde a manter alguns cuidados como, por exemplo, manter uma distância de dois metros das outras pessoas, usar uma máscara FFP2 ou duas máscaras caso esteja em locais fechados e com muita gente.

Esta quinta-feira, na conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, admitiu que o isolamento profilático de uma pessoa já vacinada pode parecer incoerente, mas defendeu que “é uma avaliação individual”.

“Compreendo bem o sentimento de que pode haver medidas que possam parecer não coerentes, elas próprias resultam até das orientações das organizações internacionais, nomeadamente do ECDC [Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças], em matéria de como lidar com um contacto de risco ou como lidar com o certificado de vacinação”, afirmou.

“A avaliação que leva a um confinamento e que não me cabe aqui a mim justificar, é uma avaliação individual. Em cada caso há uma decisão em função de critérios que eu não conheço e não me cabe a mim conhecer”, salientou.

Quando Marcelo Rebelo de Sousa pediu explicações sobre o isolamento de Costa, a Direção-Geral da Saúde (DGS) justificou-se com o “princípio da precaução” e com aquilo que estava previsto em duas normas: “as pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas”.

Na altura, a DGS reconheceu também que esta matéria se encontrava em discussão e que poderia ser atualizada. Segundo o mesmo jornal digital, a nova norma para estas situações vai ser publicada “muito rapidamente”.

Em declarações ao Observador, Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, confirma que o caso do primeiro-ministro não é único e que ainda estão a ser aconselhadas medidas desta natureza em situações semelhantes, sobretudo em concelhos em que a incidência de casos de infeção é maior, como Lisboa e Vale do Tejo.

Esta semana, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes já tinha defendido que uma pessoa que esteja completamente vacinada não deve ser obrigada a fazer quarentena.

ZAP //

1 Comment

  1. Este é o homem que antes de ser obrigatório usar máscara já a usava há décadas. Porém, a máscara cai-lhe com facilidade e os Portugueses já o começam a conhecer bem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.