Pessoas vacinadas não devem ser obrigadas a fazer quarentena, defende epidemiologista

Carlos Ramirez / EPA

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defende que uma pessoa que esteja completamente vacinada não deve ser obrigada a fazer quarentena.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, depois de ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19. O mesmo já aconteceu com o primeiro-ministro António Costa.

No entanto, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes defende que “uma pessoa que está completamente vacinada deve ser dispensada de quarentena”.

“Na minha opinião, vamos ter que relaxar este tipo de orientação para as pessoas completamente vacinadas”, argumentou o especialista, abrindo exceções a quando as pessoas apresentem sintomas ou fizerem parte de grupos de risco.

Segundo o Público, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha confirmado que a quarentena para pessoas vacinadas é um assunto em debate. Manuel Carmo Gomes acredita que é possível rever esta orientação, já que a vacina oferece proteção suficiente.

“Penso que se ganha em explicar aos portugueses a razão pela qual quem tem um certificado de vacinação completa há mais de um mês tem que cumprir as mesmas regras de quem ainda não se vacinou ou apenas se vacinou com a primeira dose. Isto tem que ser explicado para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na semana passada, após o caso de quarentena de António Costa.

Também o líder do PSD, Rui Rio, quer que sejam explicadas quais as regras para quem já tem a vacinação completa e teve algum contacto de risco com infetados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Na minha opinião, vamos ter que relaxar este tipo de orientação para as pessoas completamente vacinadas”. Concerteza! Vamos fazer isso! Mas… Todas as pessoas que ficarem infetadas, são tua inteira responsabilidade! E, com responsabilidade, estamos a falar criminal e cível!… Ou seja, vais pagar, seja com dinheiro ou com prisão!
    E, ainda por cima, é um epidemiologista…
    Faz sim, todo o sentido que seja obrigatório quarentena mesmo a quem esteja inteiramente vacinado! Pelo menois enquanto falta tanta gente, no mundo, por vacinar. É bem possivel ficar infetado depois de vacinado! É bem possivel infetar depois de estar vacinado! Mas o epidemiologista da TRETA (!) acha que não é preciso…
    Que o Marcelo mostra a sua enorme ignorância neste assunto (porque quer!) é uma coisa. Ele não é médico ou… “epidemiologista”; mas um epidemiologista?
    É… Não é só os alemães que estão loucos quando levantam as restrições aos turistas que visitam Portugal quando os números aumentam cada e cada vez mais… Os epidemiologista também! Pelo menos este “iluminado!

RESPONDER

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …