/

Pessoas vacinadas não devem ser obrigadas a fazer quarentena, defende epidemiologista

1

Carlos Ramirez / EPA

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defende que uma pessoa que esteja completamente vacinada não deve ser obrigada a fazer quarentena.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, depois de ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19. O mesmo já aconteceu com o primeiro-ministro António Costa.

No entanto, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes defende que “uma pessoa que está completamente vacinada deve ser dispensada de quarentena”.

“Na minha opinião, vamos ter que relaxar este tipo de orientação para as pessoas completamente vacinadas”, argumentou o especialista, abrindo exceções a quando as pessoas apresentem sintomas ou fizerem parte de grupos de risco.

Segundo o Público, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha confirmado que a quarentena para pessoas vacinadas é um assunto em debate. Manuel Carmo Gomes acredita que é possível rever esta orientação, já que a vacina oferece proteção suficiente.

“Penso que se ganha em explicar aos portugueses a razão pela qual quem tem um certificado de vacinação completa há mais de um mês tem que cumprir as mesmas regras de quem ainda não se vacinou ou apenas se vacinou com a primeira dose. Isto tem que ser explicado para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na semana passada, após o caso de quarentena de António Costa.

Também o líder do PSD, Rui Rio, quer que sejam explicadas quais as regras para quem já tem a vacinação completa e teve algum contacto de risco com infetados.

ZAP //

1 Comment

  1. “Na minha opinião, vamos ter que relaxar este tipo de orientação para as pessoas completamente vacinadas”. Concerteza! Vamos fazer isso! Mas… Todas as pessoas que ficarem infetadas, são tua inteira responsabilidade! E, com responsabilidade, estamos a falar criminal e cível!… Ou seja, vais pagar, seja com dinheiro ou com prisão!
    E, ainda por cima, é um epidemiologista…
    Faz sim, todo o sentido que seja obrigatório quarentena mesmo a quem esteja inteiramente vacinado! Pelo menois enquanto falta tanta gente, no mundo, por vacinar. É bem possivel ficar infetado depois de vacinado! É bem possivel infetar depois de estar vacinado! Mas o epidemiologista da TRETA (!) acha que não é preciso…
    Que o Marcelo mostra a sua enorme ignorância neste assunto (porque quer!) é uma coisa. Ele não é médico ou… “epidemiologista”; mas um epidemiologista?
    É… Não é só os alemães que estão loucos quando levantam as restrições aos turistas que visitam Portugal quando os números aumentam cada e cada vez mais… Os epidemiologista também! Pelo menos este “iluminado!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.