Correio da Manhã corrige notícia sobre subornos a Sócrates

(dr) Jornal de Leiria

Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena

Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena

O Correio da Manhã retificou este domingo a manchete de sexta-feira segundo a qual o presidente do Grupo Lena teria confirmado que foram pagas comissões ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, atribuindo agora essas declarações ao procurador do Ministério Público.

O jornal admitiu o erro e pediu desculpa a Joaquim Paulo Conceição, atribuindo ao procurador Rosário Teixeira a frase que sustentou a notícia da manchete: “O Grupo Lena procurou apoio do poder político através de Sócrates, a quem pagava”.

O Correio da Manhã atribuiu esta frase ao presidente do grupo Lena, durante o depoimento no Departamento Central de Investigação Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito da Operação Marquês.

Apesar da retificação, o jornal refere, no entanto, que “reafirma o essencial dos factos relatados“.

Na sexta-feira, Joaquim Paulo da Conceição negou “total e categoricamente” que, no âmbito do processo da Operação Marquês, reconheceu ter feito pagamentos ao ex-primeiro-ministro José Sócrates para conseguir negócios para as suas empresas.

Em comunicado, Joaquim Paulo da Conceição negou, “na totalidade do seu conteúdo”, a manchete da edição do Correio da Manhã de que confessara ter feito pagamentos a José Sócrates.

Também os advogados de defesa de José Sócrates afirmaram que o presidente do Grupo Lena declarou nunca ter pago “o que quer que fosse” ao seu constituinte nos depoimentos que fez no âmbito do processo.

José Sócrates, 59 anos, foi o primeiro ex-chefe do Governo a ser detido preventivamente em Portugal, indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Entre os arguidos no processo estão o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

Na quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que concedeu mais 180 dias para a “realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis” na Operação Marquês.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sempre e sempre, o pasquim “Correio da Manhã”.
    São realmente um jornaleco ordinário. Rectificou a manchete dois dias após “vender” a trafulhice aos leitores. Nesses dois dias alguém foi lesado na imagem não?

  2. Não houvesse o “Pasquim” nada estaria a ser investigado!
    Bem mal está esta Democracia quando as entidades que deveriam fiscalizar a Administração e Gestão Pública, nada veem!
    Ninguem é responsabilizado pelos seus actos, mesmo quando cometidos á margerm da Lei.

  3. A diferença entre pasquim e jornal é que jornais, investigam com seriedade na busca da verdade, não a que convém a alguns mas, simplesmente , a verdade. O pasquim não procura verdade nenhuma, faz sensacionalismo, quer é vender papel, chegando ao cumulo de fazer manchetes mentirosas e, dois dias depois, desmente o que escreveu, no entretanto, prejudicou a imagem de alguém. Para mim isto não é investigar, é especular.

    • Será que não? Basta publicar qualquer coisa sobre o Sócrates (e nem é preciso ser verdade – coisa estranha a este pasquim) que vendem milhões! O povo gosta de se enganado.

  4. “Apesar da retificação, o jornal refere, no entanto, que “reafirma o essencial dos factos relatados“.” – Consegue identificar as duas incongruências nesta frase? Não? Pois digo-lhes: “jornal” e “factos”. Só o facto desta frase ter os dois termos e se referir ao CM é absolutamente risivel! É como diz o Torpedo: é só para “vender papel”!
    Nota: A ZAP não anda muito longe do “calibre” do que alguns chamam de publicação…

RESPONDER

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …