/

Corpos de vietnamitas encontrados mortos em camião no Reino Unido chegam ao Vietname

(h) EPA / STR

Os corpos de 16 vietnamitas encontrados mortos num camião no Reino Unido chegaram, esta quarta-feira, ao Vietname.

Os primeiros 16 corpos dos 39 vietnamitas encontrados em 23 de outubro no interior de um camião no Reino Unido chegaram esta quarta-feira ao Vietname para serem devolvidos às famílias, indicaram fontes aeroportuárias.

Espera-se que mais corpos cheguem nas próximas horas ou dias, embora os horários ainda não tenham sido confirmados pelas autoridades vietnamitas, que estão a tratar do assunto com a máxima discrição.

O jornal digital VNExpress indicou que dezasseis ambulâncias aguardavam no aeroporto a chegada do avião para transferir os corpos para as suas províncias de origem, em Nghe An, Ha Tinh e Quang Binh.

Um parente de uma das vítimas disse à agência espanhola EFE que a polícia só anunciou a chegada dos corpos com 30 minutos de antecedência e pediu às famílias que permanecessem nas suas casas até então.

O custo do repatriamento ficou a cargo das famílias, às quais o Governo vietnamita concedeu empréstimos a serem pagos em 30 dias no valor de 1.370 libras, cerca de 1.598 euros, para repatriar as cinzas e 2.208 libras, 2.575 euros, para repatriar os corpos em caixões.

Até agora, a Polícia Britânica deteve sete pessoas ligadas com este caso, enquanto as autoridades vietnamitas detiveram 11 pessoas nas províncias de Nghe An e Ha Tinh.

No Reino Unido, o motorista do camião frigorífico, um norte-irlandês de 25 anos, foi acusado de homicídio involuntário, branqueamento de capitais e conspiração para promover a imigração ilegal.

A descoberta do camião, em 23 de outubro, provocou indignação em todo o mundo e expôs as rotas de migração clandestina altamente organizadas entre o Vietname e a Europa.

Os corpos de 39 migrantes – 31 homens e oito mulheres – foram encontrados mortos num camião refrigerado numa área industrial em Grays, na região de Essex, cerca de 30 quilómetros a leste de Londres.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.