/

Motorista declara-se culpado no caso dos 39 vietnamitas mortos no camião em Londres

(cv)

Maurice Robinson, conhecido por Mo, declarou-se, esta manhã, culpado dos crimes de auxílio à emigração ilegal, no caso da morte dos 39 imigrantes encontrados mortos no interior de um camião, nos arredores de Londres.

O motorista admitiu, segundo avança a Sky News, ter participado num esquema para ajudar a imigração ilegal. Por outro lado, de acordo com a SIC, Robinson não se declarou responsável pela morte dos 39 vietnamitas.  Mo Robinson fará parte de um esquema global de tráfico de seres humanos.

As 39 pessoas foram encontradas a 23 de outubro, num camião que tinha partido da vila de Zeebrugge, na Bélgica. O motorista do camião está acusado de 39 crimes de homicídio, de conspiração para o tráfico de pessoas e de lavagem de dinheiro.

Inicialmente julgou-se que a nacionalidade das 39 vítimas mortais seria chinesa. Porém todos os migrantes, 31 homens e oito mulheres, eram naturais do Vietname, onde também já foram detidas dez pessoas por envolvimento no caso.

De acordo com a AFP, as famílias dos 39 vietnamitas estão a endividar-se para repatriar os corpos dos familiares. Inicialmente, o ministério das Relações Exteriores do Vietname disse que iria ajudar a repatriar os corpos, mas isso não aconteceu.

Este caso no Reino Unido tem despertado a atenção às redes ilegais de transporte de migrantes desde a Ásia e África até vários países europeus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.