/

Camião do Reino Unido. Famílias das vítimas têm de se endividar para repatriar corpos

(cv)

As famílias das 39 pessoas que foram encontradas sem vida num camião frigorífico em Essex, no Reino Unido, em outubro passado estão a endividar-se para repatriar os corpos dos familiares.

De acordo com a agência AFP, as famílias dos 39 vietnamitas não têm condições para cobrir os gastos dos repatriamentos. Inicialmente, o ministério das Relações Exteriores do Vietname disse que iria ajudar a repatriar os corpos, mas isso não aconteceu.

Segundo um documento oficial recebido pelas famílias e ao qual a AFP teve acesso, o transporte de uma urna com cinzas custa 1.774 dólares e de um caixão 2.858 dólares.

Para conseguir pagar estes valores e repatriar os corpos, as famílias das vítimas, que vivem quase todas na região central do Vietname, estão a fazer empréstimos.

“Estamos a sofrer muito, queremos apenas trazê-lo de volta”, disse Le Minh Tuan, que perdeu o filho de 30 anos na tragédia. “Pagaremos o que for, mesmo que tenha que vender a minha casa ou as minhas terras. Estou decidido a trazê-lo de volta”, declarou Tuan, cujo filho, Le Van Ha, deixou uma viúva e dois filhos pequenos.

A agência recorda ainda que muitas famílias tinham já feito empréstimos de milhares de dólares para enviar os parentes para o continente europeu. “Vamos pensar em como pagar depois”, disse Vo Thi Hong, irmão de uma das vítimas

A descoberta destes corpos no Reino Unido tem despertado a atenção às redes ilegais de transporte de migrantes desde a Ásia e África até vários países europeus.

As 39 pessoas foram encontradas a 23 de outubro, num camião que tinha partido da vila de Zeebrugge, na Bélgica. O condutor enfrenta agora acusações de assassinato, de conspiração para o tráfico de pessoas e de lavagem de dinheiro.

// ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.