Camião do Reino Unido. Famílias das vítimas têm de se endividar para repatriar corpos

(cv)

As famílias das 39 pessoas que foram encontradas sem vida num camião frigorífico em Essex, no Reino Unido, em outubro passado estão a endividar-se para repatriar os corpos dos familiares.

De acordo com a agência AFP, as famílias dos 39 vietnamitas não têm condições para cobrir os gastos dos repatriamentos. Inicialmente, o ministério das Relações Exteriores do Vietname disse que iria ajudar a repatriar os corpos, mas isso não aconteceu.

Segundo um documento oficial recebido pelas famílias e ao qual a AFP teve acesso, o transporte de uma urna com cinzas custa 1.774 dólares e de um caixão 2.858 dólares.

Para conseguir pagar estes valores e repatriar os corpos, as famílias das vítimas, que vivem quase todas na região central do Vietname, estão a fazer empréstimos.

“Estamos a sofrer muito, queremos apenas trazê-lo de volta”, disse Le Minh Tuan, que perdeu o filho de 30 anos na tragédia. “Pagaremos o que for, mesmo que tenha que vender a minha casa ou as minhas terras. Estou decidido a trazê-lo de volta”, declarou Tuan, cujo filho, Le Van Ha, deixou uma viúva e dois filhos pequenos.

A agência recorda ainda que muitas famílias tinham já feito empréstimos de milhares de dólares para enviar os parentes para o continente europeu. “Vamos pensar em como pagar depois”, disse Vo Thi Hong, irmão de uma das vítimas

A descoberta destes corpos no Reino Unido tem despertado a atenção às redes ilegais de transporte de migrantes desde a Ásia e África até vários países europeus.

As 39 pessoas foram encontradas a 23 de outubro, num camião que tinha partido da vila de Zeebrugge, na Bélgica. O condutor enfrenta agora acusações de assassinato, de conspiração para o tráfico de pessoas e de lavagem de dinheiro.

// ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …