Camião de Essex. Vítimas passaram pelos menos 10 horas sob temperaturas de -25º

As 39 pessoas encontradas sem vida no interior de uma câmara frigorífica que seguia atrelada a um camião em Essex, no Reino Unido, estiveram pelo menos durante 10 horas sob temperaturas de -25ºC.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal britânico The Guardian, que dá conta que as vítimas – oito mulheres e 31 homens de nacionalidade chinesa – estiveram debaixo destas condições ainda antes de chegarem à fronteira com a Bélgica.

Autoridades belgas ouvidas pelo diário adiantaram que as 39 pessoas já estariam no interior do camião antes de terem entrado no porto de Zeebrugge, na terça-feira à tarde.

O chefe executivo do porto de Zeebrugge, Joachim Coens, afirmou que as vítimas não podem ter entrado no camião na Bélgica, uma vez que “os contentores frigoríficos na zona portuária estão completamente selados”. Por isso, continuou, o mais provável é que tenham chegado ao porto, por volta das 14h30, já dentro do veículo.

“Durante a verificação, a selagem é examinada, assim como a matrícula do veículo. O condutor é verificado pelas câmaras”, explicou Coens, citado pelo jornal.

Também o Presidente da Câmara de Bruges, Dirk de Fauw, acredita que as vítimas tenham chegado ao país já dentro do veículo. “A probabilidade de partir a selagem, colocar 39 pessoas a bordo e aplicar uma nova selagem sem que ninguém notasse é extremamente baixa”, disse, em entrevista à cadeia televisiva VRT.

De acordo com o britânico The Mirror, as 39 vítimas mortais, que procuravam melhores condições de vida, terão pago 30 mil libras cada (cerca de 34 mil euros) a uma rede de tráfico humano pela viagem que os levaria ao Reino Unido.

Entretanto, as autoridades de Essex, citadas pela agência Reuters, anunciaram a detenção de mais duas pessoas. Uma mulher e um homem, ambos com 38 anos, foram detidos esta sexta-feira em Warrington, no norte de Inglaterra.

O condutor do camião, um homem de 25 anos natural da Irlanda do Norte, já tinha sido detido sob suspeita de homicídio, na passada quarta-feira.

O alerta sobre o camião foi dado durante a madrugada desta quarta-feira por paramédicos que chamaram a Polícia de Essex ao local. Entre as vítimas mortais, encontradas no Waterglade Industrial Park, em Grays, no Reino Unido, foram encontrados os corpos de 38 adultos e um adolescente.

Reino Unido e outros países devem assumir responsabilidade

Reino Unido e outros países europeus devem assumir alguma responsabilidade pela morte destas 39 pessoas, sugere um editorial publicado esta sexta-feira pelo jornal chinês Global Times e citado pelo semanário Expresso.

“Um desastre humanitário tão sério ocorreu sob os olhos de britânicos e europeus. Fica claro que o Reino Unido e países europeus relevantes não cumpriram a sua responsabilidade de proteger estas pessoas de uma mortes destas”, sublinha o diário, controlado pelo Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista da China.

“Esperamos que o Reino Unido e os países europeus ponham em prática os seus vários compromissos com os direitos humanos e façam os devidos esforços para que os chineses estejam livres de abusos e morte súbita”, pode ler-se.

“Imagine-se o quão cuidadosamente os países europeus tomariam medidas se dezenas de europeus morressem desta forma trágica”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E porque será que é com os chineses ou outros habitantes de países com miseráveis condições de vida em ue isto acontece na Europa? Não estou a ver que o mesmo suceda a europeus. Este partido comunista chinês é parvo ou come me*** de mocho…

  2. Se há alguma lição a tirar desta história, é não se envolverem com redes de tráfico humano. Há muitos que morrem a tentar atravessar o mar mediterrâneo, muitos mais do que os que morreram neste incidente. É uma triste realidade.

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …