Camião de Essex. Vítimas passaram pelos menos 10 horas sob temperaturas de -25º

As 39 pessoas encontradas sem vida no interior de uma câmara frigorífica que seguia atrelada a um camião em Essex, no Reino Unido, estiveram pelo menos durante 10 horas sob temperaturas de -25ºC.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal britânico The Guardian, que dá conta que as vítimas – oito mulheres e 31 homens de nacionalidade chinesa – estiveram debaixo destas condições ainda antes de chegarem à fronteira com a Bélgica.

Autoridades belgas ouvidas pelo diário adiantaram que as 39 pessoas já estariam no interior do camião antes de terem entrado no porto de Zeebrugge, na terça-feira à tarde.

O chefe executivo do porto de Zeebrugge, Joachim Coens, afirmou que as vítimas não podem ter entrado no camião na Bélgica, uma vez que “os contentores frigoríficos na zona portuária estão completamente selados”. Por isso, continuou, o mais provável é que tenham chegado ao porto, por volta das 14h30, já dentro do veículo.

“Durante a verificação, a selagem é examinada, assim como a matrícula do veículo. O condutor é verificado pelas câmaras”, explicou Coens, citado pelo jornal.

Também o Presidente da Câmara de Bruges, Dirk de Fauw, acredita que as vítimas tenham chegado ao país já dentro do veículo. “A probabilidade de partir a selagem, colocar 39 pessoas a bordo e aplicar uma nova selagem sem que ninguém notasse é extremamente baixa”, disse, em entrevista à cadeia televisiva VRT.

De acordo com o britânico The Mirror, as 39 vítimas mortais, que procuravam melhores condições de vida, terão pago 30 mil libras cada (cerca de 34 mil euros) a uma rede de tráfico humano pela viagem que os levaria ao Reino Unido.

Entretanto, as autoridades de Essex, citadas pela agência Reuters, anunciaram a detenção de mais duas pessoas. Uma mulher e um homem, ambos com 38 anos, foram detidos esta sexta-feira em Warrington, no norte de Inglaterra.

O condutor do camião, um homem de 25 anos natural da Irlanda do Norte, já tinha sido detido sob suspeita de homicídio, na passada quarta-feira.

O alerta sobre o camião foi dado durante a madrugada desta quarta-feira por paramédicos que chamaram a Polícia de Essex ao local. Entre as vítimas mortais, encontradas no Waterglade Industrial Park, em Grays, no Reino Unido, foram encontrados os corpos de 38 adultos e um adolescente.

Reino Unido e outros países devem assumir responsabilidade

Reino Unido e outros países europeus devem assumir alguma responsabilidade pela morte destas 39 pessoas, sugere um editorial publicado esta sexta-feira pelo jornal chinês Global Times e citado pelo semanário Expresso.

“Um desastre humanitário tão sério ocorreu sob os olhos de britânicos e europeus. Fica claro que o Reino Unido e países europeus relevantes não cumpriram a sua responsabilidade de proteger estas pessoas de uma mortes destas”, sublinha o diário, controlado pelo Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista da China.

“Esperamos que o Reino Unido e os países europeus ponham em prática os seus vários compromissos com os direitos humanos e façam os devidos esforços para que os chineses estejam livres de abusos e morte súbita”, pode ler-se.

“Imagine-se o quão cuidadosamente os países europeus tomariam medidas se dezenas de europeus morressem desta forma trágica”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E porque será que é com os chineses ou outros habitantes de países com miseráveis condições de vida em ue isto acontece na Europa? Não estou a ver que o mesmo suceda a europeus. Este partido comunista chinês é parvo ou come me*** de mocho…

  2. Se há alguma lição a tirar desta história, é não se envolverem com redes de tráfico humano. Há muitos que morrem a tentar atravessar o mar mediterrâneo, muitos mais do que os que morreram neste incidente. É uma triste realidade.

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …