Camião de Essex. Vítimas passaram pelos menos 10 horas sob temperaturas de -25º

As 39 pessoas encontradas sem vida no interior de uma câmara frigorífica que seguia atrelada a um camião em Essex, no Reino Unido, estiveram pelo menos durante 10 horas sob temperaturas de -25ºC.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal britânico The Guardian, que dá conta que as vítimas – oito mulheres e 31 homens de nacionalidade chinesa – estiveram debaixo destas condições ainda antes de chegarem à fronteira com a Bélgica.

Autoridades belgas ouvidas pelo diário adiantaram que as 39 pessoas já estariam no interior do camião antes de terem entrado no porto de Zeebrugge, na terça-feira à tarde.

O chefe executivo do porto de Zeebrugge, Joachim Coens, afirmou que as vítimas não podem ter entrado no camião na Bélgica, uma vez que “os contentores frigoríficos na zona portuária estão completamente selados”. Por isso, continuou, o mais provável é que tenham chegado ao porto, por volta das 14h30, já dentro do veículo.

“Durante a verificação, a selagem é examinada, assim como a matrícula do veículo. O condutor é verificado pelas câmaras”, explicou Coens, citado pelo jornal.

Também o Presidente da Câmara de Bruges, Dirk de Fauw, acredita que as vítimas tenham chegado ao país já dentro do veículo. “A probabilidade de partir a selagem, colocar 39 pessoas a bordo e aplicar uma nova selagem sem que ninguém notasse é extremamente baixa”, disse, em entrevista à cadeia televisiva VRT.

De acordo com o britânico The Mirror, as 39 vítimas mortais, que procuravam melhores condições de vida, terão pago 30 mil libras cada (cerca de 34 mil euros) a uma rede de tráfico humano pela viagem que os levaria ao Reino Unido.

Entretanto, as autoridades de Essex, citadas pela agência Reuters, anunciaram a detenção de mais duas pessoas. Uma mulher e um homem, ambos com 38 anos, foram detidos esta sexta-feira em Warrington, no norte de Inglaterra.

O condutor do camião, um homem de 25 anos natural da Irlanda do Norte, já tinha sido detido sob suspeita de homicídio, na passada quarta-feira.

O alerta sobre o camião foi dado durante a madrugada desta quarta-feira por paramédicos que chamaram a Polícia de Essex ao local. Entre as vítimas mortais, encontradas no Waterglade Industrial Park, em Grays, no Reino Unido, foram encontrados os corpos de 38 adultos e um adolescente.

Reino Unido e outros países devem assumir responsabilidade

Reino Unido e outros países europeus devem assumir alguma responsabilidade pela morte destas 39 pessoas, sugere um editorial publicado esta sexta-feira pelo jornal chinês Global Times e citado pelo semanário Expresso.

“Um desastre humanitário tão sério ocorreu sob os olhos de britânicos e europeus. Fica claro que o Reino Unido e países europeus relevantes não cumpriram a sua responsabilidade de proteger estas pessoas de uma mortes destas”, sublinha o diário, controlado pelo Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista da China.

“Esperamos que o Reino Unido e os países europeus ponham em prática os seus vários compromissos com os direitos humanos e façam os devidos esforços para que os chineses estejam livres de abusos e morte súbita”, pode ler-se.

“Imagine-se o quão cuidadosamente os países europeus tomariam medidas se dezenas de europeus morressem desta forma trágica”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E porque será que é com os chineses ou outros habitantes de países com miseráveis condições de vida em ue isto acontece na Europa? Não estou a ver que o mesmo suceda a europeus. Este partido comunista chinês é parvo ou come me*** de mocho…

  2. Se há alguma lição a tirar desta história, é não se envolverem com redes de tráfico humano. Há muitos que morrem a tentar atravessar o mar mediterrâneo, muitos mais do que os que morreram neste incidente. É uma triste realidade.

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …