Coronavírus não se transmite por via aérea, volta a avisar OMS

DFID - UK Department for International Development / Flickr

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou novamente no domingo para o facto de o coronavírus, responsável pela doença Covid-19, não se transmitir através do ar.

“O coronavírus é sobretudo transmitido através de gotículas geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala”, escreveu a organização, num alerta divulgado através das redes sociais, citado pelo Observador. “Estas gotículas são demasiado pesadas para ficar suspensas no ar. Rapidamente caem no chão ou em superfícies”.

No comunicado, a OMS referiu igualmente que “pode ser infetado ao respirar o vírus se estiver a menos de um metro de uma pessoa que tem Covid-19, ou ao tocar numa superfície contaminada e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos”.

“Para se proteger, mantenha pelo menos um metro de distância dos outros e desinfete as superfícies que são frequentemente tocadas. Lave regularmente bem as mãos e evite tocar nos olhos, boca e nariz”, acrescentou a nota, que surge na sequência de uma revisão científica publicada no domingo pela OMS sobre a transmissão do vírus.

“As infeções respiratórias podem ser transmitidas através de gotículas de diferentes tamanhos”, pode ler-se nessa revisão. “Quando a as partículas têm entre 5 e 10 micrómetros de diâmetro, são consideradas gotículas respiratórias, e quando têm menos de 5 micrómetros de diâmetro, são consideradas núcleos de gotículas”, explicou o texto.

https://twitter.com/WHO/status/1243972193169616898?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1243972193169616898&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F03%2F30%2Foms-volta-a-avisar-que-o-coronavirus-nao-se-transmite-pela-via-aerea%2F

“De acordo com a evidência científica atual, o vírus da Covid-19 é maioritariamente transmitido entre pessoas através de gotículas respiratórias e rotas de contacto. Numa análise de 75.465 casos de Covid-19 na China, a transmissão pela via aérea não foi reportada”, lê-se ainda.

Como destacou a OMS, a transmissão pela via aérea “é diferente da transmissão pelas gotículas, uma vez que se refere à presença de micróbios dentro de núcleos de gotículas, que são genericamente consideradas como partículas com menos de 5 micrómetros de diâmetro, podem manter-se no ar durante longos períodos de tempo e podem ser transmitidas a outras pessoas a distâncias maiores que um metro”.

Um estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine, no qual conclui-se que o coronavírus responsável pela Covid-19 pode estar presente nas partículas mais pequenas, transmitidas pela via aérea, foi também apontado pela OMS.

Nesse estudo, os aerossóis foram gerados através de equipamento de “alta potência que não reflete as condições normais da tosse humana”, frisou a OMS, alertando ainda para o que estudos como este devem ser analisados com precaução e tendo em consideração que foram realizados em condições laboratoriais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O que poderá acontecer se uma pessoa infectada expelir gotículas em janelas de apartamentos de Edifícios altos. Essas gotículas não poderá contaminar pelo ar quando estiver próximo do solo, seja respirando o ar?

  2. isto denota bem a incapacidade e falta de civismo das pessoas da nossa sociedade/civilização. Vamos sofrer a maior crise economica mundial das ultimas decadas por uma paragem forçada da produção e da economia em geral porque… não conseguimos viver condicionados por uma distancia social e mudar habitos de higienização para prevenir a propagação de virus entre nós proprios. triste sina a nossa.

  3. A OMS no expoente máximo da sua incompetência e malvadez. Neste preciso momento são milhões de vidas humanas equacionadas por falta de uma resposta séria da OMS no que respeita à pandemia por sars-COV-2.
    Ainda se lembram quando em Janeiro a OMS achava que isto não era grave o suficiente para se tomar as devidas medidas e precauções dando sinais errados aos países e suas populações.
    Há um estudo cientifica que prova que as ditas gotículas podem voar cerca de 8 metros, e que o vírus pode permanecer no ar.
    Portanto tanto a OMS, tal como a Graça Freitas na DGS, em última estância devem vir a ser julgados pelas mortes que poderiam ser evitadas se desde logo tivessem agido como lhes compete.
    Então não se devia usar máscara?
    Porque é que a DGS não está a salvar pessoas com tratamento posto em prática pelo mais reputado Virulogista do Mundo, o Prof. Didier Raoult?
    Didier Raoult adverte, que o tratamento com hidroxicloroquina (Plaquinol) para ser eficaz e resultar deve ser ministrado logo no inicio da sintomatologia de Covid-19 e não quando os doentes já estão nas últimas!
    Ora em Portugal parece que estão a fazer precisamente o contrário!
    Se assim for a DGS deve ser responsabilizada por todas as mortes que poderiam ter sido evitadas.
    Quem é G. Freitas ou os “pseudo-experts” portugueses ao pé do Didier Raoult?
    Vamos acreditar em quem, nos embusteiros ou no Mestre?

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …