/

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

Yoan Valat / EPA

Agnès Buzyn, ministra da Saúde francesa

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país.

“Há dois casos confirmados”, vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de imprensa, citada pela Associated Press, sublinhando que é possível que haja “outros casos”.

De acordo com a governante, as duas pessoas infetadas com o coronavírus estiveram na China, onde o novo vírus, que já provocou a morte de pelo menos 26 pessoas, foi inicialmente detetado.

Um dos contagiados foi hospitalizado em Bordéus e o outro em Paris, detalhou ainda a ministra francesa.

Entretanto, segundo avança a CNN, os Estados Unidos detetaram o segundo caso de coronavírus. Para além do território continental chinês, onde já há registo de mais de 800 infetados, já foram detetados casos em outros onze países: EUA, França, Macau, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Vietname e Nepal.

Em Portugal, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que a linha SNS24 já recebeu três chamadas de portugueses que vieram da China, com sintomas suspeitos, mas todos foram descartados.

As autoridades chinesas já encerraram 13 cidades, segundo o Observador, impedindo entradas e saídas e os seus habitantes fecharam-se em casa em quarentena. Num esforço para tentar travar a propagação, cancelaram também as comemorações do Ano Novo chinês em várias localidades, incluindo a capital, Pequim.

Em Portugal, e Direção Geral de Saúde anunciou a ativação dos dispositivos de saúde pública de prevenção, enquanto o Centro Europeu de Controlo de Doenças elevou para ‘moderado’ o risco de contágio na União Europeia (UE), continuando a monitorizar a situação e a realizar avaliações rápidas de risco.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), reunido terça e quarta-feira, em Genebra, na Suíça, optou por não declarar emergência de saúde pública internacional, receando que seja demasiado cedo, embora reconheça que há esse risco.

Os sintomas destes coronavírus são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, incluindo falta de ar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.