/

Coreia do Norte roubou dois mil milhões de dólares em ciberataques para financiar programa militar

1

How Hwee Young / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante a parada do Dia do Sol 2017

A Coreia do Norte gerou cerca de dois mil milhões de dólares para financiar o seu programa de armamento através de ciberataques a bancos e transações de criptomoedas.

De acordo com o relatório confidencial das Nações Unidas, a que a agência Reuters teve acesso, a Coreia do Norte gerou cerca de dois mil milhões de dólares para financiar o seu programa de armamento através de ciberataques “generalizados e altamente sofisticados” para roubar bancos e transações de criptomoedas.

Os peritos da ONU afirmam que o país “usou o ciberespaço para levar a cabo ataques altamente sofisticados para roubar fundos de instituições financeiras e transações de criptomoedas para gerar receita”. Também usaram o ciberespaço para lavar o dinheiro roubado”, informa o relatório.

“Atores cibernéticos da República Popular Democrática da Coreia, muitos operando sob a direção da Reconnaissance General Bureau, arrecadam dinheiro para os seus programas de WMD (“weapons of mass destruction” — armas de destruição em massa em Português), com recursos totais estimados em cerca de dois mil milhões de dólares“, lê-se ainda.

Reconnaissance General Bureau é a agência de inteligência norte-coreana que administra as operações clandestinas do estado liderado por Kim Jong-un, recorda a Reuters, acrescentando que o documento revela que há registo de pelo menos 35 ataques informáticos em cerca de 17 países.

Os peritos das Nações Unidas explicam ainda que estes ataques “geram receita cuja origem é difícil de comprovar e que está sujeita a menos supervisão e regulação do governo do que o setor bancário tradicional”.

O relatório conclui que a Coreia do Norte continua a violar as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que visam travar o financiamento dos programas nucleares e de mísseis balísticos de Pyongyang.

Nos últimos dias, a Coreia do Norte já lançou mísseis em quatro ocasiões. Vários analistas indicam que esta persistente atividade norte-coreana destina-se a aumentar a pressão sobre os EUA e a Coreia do Sul.

ZAP //

1 Comment

  1. Então o Kinzinho consegue ludibriar os inimigos desta forma? Quem e quantos colaboram com ele e a troco de quê? O pobre povo norte-coreano é que vai apertando o cinto para alimentar esta corja de ditadores loucos!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.