Coreia do Norte roubou dois mil milhões de dólares em ciberataques para financiar programa militar

How Hwee Young / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante a parada do Dia do Sol 2017

A Coreia do Norte gerou cerca de dois mil milhões de dólares para financiar o seu programa de armamento através de ciberataques a bancos e transações de criptomoedas.

De acordo com o relatório confidencial das Nações Unidas, a que a agência Reuters teve acesso, a Coreia do Norte gerou cerca de dois mil milhões de dólares para financiar o seu programa de armamento através de ciberataques “generalizados e altamente sofisticados” para roubar bancos e transações de criptomoedas.

Os peritos da ONU afirmam que o país “usou o ciberespaço para levar a cabo ataques altamente sofisticados para roubar fundos de instituições financeiras e transações de criptomoedas para gerar receita”. Também usaram o ciberespaço para lavar o dinheiro roubado”, informa o relatório.

“Atores cibernéticos da República Popular Democrática da Coreia, muitos operando sob a direção da Reconnaissance General Bureau, arrecadam dinheiro para os seus programas de WMD (“weapons of mass destruction” — armas de destruição em massa em Português), com recursos totais estimados em cerca de dois mil milhões de dólares“, lê-se ainda.

Reconnaissance General Bureau é a agência de inteligência norte-coreana que administra as operações clandestinas do estado liderado por Kim Jong-un, recorda a Reuters, acrescentando que o documento revela que há registo de pelo menos 35 ataques informáticos em cerca de 17 países.

Os peritos das Nações Unidas explicam ainda que estes ataques “geram receita cuja origem é difícil de comprovar e que está sujeita a menos supervisão e regulação do governo do que o setor bancário tradicional”.

O relatório conclui que a Coreia do Norte continua a violar as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que visam travar o financiamento dos programas nucleares e de mísseis balísticos de Pyongyang.

Nos últimos dias, a Coreia do Norte já lançou mísseis em quatro ocasiões. Vários analistas indicam que esta persistente atividade norte-coreana destina-se a aumentar a pressão sobre os EUA e a Coreia do Sul.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então o Kinzinho consegue ludibriar os inimigos desta forma? Quem e quantos colaboram com ele e a troco de quê? O pobre povo norte-coreano é que vai apertando o cinto para alimentar esta corja de ditadores loucos!.

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …