Coreia do Sul planeia “ataque cirúrgico” para tirar Kim Jong-un do poder

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Os estrategas militares sul-coreanos estão a preparar “um ataque cirúrgico” de contingência contra o comando norte-coreano e as suas instalações nucleares, que seria realizado em caso de emergência, pelas Forças Especiais do presidente sul-coreano Moon Jae-in

Segundo a edição desta segunda-feira do jornal sul-coreano Munwha, o planeamento da operação terá sido iniciado, três dias depois do segundo teste de míssil balístico da Coreia do Norte, pelos chefes do Estado-Maior e do Ministério da Defesa Nacional sul-coreanos.

Ao mesmo tempo, equipas do Departamento de Segurança Nacional e do Departamento de Armas de Destruição em Massa da Coreia do Sul foram encarregadas de elaborar planos de “ataques de precisão” para reagir a lançamentos de mísseis balísticos, nucleares ou não-nucleares, porque, diz o Munwha, este cenário “atingiu o ponto crítico da linha vermelha.

De acordo com o jornal sul-coreano, o plano implica o uso de caças F-15 para atingir os principais centros de comando operacional da Coreia do Norte. O ataque dos caças teria  como alvo “as janelas do gabinete do líder norte-coreano, Kim Jong-un, na sede do do Partido Trabalhista em Pyongyang”.

Segundo testemunharam vários funcionários militares ao Munwha, os planos de um ataque “cirúrgico” foram elaborados a 31 de março, depois de o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ter solicitado a criação de uma nova brigada das Forças Especiais com mil a dois mil homens com a missão de “eliminar os dirigentes militares norte-coreanos” e “paralisar as instalações de comando em caso de emergência”.

A semana passada, a Coreia do Norte realizou o segundo teste do míssil Hwasong-14, tendo anunciado que o lançamento foi bem sucedido. O projéctil atingiu uma altitude de 3.725 quilómetros e percorreu 998 quilómetros durante cerca de 47 minutos, antes de cair em águas territoriais do Japão.

Segundo fontes militares russas, o projéctil testado pela Coreia do Norte foi um míssil balístico de alcance intermediário (IRBM), mas a Coreia do Sul e os EUA sustentam que foi testado um míssil balístico intercontinental (ICBM), que tem um alcance bastante maior.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Concordo plenamente não há ninguém que tenha a ideia iluminada de tirar a tosse a esse beduíno gordo anormal! Já é o responsável por milhares de mortes de conterrâneos e que tudo está a fazer para ser a causa da perda de centenas de milhares de vidas inocentes.!!!!!!!

  1. Está-se mesmo a ver os serviços secretos a planearem uma operação tática deste nível de sensibilidade e secretismo e sair uma notícia na comunicação social sobre este assunto… faz todo o sentido… acho que anda por aí uma nova doença de acefalismo crónico, tanto por parte de quem publica estas notícias como por quem as lê (no meu caso já devo estar afetado…)

    Tenham dó sff…

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …