Coreia do Sul altera constituição e acaba com proibição de aborto. Lei durava há 66 anos

Numa vitória dos direitos das mulheres, o principal tribunal da Coreia do Sul declarou inconstitucional a proibição do aborto, ordenando a emenda da lei que vigora há 66 anos até ao final de 2019.

As leis atuais da Coreia do Sul que regem o aborto são das mais rigorosas no mundo desenvolvido, criminalizando a prática na maioria dos casos e permitindo exceções apenas em casos de violação, incesto ou se a saúde da mulher for ameaçada pela gravidez, avançou o Time na quinta-feira.

Nestes casos, os abortos devem ser realizados dentro das 24 horas e estão sujeitos ao consentimento do cônjuge. Até agora, as mulheres que faziam abortos podiam ser multadas até dois milhões de wons (1577 euros) ou um ano de prisão. Os médicos que auxiliassem na interrupção da gravidez enfrentavam uma pena de até dois anos de prisão.

A decisão do Tribunal Constitucional da Coreia do Sul estava relacionada a um apelo de um médico processado por realizar 70 abortos entre 2013 e 2017, segundo a Associated Press.

Os nove juízes do tribunal sul-coreano pediram ao parlamento para criar uma legislação para aliviar os atuais regulamentos anti-aborto até o final de 2020, classificando a lei atual sobre como “inconstitucional”.

Ativistas dos direitos das mulheres reuniram-se diante do tribunal comemorando a decisão, depois de terem realizado protestos contra a proibição, a 30 de março.

“Abortos sempre acontecerão, independentemente da lei. Esta mudança garante que os mesmos sejam realizados com segurança e legalidade, e que as mulheres e meninas sejam tratadas com compaixão e respeito pelos seus direitos humanos e pela sua autonomia reprodutiva”, disse em comunicado Roseann Rife, diretor de pesquisa da Ásia Oriental da Amnistia Internacional.

“A sua dignidade deve estar na frente e no centro de qualquer nova estrutura legal sobre o aborto”, acrescentou o responsável.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …