/

Coreia do Norte devolve restos mortais de soldados aos EUA (e Trump agradece)

Kim Hong-Ji / POOL / EPA

A Coreia do Norte devolveu 55 caixas com restos mortais de soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. Este é o primeiro resultado da cimeira histórica entre os líderes dos EUA e da Coreia.

Um avião militar dos Estados Unidos aterrou esta sexta-feira na base sul-coreana de Osan, pelas 8h00, após ter recolhido alegados restos mortais de soldados na Coreia do Norte, avançou a agência France-Presse.

Há soldados norte-americanos presentes no local, onde deverá realizar-se uma cerimónia em homenagem às vítimas.

A transferência dos restos mortais de antigos combatentes norte-americanos é um dos primeiros resultados da cimeira entre os líderes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a 12 de junho passado, em Singapura.

Para os Estados Unidos, este é um passo significativo para o retomar das operações de recuperação dos restos mortais de milhares de soldados norte-americanos que morreram a combater na guerra da Coreia.

“Os restos mortais dos soldados norte-americanos vão deixar finalmente a Coreia do Norte e regressar aos Estados Unidos, depois de tantos anos. Será um grande momento para muitas famílias. Obrigado, Kim Jong-un”, escreveu Donald Trump no Twitter.

Cerca de 7.700 soldados norte-americanos foram dados como desaparecidos durante a Guerra da Coreia, e 5.300 restos mortais estariam ainda na Coreia do Norte. Quatro milhões de pessoas morreram na sequência da Guerra da Coreia, incluindo 36.000 soldados norte-americanos.

Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte devolve aos EUA restos mortais de soldados, mas o processo tinha sido interrompido em 2005, quando as relações entre os dois países ficaram mais tensas, nota o Público.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.