Corbyn anuncia apoio a eleições antecipadas antes do Natal. Reino Unido vai a votos

steven.eason / Flickr

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

O líder do Partido Trabalhista, o maior partido da oposição do Reino Unido, disse que estão reunidas as condições para apoiar a realização de eleições antes do Natal.

“Vamos agora lançar a mais ambiciosa e radical” campanha eleitoral, disse Jeremy Corbyn, citado pela Reuters. “Tenho dito que estamos prontos para uma eleição antecipada e que o nosso objetivo é retirar o Brexit sem acordo de cima da mesa”, disse Corbyn à cúpula do partido, segundo o seu gabinete.

“Ouvimos agora a União Europeia confirmar o prolongamento da aplicação do artigo 50 até 31 de Janeiro, por isso, nos próximos três meses, a nossa exigência de retirar o no deal da mesa foi garantida. Vamos agora lançar a campanha eleitoral mais ambiciosa e radical que este país já viu”, garantiu o líder, em comunicado enviado às redações e citado pela Sky News.

Neste momento, de acordo com o semanário Expresso, a média das sondagens já publicadas no Reino Unido sobre um possível confronto em eleições gerais mostra que cerca de 10 pontos, em média, separam os trabalhistas dos conservadores (oscilando entre os 35% e os 37% para os conservadores).

Na segunda-feira, os liberais-democratas e os nacionalistas-escoceses do SNP propuseram a data de 9 de dezembro, mas o primeiro-ministro anunciou que a moção que irá ser votada esta terça-feira é para o dia 12 de dezembro. A data pode ser alterada por emenda parlamentar, aprovada por uma maioria de deputados.

Quanto ao Labour, o partido parece ter alterado a sua posição face à véspera — quando se absteve por não “confiar” que o primeiro-ministro possa ter afastado o risco de no deal.

A proposta de realizar eleições antecipadas a 12 de dezembro recebeu 299 votos a favor e apenas 70 contra, mas mesmo assim não atingiu o patamar exigido de dois terços dos votos da Câmara dos Comuns, equivalente a 434 deputados. Para passar, a proposta precisava do apoio do Partido Trabalhista, que optou por se abster.

A votação para antecipar eleições legislativas ocorreu no mesmo dia em que a União Europeia aceitou adiar por três meses a saída do Reino Unido da União Europeia, até 31 de janeiro de 2020, oferecendo, contudo, a possibilidade de o país abandonar mais cedo o bloco caso o Parlamento ratifique o Acordo de Saída.

Boris Johnson já escreveu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a confirmar que aceita o adiamento, apesar de discordar.

“Devo fazer a minha opinião clara de que este prolongamento indesejado da permanência do Reino Unido na UE é prejudicial para a nossa democracia e para a relação entre nós e os nossos amigos europeus”, vincou.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …