Coral Bloom. Arábia Saudita cria resort luxuoso inspirado na natureza no Mar Vermelho

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, lançou uma ilha “verde” de luxo chamada Coral Bloom, que está localizado na ilha de Shurayrah.

De acordo com o Interesting Engineering, Mohammed bin Salman, que, além de príncipe herdeiro da Arábia Saudita, é também presidente do The Red Sea Development Company (TRSDC), abriu um resort luxuoso na ilha de Shurayrah inspirado na natureza chamado Coral Bloom.

“A natureza é o ativo mais importante do mundo e, como parte dos nosso compromisso intransigente de nos tornarmos o primeiro destino turístico regenerativo do mundo, estamos a estabelecer novos padrões internacionalmente, implementando políticas para melhorar o meio ambiente para as gerações futuras”, disse John Pagano, CEO da TRSDC.

“O conceito do Coral Bloom foi projetado para proteger e melhorar o estado natural intocado da Ilha Shurayrah, fornecendo defesas naturais contra a erosão, enquanto novos habitats são criados através de paisagismo para melhorar o estado natural da ilha”, continuou Pagano.

O projeto deverá abrir aos turistas até ao final de 2022. Todas as amenidades da ilha, incluindo resorts e hotéis, têm metas rígidas de conservação do uso de energia renovável e enfatizando a conservação e reutilização da água.

“Antes mesmo de a construção começar, fizemos uma parceria com a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) para entregar uma ambiciosa simulação de planeamento espacial marinho (MSP) para mapear as áreas de conservação no nosso local”, disse Pagano.

Segundo o CEO da TRSDC, o destino foi dividido em grades e cada uma delas recebeu um valor de conservação. Como resultado, apenas 22 das mais de 90 ilhas no arquipélago serão desenvolvidas com nove designadas como zonas de conservação especial.

O plano para o destino prevê um benefício líquido de conservação de 30% em 2040.

“A nossa ambição é ser o primeiro destino turístico da região movido exclusivamente a energias renováveis, 24 horas por dia. Para contextualizar, um projeto turístico desta dimensão, movido exclusivamente a energias renováveis, nunca foi alcançado nesta escala em parte alguma do mundo”, afirmou Pagano.

O projeto está a ser desenvolvido em 28 mil quilómetros quadrados de terras e águas intocadas ao longo da costa oeste da Arábia Saudita, que também apresentam desfiladeiros, vulcões adormecidos, extensas dunas do deserto e antigos locais culturais e de património.

Todas as áreas estão a ser tratadas com alternativas ecologicamente corretas. “Como parte da nossa ambição de criar um destino turístico que contribua ativamente para o ambiente natural da área, o TRSDC está a investir numa série de métodos e materiais de construção inovadores, como betão verde”, acrescentou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …