Coral Bloom. Arábia Saudita cria resort luxuoso inspirado na natureza no Mar Vermelho

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, lançou uma ilha “verde” de luxo chamada Coral Bloom, que está localizado na ilha de Shurayrah.

De acordo com o Interesting Engineering, Mohammed bin Salman, que, além de príncipe herdeiro da Arábia Saudita, é também presidente do The Red Sea Development Company (TRSDC), abriu um resort luxuoso na ilha de Shurayrah inspirado na natureza chamado Coral Bloom.

“A natureza é o ativo mais importante do mundo e, como parte dos nosso compromisso intransigente de nos tornarmos o primeiro destino turístico regenerativo do mundo, estamos a estabelecer novos padrões internacionalmente, implementando políticas para melhorar o meio ambiente para as gerações futuras”, disse John Pagano, CEO da TRSDC.

“O conceito do Coral Bloom foi projetado para proteger e melhorar o estado natural intocado da Ilha Shurayrah, fornecendo defesas naturais contra a erosão, enquanto novos habitats são criados através de paisagismo para melhorar o estado natural da ilha”, continuou Pagano.

O projeto deverá abrir aos turistas até ao final de 2022. Todas as amenidades da ilha, incluindo resorts e hotéis, têm metas rígidas de conservação do uso de energia renovável e enfatizando a conservação e reutilização da água.

“Antes mesmo de a construção começar, fizemos uma parceria com a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) para entregar uma ambiciosa simulação de planeamento espacial marinho (MSP) para mapear as áreas de conservação no nosso local”, disse Pagano.

Segundo o CEO da TRSDC, o destino foi dividido em grades e cada uma delas recebeu um valor de conservação. Como resultado, apenas 22 das mais de 90 ilhas no arquipélago serão desenvolvidas com nove designadas como zonas de conservação especial.

O plano para o destino prevê um benefício líquido de conservação de 30% em 2040.

“A nossa ambição é ser o primeiro destino turístico da região movido exclusivamente a energias renováveis, 24 horas por dia. Para contextualizar, um projeto turístico desta dimensão, movido exclusivamente a energias renováveis, nunca foi alcançado nesta escala em parte alguma do mundo”, afirmou Pagano.

O projeto está a ser desenvolvido em 28 mil quilómetros quadrados de terras e águas intocadas ao longo da costa oeste da Arábia Saudita, que também apresentam desfiladeiros, vulcões adormecidos, extensas dunas do deserto e antigos locais culturais e de património.

Todas as áreas estão a ser tratadas com alternativas ecologicamente corretas. “Como parte da nossa ambição de criar um destino turístico que contribua ativamente para o ambiente natural da área, o TRSDC está a investir numa série de métodos e materiais de construção inovadores, como betão verde”, acrescentou.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CEO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …