Convenção do Bloco termina com empate e sem líder(es) eleito(s)

1

Paulete Matos, *Bloco / Flickr

-

As listas à Mesa Nacional do BE de Pedro Filipe Soares e dos atuais coordenadores João Semedo e Catarina Martins, e registaram um empate de 259 votos cada.

A votação para os órgãos nacionais do BE pelos delegados à IX Convenção Nacional terminaram por volta das 11:00.

Delegados e bloquistas ligados ao processo de contagem dos votos adiantaram que as duas listas candidatas à Mesa Nacional mais representativas  receberam 259 votos cada uma.

A moção de orientação política U, proposta pela direção cessante do BE, obteve o maior número de votos na IX Convenção do BE, 266, contra 258 da moção subscrita por pedro Filipe Soares.

Mesa Nacional interrompe os trabalhos sem esclarecer a solução de liderança

A mesa da Convenção Nacional do Bloco de Esquerda interrompeu os trabalhos, depois de se ter registado um empate entre as duas principais listas para a direção do partido.

As listas à Mesa Nacional do BE dos atuais coordenadores, João Semedo e Catarina Martins, e a de Pedro Filipe Soares registaram um empate de 259 votos cada, ficando por definir a próxima liderança do partido, já que a coordenação da Comissão Política cabe normalmente à lista mais votada para a Mesa Nacional.

O regulamento da Convenção Nacional do BE estipula que a mesa que dirige os trabalhos deve convidar a lista mais votada para a Mesa Nacional a intervir no final dos trabalhos.

Cecília Honório defende coordenação paritária

A deputada Cecília Honório questionou hoje os delegados à IX Convenção se querem abandonar o modelo paritário de coordenação e se preferem um “partidinho com vedetinhas e grupinhos”.

“Como queremos que nos vejam? Na tradição coletiva e plural ou como um partidinho de vedetinhas, de grupinhos, invejas e intrigas? É esta a escolha que hoje fazemos”, disse a deputada, eleita pelo distrito de Faro.

Fazenda diz que liderança será “escolha política” da Mesa Nacional

Luís Fazenda, um dos fundadores do Bloco de Esquerda e apoiante de Pedro Filipe Soares, defendeu que a próxima liderança será “uma escolha política” da Mesa Nacional hoje eleita.

“Neste momento, é prematuro falar acerca do desenlace. No BE, a coordenação não é uma figura estatutária e será uma escolha política da Mesa Nacional“, afirmou Fazenda, em declarações às televisões.

Questionado se o facto de a moção dos atuais coordenadores, Catarina Martins e João Semedo, ter sido a mais votada pode pesar na decisão, Fazenda respondeu: “Há quatro moções que elegeram delegados para a Mesa Nacional, será no debate entre as quatro moções que se fará essa escolha”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.