Convenção democrata arranca com apoio de Sanders e discurso emotivo de Michelle Obama

Peter Foley / EPA

-

O primeiro dia da Convenção Democrata, que deverá eleger Hillary Clinton como candidata oficial às Presidenciais, ficou marcado pela revolta dos apoiantes do ex-rival Bernie Sanders. Felizmente, estava lá Michelle Obama para salvar a noite. 

Bernie Sanders, que recentemente desistiu da corrida pela nomeação, inaugurou esta segunda-feira a Convenção Democrata, que está a decorrer em Filadélfia até quinta-feira.

O senador norte-americano, que oficializou o apoio àquela que era a sua única rival, Hillary Clinton, teve um dos primeiros discursos da noite e garantiu sentir-se “orgulhoso” de estar ao lado da ex-primeira-dama.

“Considerando as suas ideias e liderança”, Clinton é uma opção melhor do que Donald Trump e “tem de ser a próxima Presidente dos Estados Unidos”, afirmou Sanders.

“Estas eleições são sobre que candidato compreende os verdadeiros problemas que o país enfrenta e as reais soluções que propõe”, disse o senador.

“Precisamos de uma liderança que nos una e nos torne mais fortes, não de uma liderança que insulta os latinos, os mexicanos, os muçulmanos, as mulheres, os afro-americanos, os veteranos e os doentes para nos dividir”, continuou.

“Hillary Clinton vai ser uma excelente Presidente e eu estou orgulhoso de estar ao lado dela hoje”, acrescentou.

Enquanto discursava, o senador viu os seus apoiantes, que ainda não aceitam a nomeação da ex-secretária de Estado, a vaiar, gritar e assobiar sempre que este pronunciava o nome de Hillary.

Antes, os líderes do Partido Democrata pediram desculpa ao senador norte-americano pelos e-mails “indesculpáveis” destinados a minar a sua corrida à Casa Branca.

“Queremos apresentar um pedido de desculpas profundo e sincero ao senador Sanders, aos seus apoiantes e a todo o Partido Democrático pelas observações imperdoáveis feitos por email”, disse o Comité Nacional Democrata.

Segundo o comité, aqueles comentários não refletem os valores do partido nem o “firme compromisso com a neutralidade” durante as eleições primárias.

Apesar do clima de contestação e de protestos, que mostra que não é só o partido republicano que está desunido, acabou por ser a ainda primeira-dama a salvar a noite.

Michelle Obama declarou o seu apoio a Clinton com um discurso que emocionou o público, considerando que a ex-secretária de Estado é a única candidata que está qualificada para ser Presidente dos Estados Unidos.

“É a única pessoa que eu acredito estar verdadeiramente qualificada para ser Presidente dos Estados Unidos”, disse Michelle, casada com o atual Presidente, Barack Obama.

“Nestas eleições, eu estou com ela“, vincou a primeira-dama, num discurso que foi muito aplaudido.

“Por causa de Hillary, as minhas filhas e todos os nossos filhos e filhas dão agora por garantido que uma mulher pode ser Presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

Michelle Obama lembrou ainda como as duas filhas eram crianças quando o pai chegou à Casa Branca e que agora são já “jovens mulheres”.

“Dizemos-lhes para ignorarem aqueles que questionam a cidadania ou a fé do pai”, afirmou, numa referência a algumas questões levantadas por Trump sobre o registo de nascimento de Obama.

“Insistimos em que a linguagem de ódio que elas ouvem em figuras públicas na televisão não representa o verdadeiro espírito deste país”, declarou.

“De agora a novembro (…) temos de derramar a última gota da nossa paixão e da nossa força por este país para eleger Hilllary Clinton”, afirmou.

 ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O tudo por tudo por uma candidata aparentemente abaixo das condições exigidas por um país da dimensão dos USA, do lado republicano parece não estarem melhor servidos, será talvez falta de qualidade nos cérebros americanos para que não apareça ninguém mais credível?

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …