Contágios vão aumentar, mas Costa recusa fechar escolas (e nega ultimato à esquerda)

Manuel De Almeida / Lusa

O início do ano lectivo é o “teste mais importante” na luta contra a covid-19, assumiu o primeiro-ministro e líder socialista na conferência nacional do PS, em Coimbra, alertando que “as escolas não podem encerrar”. António Costa também assegurou que não fez “nenhum ultimato” à esquerda.

Depois de ter dito, em entrevista ao Expresso, que se não houver um acordo para a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, haverá uma “crise política”, apelando a um entendimento à esquerda e recusando negociar com a direita, Costa veio refutar a ideia de que tenha lançado “um ultimato” a PCP e Bloco de Esquerda.

Ninguém fez nenhum ultimato. O que foi dito foi óbvio. É aliás o que todos nós partilhamos: o país está a enfrentar uma crise muito profunda do ponto de vista económico e social e, portanto, a última coisa de que precisa é de uma crise política”, frisou o primeiro-ministro em Coimbra, no âmbito da conferência nacional do PS.

O líder do executivo disse que o que é necessário “é que todos se empenhem a trabalhar para que haja um acordo e que esse acordo seja um acordo com o horizonte de uma legislatura”.

Segundo Costa, as primeiras reuniões com os parceiros de esquerda e o PAN, na semana passada, mostraram que há “excelentes condições para que isso aconteça”.

Regresso do ano lectivo vai ser “teste mais importante”

No início do seu discurso na abertura da conferência do PS, em Coimbra, Costa dedicou as suas primeiras palavras ao combate à pandemia de covid-19, abordando aquele que vai ser o “teste mais importante”, isto é, o início do ano lectivo.

“Quando o ano lectivo recomeçar, naturalmente o risco de contágio vai aumentar“, apontou o primeiro-ministro, frisando que “se aumenta o risco tem de aumentar a prevenção”.

Certo é que “as escolas não podem encerrar, nem podemos ter o nível de ensino à distância que tivemos no ano passado”, alertou já Costa, vincando que “a escola pública e o ensino presencial são fundamentais”.

Assim, “é essencial que organizemos em cada agrupamento de escolas e em cada estabelecimento, planos de contingência para responder ao que é preciso: vai sempre haver um aluno ou um professor contaminado, temos de evitar que um aluno infectado não seja sinal de que a escola toda vá fechar”, apontou.

No sentido de reforçar a prevenção, Costa apelou para a importância de usar a aplicação digital “Stay way covid” que foi desenvolvida para rastrear a covid-19, garantindo que vai ser “o primeiro a dar o exemplo”, descarregando-a logo que esteja disponível a partir desta terça-feira.

A crise não vai desaparecer “por milagre”

Na conferência sob o lema “Recuperar Portugal”, o secretário-geral do PS falou também sobre a recuperação económica do país, considerando que a batalha contra a crise é uma maratona e que a resposta transcende o horizonte da actual legislatura.

Apresentando as linhas gerais dos planos de recuperação em preparação pelo Governo, Costa considerou fundamental a existência de “um consenso” político e social porque “o país não tem pela frente uma corrida de cem metros”.

“Muitos acreditaram que a covid-19 desaparecia, se estivéssemos 15 dias em estado de emergência e nos fechássemos em casa, mas já percebemos que não é assim. Esta é uma maratona do ponto de vista sanitário. Mas é também uma maratona dos pontos de vista económico e social“, advertiu o líder dos socialistas.

Neste ponto, António Costa frisou que não se pode dizer simultaneamente que Portugal enfrenta “a maior crise económica de sempre e esperar que essa crise desapareça amanhã por milagre, se a covid-19 desaparecer”.

“Não, a covid-19 vai deixar marcas, porque houve empresas que foram destruídas, há empresas que não vão reabrir e há capital que se perdeu. A recuperação desta crise é um trabalho de fundo e muito exigente”, acentuou o secretário-geral do PS.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Frente a esta calamidade Viral, é necessario manter o essencial activo, para que a nossa Sociedade possa sobreviver. Os pilares fundamentais da Sociedade, tem de continuar a funcionar. Enquanto não existir um tratamento profilático ou terapêutico eficaz, terá que se descartar quaisquer actividade não fundamental e geradora de R.T. É uma medida que muitos consideram “injusta” mas absolutamente necessária para limitar Baixas Humanas. A Saúde e sobrevivência de cada um de nós tem esse preço….infelizmente !

RESPONDER

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …