Consumidores arriscam pagar 167 milhões às empresas de gás natural

-

É um litígio que já tem mais de seis anos e que pode acabar por rebentar no bolso dos consumidores. O diferendo entre as empresas de gás natural EDP, Galp e Tagusgás e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pode vir a custar-lhes entre 136 milhões e 167 milhões de euros.

O Público desta segunda-feira nota que o diferendo entre a Galp, a EDP e a Tagusgás contra as tarifas de gás natural da ERSE arrasta-se há mais de seis anos e que, no âmbito das sete acções que existem, actualmente, em tribunal, os consumidores arriscam vir a pagar entre 136 milhões e 167 milhões de euros (conforme o cenário usado para a inflação), caso a justiça decida a favor das empresas.

Aqueles valores resultam dos prejuízos que as empresas argumentam ter desde Julho de 2010, quando foram introduzidas alterações ao modo de cálculo das tarifas de gás natural.

Galp, EDP e Tagusgás moveram o primeiro processo em tribunal nesse mesmo ano de 2010, alegando que as tarifas da ERSE lhes possibilitam menores receitas do que aquelas a que afirmam ter direito legalmente.

Desde então, têm impugnado todas as decisões tarifárias da ERSE que, por sua vez, tem contestado sempre.

Mas a justiça corre lentamente e em seis anos de processos, as partes só se encontraram três vezes em tribunal, conforme aponta o Público.

No caso de as empresas de gás natural vencerem estes processos em tribunal, o impacto nos preços, abrangendo os 40 anos de concessões, atinge valores da ordem dos 1150 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …