Constitucional assume que nunca cumpriu prazos na fiscalização das contas dos partidos

Tribunal Constitucional defende-se dizendo que os juízes não estão “tecnicamente preparados” para realizar este tipo de tarefas.

Durante 15 anos o Tribunal Constitucional não conseguiu fiscalizar nos prazos previstos o orçamento dos partidos e das campanhas eleitorais revela uma carta da instância enviada ao Parlamento em Novembro de 2016.

Segundo a TSF, o Tribunal Constitucional explica que os juízes “não estão, em geral, tecnicamente preparados” para “as múltiplas tarefas associadas à fiscalização das contas dos partidos e das campanhas”.

Manuel da Costa Andrade, presidente do TC, salienta a “gravidade” de uma siutação que dura há mais de 15 anos.

O documento reafirma que “a não se alterarem as coisas, tal pode redundar numa inevitável paralisia ou, ao menos, num intolerável agravamento dos atrasos já hoje subsistentes”.

Dados os atrasos, as contas anuais relativas ao ano de 2013 ainda não estão fechadas, impossibilitando que se se percebam os gastos durante as autárquicas.

Na mesma carta enviada ao Parlamento, o TC explica ainda que algumas das notificações enviadas demoram anos a chegar aos destinatários. “São reiteradas as frustrações de notificação dos legais representantes dos partidos, enviadas para as sedes, bem como a notificação dos mandatários financeiros”, descreve o documento.

Manuel da Costa Andrade considera que “os prazos previstos na lei são claramente irrealistas”, sendo impossível avaliar as contas anuais em seis meses e o orçamento das campanhas eleitorais em 90 dias.

“Estes prazos nunca foram cumpridos, e a fiscalização das contas é absolutamente irrealizável em tão curto intervalo de tempo. Nem mesmo na vigência do anterior regime jurídico, muito mais simples, se observou tal celeridade”, diz ainda a carta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando ér um cidadão comum nada disto acontece, porquê? Só acontece a algumas “pessoas”, instituições, associações, partidos etc… PORQUÊ a alguns a outros não? Conversa da TRETA…

RESPONDER

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …