Conservadores ingleses lançam ataque pessoal a Guterres

José Cruz/ABr

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O Partido Conservador britânico lançou um ataque pessoal a António Guterres, considerando-o um “burocrata não eleito”, depois de o alto comissário da ONU criticar a lei da imigração do Governo de David Cameron.

“Não aceitamos lições sobre como gerir as nossas fronteiras de um socialista português transformado em burocrata não eleito das Nações Unidas”, disse o vice-presidente dos ‘tories’, Bob Neill, em resposta a declarações do alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Em declarações ao jornal inglês The Guardian, Bob Neil qualificou o aviso de Guterres  de “tolo” e considerou que devia ser “imediatamente arquivado no lixo“.

“Não sei bem de que críticas fala, nem quero comentar nada”, disse António Guterres em declarações ao Expresso, depois de esclarecer que está de férias, em Goa, na Índia.

Segundo a TSF, que contactou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, o gabinete de comunicação do ACNUR sublinha que as críticas feitas pelos conservadores ingleses não podem ser dirigidas a António Guterres, uma vez que o alerta não foi feito pelo alto comissário, mas sim pelo escritório do ACNUR em Londres.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Apelidar os ingleses de “autênticos idiotas e desatentos” insultar a inteligência lusitâna ou a falta dela. Afinal eles foram tão desatentos que tiveram mais visão sobre a questão do “mapa cor de rosa” do que os portugueses com todas as suas rosas em punho cerrado erguido. Restou ao reino das rosas transformar o Ultimatum em Clamor Nacional para defender honra que nem as águas de rosas perfuma impregna. De facto, o Guterres deveria era preocupar-se não com as leis que cada Nação soberana executa e legisla, mas com as leis que ele nunca fez no país da Lusitânia. Eles, ingleses ainda têm a sua rainha, já este país de rosas matou-os e afogou-os com todos os espinhos que tinha e outros tantos mais lá fora buscaram para matar.

  2. Os ingleses são “autênticos” idiotas e desatentos? E no’s portugueses o que somos? Nem classificação possuímos na escala da idiotice ou na desentacao.
    Enfim há comentários por vezes idiotas e desatentos.

  3. Estes comentários são todos muito tristes e revoltam-me. As declarações noticiadas não são dos ‘ingleses’. São de um senhor, vice-presidente dos tories, que não é desatento nem idiota: defende a política conservadora do seu país, atacando de uma forma rasteira quem acha que se lhe opõe, nem lhe interessando apurar qual é a origem do ataque. Ao comentário infeliz do Sr. José Júlio, seguem-se os comentários dos que se revoltam com os ataques injustificados aos ingleses, mas acabam atacando ou os portugueses (!) ou os socialistas portugueses no seu todo. Nenhum defendeu António Guterres que foi injustamente atacado, nenhum disse que não se deve transformar estas querelas ideológicas em querelas entre povos ‘Ingleses” e “Portugueses” ou outros. Haja sensatez, sentido crítico e boa educação!

RESPONDER

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …