Condenado o primeiro pedófilo apanhado em armadilha com menina virtual

bbc

Um australiano tornou-se esta terça-feira o primeiro homem condenado por pedofilia apanhado numa operação que usou uma armadilha virtual, em que um funcionário de uma organização de caridade se fez passar por uma menina de dez anos das Filipinas.

Scott Robert Hansen, o australiano acusado, é um criminoso sexual já registado na polícia. O homem admitiu a culpa por três crimes durante uma audiência no Tribunal Distrital de Brisbane, no leste do país.

Hansen admitiu o envio de fotos obscenas dele para a menina virtual, de nome Sweetie, e posse de imagens de abuso sexual infantil no seu computador. No fim, Hansen reconheceu ter desobedecido às ordens estabelecidas pelas autoridades para criminosos sexuais como ele.BBC

O australiano foi condenado a dois anos de prisão com suspensão dos efeitos da sentença – ou seja, só deverá ser preso se cometer algum crime no período da condenação.

Além de Hansen, também foram divulgados dados de mil homens que entraram em contato com a criança falsa. Os detalhes destas pessoas foram enviados para a polícia de 71 países.

Estes homens tinham ofereceram a Sweetie dinheiro para que ela realizasse atos sexuais em frente à webcam.

Dialógos

Nos registos das conversas entre Hansen e Sweetie a que a BBC teve acesso, Hansen pergunta se Sweetie era realmente uma criança e se já tinha visto um homem nu.

As respostas eram dadas por uma pessoa que se fazia passar pela menina.

O australiano chegou a realizar um ato sexual à frente da webcam a acreditar que estava a ser visto por uma menina de nove anos.

A Justiça australiana afirmou que o fato de Sweetie não ser real é irrelevante para a condenação de Hansen, uma vez que “se acredita que era uma menina de nove anos, então a lei” precisa ser cumprida.

O chefe da operação – realizada pela ONG holandesa Terre des Hommes -, Hans Guyt, afirmou que ele e os colegas sempre esperaram que a informação que eles obtiveram pudesse ser usada por polícias do mundo para capturar criminosos.

E acrescentou que a polícia precisa de ser mais proativa, pois a única forma “de encontrar estas pessoas é patrulhar a internet”.

Uma equipa de quatro investigadores da ONG trabalhou no projeto durante dez semanas em 2013, fazendo-se passar por meninas filipinas em salas de chat na web.

Em algumas ocasiões eles até usavam um avatar computadorizado, que mostraram aos homens pela webcam.

Pesadelos

A BBC conversou com um dos operadores do programa que tiveram contato direto com os pedófilos. Ele pediu que seu nome não fosse divulgado.

Terre des Hommes

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

“Alguns dos homens com quem interagimos deram-me pesadelos, literalmente”, disse.

O operador ouvido pela BBC conversou com Scott Hansen.

“Ele era muito direto, a certa altura chegou a pedir para envolver a irmã de oito anos fictícia. Foi muito difícil dormir à noite depois de falar com alguém como Hansen”, afirmou.

O operador está orgulhoso de ter participado de alguma forma na condenação de Hansen, mas gostaria que mais pedófilos fossem condenados.

Durante o período em que o projeto funcionou, dezenas de milhares de homens entraram em contato com a equipa da Terre des Hommes.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …