Condenado o primeiro pedófilo apanhado em armadilha com menina virtual

bbc

Um australiano tornou-se esta terça-feira o primeiro homem condenado por pedofilia apanhado numa operação que usou uma armadilha virtual, em que um funcionário de uma organização de caridade se fez passar por uma menina de dez anos das Filipinas.

Scott Robert Hansen, o australiano acusado, é um criminoso sexual já registado na polícia. O homem admitiu a culpa por três crimes durante uma audiência no Tribunal Distrital de Brisbane, no leste do país.

Hansen admitiu o envio de fotos obscenas dele para a menina virtual, de nome Sweetie, e posse de imagens de abuso sexual infantil no seu computador. No fim, Hansen reconheceu ter desobedecido às ordens estabelecidas pelas autoridades para criminosos sexuais como ele.BBC

O australiano foi condenado a dois anos de prisão com suspensão dos efeitos da sentença – ou seja, só deverá ser preso se cometer algum crime no período da condenação.

Além de Hansen, também foram divulgados dados de mil homens que entraram em contato com a criança falsa. Os detalhes destas pessoas foram enviados para a polícia de 71 países.

Estes homens tinham ofereceram a Sweetie dinheiro para que ela realizasse atos sexuais em frente à webcam.

Dialógos

Nos registos das conversas entre Hansen e Sweetie a que a BBC teve acesso, Hansen pergunta se Sweetie era realmente uma criança e se já tinha visto um homem nu.

As respostas eram dadas por uma pessoa que se fazia passar pela menina.

O australiano chegou a realizar um ato sexual à frente da webcam a acreditar que estava a ser visto por uma menina de nove anos.

A Justiça australiana afirmou que o fato de Sweetie não ser real é irrelevante para a condenação de Hansen, uma vez que “se acredita que era uma menina de nove anos, então a lei” precisa ser cumprida.

O chefe da operação – realizada pela ONG holandesa Terre des Hommes -, Hans Guyt, afirmou que ele e os colegas sempre esperaram que a informação que eles obtiveram pudesse ser usada por polícias do mundo para capturar criminosos.

E acrescentou que a polícia precisa de ser mais proativa, pois a única forma “de encontrar estas pessoas é patrulhar a internet”.

Uma equipa de quatro investigadores da ONG trabalhou no projeto durante dez semanas em 2013, fazendo-se passar por meninas filipinas em salas de chat na web.

Em algumas ocasiões eles até usavam um avatar computadorizado, que mostraram aos homens pela webcam.

Pesadelos

A BBC conversou com um dos operadores do programa que tiveram contato direto com os pedófilos. Ele pediu que seu nome não fosse divulgado.

Terre des Hommes

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

Sweetie, a menina virtual criada pela Terre des Hommes para apanhar pedófilos (foto: divulgação / Terre des Hommes)

“Alguns dos homens com quem interagimos deram-me pesadelos, literalmente”, disse.

O operador ouvido pela BBC conversou com Scott Hansen.

“Ele era muito direto, a certa altura chegou a pedir para envolver a irmã de oito anos fictícia. Foi muito difícil dormir à noite depois de falar com alguém como Hansen”, afirmou.

O operador está orgulhoso de ter participado de alguma forma na condenação de Hansen, mas gostaria que mais pedófilos fossem condenados.

Durante o período em que o projeto funcionou, dezenas de milhares de homens entraram em contato com a equipa da Terre des Hommes.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …