A ONG holandesa Terre des Hommes conseguiu identificar mais de mil alegados pedófilos dispostos a pagar para verem uma menina de 10 anos a realizar atos sexuais. Como? Criando a Sweetie, uma criança virtual “plantada” em fóruns online. Entre os casos podem estar três portugueses.
A exploração sexual de crianças por webcam é um negócio negro que está a tornar-se “epidémico“. É assim que o caracteriza a organização não-governamental Terre des Hommes, que decidiu tomar uma ação drástica para encontrar os “turistas” sexuais virtuais que procuram crianças de países mais pobres para aceder a sexo através da Internet.
O modelo animado da Sweetie, aparentemente uma menina de 10 anos de nacionalidade filipina, foi programado pela equipa da ONG em Amsterdão. Ao longo de dez semanas, mais de 20 mil pessoas, provenientes de 71 países, entraram em contacto com a menina à procura de sexo online. E estavam dispostos a pagar para vê-la pela webcam.
A equipa responsável pelo desenvolvimento da Sweetie afirma ter gravado as conversas com os potenciais predadores sexuais infantis e tentado reunir informações sobre os mesmos nas redes sociais. A Terre des Hommes diz já ter entregue os contactos dos suspeitos à Interpol.
De acordo com os dados da ONG, a maioria dos homens era de nacionalidade norte-americana, mas também foram encontrados pedófilos de países como o Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, Itália, Turquia e Holanda. Em Portugal terão sido identificados três casos.
ZAP