Condenada ativista que insultou Passos Coelho no Parlamento

Manuel de Almeida / Lusa

A ativista Ana Nicolau, condenada por insultar Passos Coelho no Parlamento

A ativista, que tinha sido inicialmente condenada a seis meses de prisão, vai pagar uma multa de 1.440 euros. Ana Nicolau interrompeu o ex-primeiro-ministro numa intervenção na Assembleia da República em março de 2015.

O tribunal condenou esta quinta-feira a ativista Ana Nicolau a seis meses de prisão que será substituída por uma multa de 1.440 euros.

A mulher, dos Precários Inflexíveis, foi julgada, no Campus de Justiça, em Lisboa, pelo crime de perturbação de funcionamento de órgão constitucional.

Os factos de que é acusada remontam a 11 de março de 2015 quando, no plenário da Assembleia da República, a arguida interrompeu a intervenção do então primeiro-ministro Passos Coelho, pedindo que se demitisse devido às dívidas que este tinha acumulado à Segurança Social entre 1999 e 2004.

Na altura, o líder do PSD respondia a questões colocadas pelo então deputado socialista Ferro Rodrigues, enquanto nas galerias um grupo de ativistas de punho erguido gritou “demissão”, obrigando as autoridades policiais a evacuarem as galerias. A ativista também chegou a proferir as palavras: “Metes nojo ao povo”.

Na leitura da sentença, o juiz do Tribunal de Instância Central destacou que Ana Nicolau é uma cidadã empenhada e que devia ser elogiada por isso, já que “há falta dessas pessoas”.

“Agora o que a sociedade não pode permitir é que essa atuação se faça dentro da Assembleia da República”, acrescentou.

A 15 de fevereiro de 2013, já os Precários Inflexíveis tinham interrompido Passos Coelho ao som de “Grândola, Vila Morena”, não tendo os autores dessa interrupção sido processados.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como é que se condena alguém por ter insultado ninguém que insultou tanta gente durante muitos anos. Eram casos destes que Eu gostava de ver discutidos no desprograma da fatinha.

  2. Esta senhora tem mais espinha dorsal do que muitos homens portugueses e especial mente mais do que os ex-ministros de direita que se vergam constantemente às vontades da europa e dos grandes empresários, muitas vezes motivados pelo tacho ao final do mandato.

  3. Acho que foi bem feito para ela. Eu não gosto destes ministros mas também não vou insultá-los em público. É uma desenvergonhada que teve o que mereceu.

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …