Condenada ativista que insultou Passos Coelho no Parlamento

Manuel de Almeida / Lusa

A ativista Ana Nicolau, condenada por insultar Passos Coelho no Parlamento

A ativista, que tinha sido inicialmente condenada a seis meses de prisão, vai pagar uma multa de 1.440 euros. Ana Nicolau interrompeu o ex-primeiro-ministro numa intervenção na Assembleia da República em março de 2015.

O tribunal condenou esta quinta-feira a ativista Ana Nicolau a seis meses de prisão que será substituída por uma multa de 1.440 euros.

A mulher, dos Precários Inflexíveis, foi julgada, no Campus de Justiça, em Lisboa, pelo crime de perturbação de funcionamento de órgão constitucional.

Os factos de que é acusada remontam a 11 de março de 2015 quando, no plenário da Assembleia da República, a arguida interrompeu a intervenção do então primeiro-ministro Passos Coelho, pedindo que se demitisse devido às dívidas que este tinha acumulado à Segurança Social entre 1999 e 2004.

Na altura, o líder do PSD respondia a questões colocadas pelo então deputado socialista Ferro Rodrigues, enquanto nas galerias um grupo de ativistas de punho erguido gritou “demissão”, obrigando as autoridades policiais a evacuarem as galerias. A ativista também chegou a proferir as palavras: “Metes nojo ao povo”.

Na leitura da sentença, o juiz do Tribunal de Instância Central destacou que Ana Nicolau é uma cidadã empenhada e que devia ser elogiada por isso, já que “há falta dessas pessoas”.

“Agora o que a sociedade não pode permitir é que essa atuação se faça dentro da Assembleia da República”, acrescentou.

A 15 de fevereiro de 2013, já os Precários Inflexíveis tinham interrompido Passos Coelho ao som de “Grândola, Vila Morena”, não tendo os autores dessa interrupção sido processados.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como é que se condena alguém por ter insultado ninguém que insultou tanta gente durante muitos anos. Eram casos destes que Eu gostava de ver discutidos no desprograma da fatinha.

  2. Esta senhora tem mais espinha dorsal do que muitos homens portugueses e especial mente mais do que os ex-ministros de direita que se vergam constantemente às vontades da europa e dos grandes empresários, muitas vezes motivados pelo tacho ao final do mandato.

  3. Acho que foi bem feito para ela. Eu não gosto destes ministros mas também não vou insultá-los em público. É uma desenvergonhada que teve o que mereceu.

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …