Companhias aéreas recebem 200 multas por falta de testes à covid-19

A Autoridade de Aviação Civil (ANAC) instaurou 200 multas a companhias aéreas por permitirem a embarcação de passageiros sem testes à covid-19, com algumas dessas coimas respeitantes a voos vindos do Reino Unido.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Jornal de Notícias, até ao dia 25 de dezembro, e desde que foi instaurada a obrigatoriedade para os passageiros oriundos de países fora da União Europeia (UE) de embarcar com teste negativo à covid-19, foram realizados 9.628 destes no Aeroporto de Lisboa.

Na totalidade, a ANAC instaurou 200 processos de contraordenação a companhias aéreas que embarcaram passageiros sem o teste. Alguns desses referem-se a voos recentes provenientes do Reino Unido – a necessidade de teste para viajar para Portugal foi anunciada a quatro dias antes do Natal.

De acordo com o jornal diário, apenas estão autorizadas viagens essenciais de nacionais ou de pessoas com autorização de residência na UE, enquanto é possível para quem vem de países africanos de língua oficial portuguesa embarcar sem testes sem prejuízo de multas para as companhias aéreas.

A maioria dos voos que receberam multas provinha de países como o Brasil, os Estados Unidos, o Canadá, os Emirados Árabes Unidos, de Marrocos ou da Venezuela.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Leão diz que despesa de 1,8 mil milhões com CP não tem de ser negociada com Bruxelas

O ministro das Finanças considerou hoje que não será necessário negociar com Bruxelas a despesa excecional de 1.815 milhões de euros com a CP pois o objetivo é enquadrar a medida dentro das regras de …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …

Seis prioridades para o Newcastle, se quiser ser o novo Manchester City

Lista elaborada por quem tratou da "revolução" em Manchester, a partir de 2008. O Newcastle United tem dinheiro mas (ainda) não tem uma grande equipa, nem é visto como um grande clube europeu. Os milhões de libras …

Temido diz que "por detrás de cada euro" investido no SNS estão mais cuidados de saúde

A ministra da Saúde afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá "promover a recuperação" do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde (SNS) …

Há alunos ainda sem manuais devido a atrasos na impressão e distribuição

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros justifica os atrasos com o fim mais tardio do ano lectivo anterior, o que levou a que todo o processo ficasse atrasado. Segundo avança o Público, cerca de um …

O Twitter foi palco de troca de acusações entre os primeiros-ministros da Eslovénia e dos Países Baixos

Troca de palavras decorreu na rede social com acusações pouco habituais entre chefes de Governo e principais figuras das instituições europeias. Foi num tom pouco habitual e num cenário igualmente pouco expectável — pelo seu nível …