/

Comissão política do PSD vai analisar resultados eleitorais na próxima semana

Miguel A. Lopes / Lusa

A Comissão Política do PSD vai reunir-se na próxima na quarta-feira, dez dias depois das eleições legislativas em que o partido obteve 27,9% dos votos.

A informação foi avançada pelo Expresso online e confirmada por fonte oficial do PSD à Lusa. Primeiro, reunirá a Comissão Permanente, núcleo duro da direção, e em seguida, a Comissão Política alargada, encontros em que serão analisados os resultados eleitorais.

O presidente do PSD, Rui Rio, ainda não esclareceu se irá continuar e recandidatar-se à liderança do partido – pelos estatutos do partido, deverão realizar-se eleições internas em janeiro –, tendo dito na noite eleitoral deste domingo que será uma decisão tomada “com serenidade e ponderação”.

Na quarta-feira, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro já anunciou que será candidato às próximas diretas, sustentando que o partido precisa de “coesão, união”, que permita agregação “em torno de um líder”, bem como “definição estratégica e ideologia”. “É preciso pelo menos que não tenhamos complexos ideológicos e que não tenhamos nenhuma crise existencial a respeito disso”, reforçou.

O PSD de Rui Rio obteve no domingo o pior resultado do partido em legislativas dos últimos vinte anos, mas apenas em percentagem, já que conseguiu eleger mais deputados do que Pedro Santana Lopes em 2005.

Apuradas todas as freguesias do território nacional, os sociais-democratas obtiveram 27,9% dos votos, elegendo 77 deputados e ficando a nove pontos percentuais do PS.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.