André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

José Sena Goulão / Lusa

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana.

O corpo de intervenção da Polícia de Segurança Pública esteve no local e forçou os manifestantes a dispersarem, em ambiente de grande tensão, exibindo os bastões.

Fonte da PSP no local disse à Lusa que foi detido um dos manifestantes.

Logo após o arremesso de pelo menos uma pedra e outros objetos, os seguranças privados de André Ventura protegeram o candidato até ao interior de uma viatura, que arrancou do local. O jornal Observador precisa que, para além de pedras, foram arremessados isqueiros, ovos e garrafas de água cheias.

Fonte da campanha de André Ventura adiantou ao mesmo jornal que tanto o candidato a Belém como vários elementos da comitiva foram atingidos por vários objetos.

De acordo com a SIC Notícias, pelo menos um repórter de imagem que se encontrava no local foi atingido no joelho por um dos objetos lançados, ficando com ferimentos ligeiros.

Tentámos até ao fim não exercer a força (…) Na saída para além dos ovos, houve pedras e objetos metálicos, qualquer um deles podia ferir alguém”, disse o comandante distrital da PSP de Setúbal, Viola Silva, em declarações ao canal televisivo, confirmando depois o ferimento ligeiro de um repórter no local.

O Observador conta ainda que, ainda antes de Ventura chegar ao local, já havia manifestantes reunidos juntos do Cinema Charlot em Setúbal. “André Ventura, já foste de trivela” e “Setúbal é terra antifascista” foram algumas das frases proferidas.

Alguns dos manifestantes levantavam cartazes de apoio a Ana Gomes, a antiga eurodeputada que está também na corrida a Belém. A socialista já recorreu à sua conta pessoal no Twitter para se demarcar da situação.

Candidatos reagem às agressões

Também candidato apoiado pela Iniciativa Liberal recorreu ao Twitter para reagir ao protesto que se verificou contra o candidato presidencial do Chega. “Condeno totalmente qualquer forma de violência, ameaça ou coação, venham de onde vierem, dirijam-se a candidatos, jornalistas ou quaisquer outros cidadãos”, escreveu Tiago Mayan Gonçalves.

Na mesma rede social,a candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, considerou hoje que “não se derrota o ódio com violência”, defendendo antesque este deve ser derrotado apenas “na luta democrática”.

“Não se derrota o ódio com violência. Somos um país melhor do que o candidato da extrema-direita e seremos capazes de o vencer na luta democrática”, pode ler-se numa mensagem publicada no Twitter por Marisa Matias.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Ventura pode ser um paspalho, mas não merecia que alguém lhe fizesse isto. Força, Ventura, derruba os teus inimigos e luta pela justiça!

  2. Qualquer ataque a integridade física, neste caso de um Candidato (que estou longe de admirar ou apoiar) é altamente condenável e devem ser identificados(as) os autores.

    • O caso do SEF não deixa duvidas sobre determinada Raça que anda entre n´so. Os Punhos Fechados, as Foices e Martelo e as Bandeiras cheias de Sangue.
      Ui, terrorismo. A canalhada do PREC não desa+pareceu no 25 de Novembro, anda por aí escondidas atras do “Capim”.

  3. Apedrejado? Na “Visão” fala-se em atingido por uma caixa de pastilhas! Seja como for este senhor está a colher o que semeou. Claro que toda a violência é de censurar sobretudo porque é antidemocrática, como parece ser o caso deste “senhor de bem”.

  4. Ventura tem muitos defeitos e discurso agressivo, muitas vezes intolerante e nada apaziguador, mas nenhum candidato deve ser apedrejado, a violência não se justifica.

  5. Isto só prova que devemos ter muito medo da extrema direita, mas muito medo também da extrema esquerda. Qualquer destes lados enche a boca com a palavra “democracia” mas no fim leva-nos para a ditadura.

    • Os candidatos de esquerda não são atacados com violência, porque aqueles que eles odeiam (direita) , vontade não lhes falta, mas não descem tão baixo.

RESPONDER

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …