André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

José Sena Goulão / Lusa

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana.

O corpo de intervenção da Polícia de Segurança Pública esteve no local e forçou os manifestantes a dispersarem, em ambiente de grande tensão, exibindo os bastões.

Fonte da PSP no local disse à Lusa que foi detido um dos manifestantes.

Logo após o arremesso de pelo menos uma pedra e outros objetos, os seguranças privados de André Ventura protegeram o candidato até ao interior de uma viatura, que arrancou do local. O jornal Observador precisa que, para além de pedras, foram arremessados isqueiros, ovos e garrafas de água cheias.

Fonte da campanha de André Ventura adiantou ao mesmo jornal que tanto o candidato a Belém como vários elementos da comitiva foram atingidos por vários objetos.

De acordo com a SIC Notícias, pelo menos um repórter de imagem que se encontrava no local foi atingido no joelho por um dos objetos lançados, ficando com ferimentos ligeiros.

Tentámos até ao fim não exercer a força (…) Na saída para além dos ovos, houve pedras e objetos metálicos, qualquer um deles podia ferir alguém”, disse o comandante distrital da PSP de Setúbal, Viola Silva, em declarações ao canal televisivo, confirmando depois o ferimento ligeiro de um repórter no local.

O Observador conta ainda que, ainda antes de Ventura chegar ao local, já havia manifestantes reunidos juntos do Cinema Charlot em Setúbal. “André Ventura, já foste de trivela” e “Setúbal é terra antifascista” foram algumas das frases proferidas.

Alguns dos manifestantes levantavam cartazes de apoio a Ana Gomes, a antiga eurodeputada que está também na corrida a Belém. A socialista já recorreu à sua conta pessoal no Twitter para se demarcar da situação.

Candidatos reagem às agressões

Também candidato apoiado pela Iniciativa Liberal recorreu ao Twitter para reagir ao protesto que se verificou contra o candidato presidencial do Chega. “Condeno totalmente qualquer forma de violência, ameaça ou coação, venham de onde vierem, dirijam-se a candidatos, jornalistas ou quaisquer outros cidadãos”, escreveu Tiago Mayan Gonçalves.

Na mesma rede social,a candidata presidencial apoiada pelo BE, Marisa Matias, considerou hoje que “não se derrota o ódio com violência”, defendendo antesque este deve ser derrotado apenas “na luta democrática”.

“Não se derrota o ódio com violência. Somos um país melhor do que o candidato da extrema-direita e seremos capazes de o vencer na luta democrática”, pode ler-se numa mensagem publicada no Twitter por Marisa Matias.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Ventura pode ser um paspalho, mas não merecia que alguém lhe fizesse isto. Força, Ventura, derruba os teus inimigos e luta pela justiça!

  2. Qualquer ataque a integridade física, neste caso de um Candidato (que estou longe de admirar ou apoiar) é altamente condenável e devem ser identificados(as) os autores.

    • O caso do SEF não deixa duvidas sobre determinada Raça que anda entre n´so. Os Punhos Fechados, as Foices e Martelo e as Bandeiras cheias de Sangue.
      Ui, terrorismo. A canalhada do PREC não desa+pareceu no 25 de Novembro, anda por aí escondidas atras do “Capim”.

  3. Apedrejado? Na “Visão” fala-se em atingido por uma caixa de pastilhas! Seja como for este senhor está a colher o que semeou. Claro que toda a violência é de censurar sobretudo porque é antidemocrática, como parece ser o caso deste “senhor de bem”.

  4. Ventura tem muitos defeitos e discurso agressivo, muitas vezes intolerante e nada apaziguador, mas nenhum candidato deve ser apedrejado, a violência não se justifica.

  5. Isto só prova que devemos ter muito medo da extrema direita, mas muito medo também da extrema esquerda. Qualquer destes lados enche a boca com a palavra “democracia” mas no fim leva-nos para a ditadura.

    • Os candidatos de esquerda não são atacados com violência, porque aqueles que eles odeiam (direita) , vontade não lhes falta, mas não descem tão baixo.

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …