/

Na Colômbia, há um “arco-íris líquido” que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais diversos do planeta.

No entanto, em junho, o Caño Cristales passa por uma transformação, ganhando cores vibrantes, como vermelho, verde, azul, amarelo e preto. Essa metaformose, que dura até novembro, deve-se à combinação de algas, depósitos minerais e da presença endémica da planta aquática Macarenia clavigera.

Essa planta aquática é incrivelmente rara e cresce apenas em poucos climas tropicais do mundo. Coincidentemente, o rio Caño Cristales é o único lugar onde ela floresce de forma tão prolífica e espetacularmente.

Por causa da variedade de cores, o rio é conhecido como “rio arco-íris”, “rio de cinco cores” e uma das maravilhas naturais do mundo. Mas durante muito tempo, o Caño Cristales permaneceu desconhecido do grande público.

O rio só foi descoberto pelo homem branco em 1969, quando um grupo de agricultores colombianos viu pela primeira vez a profusão de cores que agora encanta os visitantes. Em 1980, devido a conflitos armados entre o governo e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o acesso de visitantes ao local foi proibido por razões de segurança.

A guerrilha controlava a pequena cidade de Macarena, transformando-a numa de suas bases e local de produção de cocaína. O veto ao turismo durou até 2002, quando o governo retomou o controlo da área. Além disso, não houve transporte aéreo ao local até 2009.

Hoje, o turismo está mais presente, mas ainda assim são necessários quatro a cinco dias para chegar lá. O Caño Cristales está situado na Serra da Macarena, que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo.

São jaguares, pumas, oito diferentes espécies de macacos, 550 espécies de aves, 1,2 mil espécies de insetos, 100 espécies de répteis, 50 espécies diferentes de orquídeas, além de uma vasta gama de plantas.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.