Brunei não recua. Apedrejamento até à morte, amputação e chicotadas estão em vigor

Stringer / EPA

O novo Código Penal de Brunei que prevê a pena de morte por apedrejamento para homossexuais e muçulmanos condenados por adultério, sodomia e violação, bom como amputação de membros por roubo, entrou esta quarta-feira em vigor. 

A informação é avançada pela Europa Press, que revela novas molduras penais contempladas nas alterações à lei feitas por este país do sudeste asiático.

O atual texto legislativo contempla ainda chicotadas para mulheres que abortam e criminaliza aqueles que insultam ou difamam Maomé, bem como as pessoas que expõem crianças muçulmanas a práticas e/ou crenças de uma religião diferente do Islão.

“A sharia, além de criminalizar e dissuadir atos que vão contra os ensinamentos do Islão, procura educar, respeitar e proteger os direitos legítimos de todas as pessoas, sociedades e nacionalidades de toda a fé e raça”, disse o sultão e primeiro-ministro do Brunei, Hassanl Bolkiah, defendendo a reforma na legislação.

Parte das medidas tinham sido já reveladas na semana passada, levando o alto comissariado da ONU para o Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a apelar ao país para que suspendesse as novas alterações previstas para o Código Penal.

Para Bachelet, a sua entrada em vigor seria “um grande revés para a proteção dos direitos humanos do povo do [Estado de] Brunei Darussalam”. O responsável da ONU relembrou que o Direito Humanitário impõe restrições apertadas ao uso da pena de morte, que existia no país, sendo abolida na prática. A último execução neste país data de 1957.

Por tudo isto, o comissário da ONU pediu ao país para manter a sua “moratória de facto” no que diz respeito à pena de morte, antes de reiterar “qualquer legislação religiosa deve evitar a violação dos direitos humanos, incluindo aqueles que pertencem à região dominante, bem como as minorias e os não-crentes”, apelou.

Bachelet defendeu ainda que as novas cláusulas do Código Penal revisto podem encorajar a violência e a discriminação contra a mulher, segundo a orientação sexual e contra as minorias do país.

Por sua vez, o vice-diretor para a Ásia da Human Rights Watch (HRW), Phil Robertson, descreveu a reforma de Bolkiah, como uma “barbaridade” e uma “agressão à dignidade humana”, insistindo que o país “impõe punições arcaicas” para alguns atos que nem deviam ser considerados crime.

O ator americano George Clooney e o cantor britânico Elton John manifestaram-se desde logo contra o novo Código Penal do Brunei, apelando ao boicote dos hotéis de luxo que o monarca, considerado um dos homens mais ricos do mundo, detém pelo mundo.

Apesar dos vários pedidos que foram chegando de vários quadrantes de todo o mundo, o Brunei não recuou e, por isso, desde esta quarta-feira, é já possível punir casos de adultério com apedrejamento até à morte ou amputar um membro em caso de roubo – mesmo que em causa esteja um ato cometido por uma criança.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez, a religião como opio do povo!
    Há religiões com ideais bastante tacanhos mas o islão bate tudo e todos!

  2. Como dizia a minha avó “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe.” Lembram-se da invenção da guilhotina na revolução francesa? O seu inventor provou do seu próprio remédio. Um dia sobrará para o sultão. Estas pessoas esquecem-se disso mesmo, que são apenas pessoas.

  3. A culpa não é do Sultão nem do Brunei, a culpa é do ocidente que tolera todas as nojeiras! O mundo precisa de equilíbrio, quando uma parte exagera para um lado, outra parte exagera para outro!
    Que tal o ocidente dar o exemplo e passar a combater os comportamentos obscenos e imorais?

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …