George Clooney e Elton John apelam a boicote aos hotéis de luxo de Brunei em defesa dos direitos dos homossexuais

Michael Vlasaty / Flickr

O ator americano George Clooney e o cantor britânico Elton John estão unidos numa nova causa: travar as leis homofóbicas que o pequeno e rico sultanato do sudeste asiático quer aprovar na próxima semana.

O Governo do Brunei, chefiado pelo sultão e primeiro-ministro Muda Hassanal Bolkiah desde 1968, pretende punir com a pena de morte por apedrejamento ou por chicotadas quem praticar sexo homossexual ou adultério.

Em reação, Clooney apelou ao boicote aos hotéis de luxo que o monarca, classificado como um dos homens mais ricos do mundo, detém pelo mundo. Fê-lo numa coluna publicada no website Deadline Hollywood.

“O próximo dia 3 de abril terá o seu lugar na história. Neste dia, a nação do Brunei vai começar a apedrejar e chicotear até à morte qualquer cidadão que seja gay”, escreveu o ator, criticando o que descreve como “retrocesso para o autoritarismo”.

Conhecido pelo seu ativismo, o ator sublinhou: “Cada vez que nos hospedamos, reunimos ou jantamos num destes hotéis, estamos a colocar dinheiro diretamente no bolso de homens que escolhem apedrejar ou chicotear os seus próprios cidadãos até à morte por serem homossexuais ou por serem acusados de adultério. Será que vamos pagar pelas violações dos direitos humanos”?

Juntando-se a Clooney, o cantor britânico de 72 anos, felicitou-o no Twitter por “tomar uma posição contra a discriminação gay levada a cabo no Brunei, um local onde os gays são brutalizados”, e apelou igualmente ao boicote dos hotéis do sultão. Entre estes listou nove, incluindo o London’s Dorchester, o Hotel Bel-Air e o Beverly Hills Hotel em Los Angeles.

A Amnistia Internacional também já criticou a lei anunciada pelo Brunei. Desde 2014 que o pequeno e rico sultanato proíbe a homossexualidade e outras figuras públicas já tinham antes apelado ao boicote aos seus investimentos, entre elas, o bilionário Richard Branson e a apresentadora de televisão Ellen DeGeneres.

A ONU classificou esta segunda-feira como cruel e desumana a nova legislação que instaura a pena de morte para a homossexualidade ou adultério no Brunei. “Apelo ao governo para que não deixe entrar em vigor o novo código penal draconiano que, se for aplicado, representará um sério recuo da proteção dos direitos humanos”, apelou a Alta Comissária dos Direitos Humanos, Michele Bachelet, em comunicado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …