George Clooney e Elton John apelam a boicote aos hotéis de luxo de Brunei em defesa dos direitos dos homossexuais

Michael Vlasaty / Flickr

O ator americano George Clooney e o cantor britânico Elton John estão unidos numa nova causa: travar as leis homofóbicas que o pequeno e rico sultanato do sudeste asiático quer aprovar na próxima semana.

O Governo do Brunei, chefiado pelo sultão e primeiro-ministro Muda Hassanal Bolkiah desde 1968, pretende punir com a pena de morte por apedrejamento ou por chicotadas quem praticar sexo homossexual ou adultério.

Em reação, Clooney apelou ao boicote aos hotéis de luxo que o monarca, classificado como um dos homens mais ricos do mundo, detém pelo mundo. Fê-lo numa coluna publicada no website Deadline Hollywood.

“O próximo dia 3 de abril terá o seu lugar na história. Neste dia, a nação do Brunei vai começar a apedrejar e chicotear até à morte qualquer cidadão que seja gay”, escreveu o ator, criticando o que descreve como “retrocesso para o autoritarismo”.

Conhecido pelo seu ativismo, o ator sublinhou: “Cada vez que nos hospedamos, reunimos ou jantamos num destes hotéis, estamos a colocar dinheiro diretamente no bolso de homens que escolhem apedrejar ou chicotear os seus próprios cidadãos até à morte por serem homossexuais ou por serem acusados de adultério. Será que vamos pagar pelas violações dos direitos humanos”?

Juntando-se a Clooney, o cantor britânico de 72 anos, felicitou-o no Twitter por “tomar uma posição contra a discriminação gay levada a cabo no Brunei, um local onde os gays são brutalizados”, e apelou igualmente ao boicote dos hotéis do sultão. Entre estes listou nove, incluindo o London’s Dorchester, o Hotel Bel-Air e o Beverly Hills Hotel em Los Angeles.

A Amnistia Internacional também já criticou a lei anunciada pelo Brunei. Desde 2014 que o pequeno e rico sultanato proíbe a homossexualidade e outras figuras públicas já tinham antes apelado ao boicote aos seus investimentos, entre elas, o bilionário Richard Branson e a apresentadora de televisão Ellen DeGeneres.

A ONU classificou esta segunda-feira como cruel e desumana a nova legislação que instaura a pena de morte para a homossexualidade ou adultério no Brunei. “Apelo ao governo para que não deixe entrar em vigor o novo código penal draconiano que, se for aplicado, representará um sério recuo da proteção dos direitos humanos”, apelou a Alta Comissária dos Direitos Humanos, Michele Bachelet, em comunicado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …